Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Podem frequentar o ciclo de estudo os titulares de: a) Grau de mestre ou equivalente legal; b) Grau de licenciado, que detenham um currículo escolar ou científico especialmente relevante e reconhecido; c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido e validado pelo Conselho Científico para a realização; d) Os alunos inscritos em outros graus conexos do 2º ciclo, como optativa, desde que haja vaga.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se, com esta UC, a partir de uma perspetiva científica e académica: - Adquirir os conhecimentos téorico-avançados e de capacidade de compreensão sistémica e de diálogo ciêntifico aceites na área de AP e PP; - Analisar as questões e temas que se colocam à AP , numa perspetiva de desenvolvimento e contributo para o conhecimento ciêntifico; - Compreender a influência das teorias clássicas do Estado na configuração das democracias, sociedades, instituições e sistemas políticos europeus; - Analisar e discutir as teorias e modelos de AP e PP com base nos seus impactos organizacionais estruturais. - Discutir e explorar as dimensões da gestão na AP, através da análise de modelos comparativos de AP, identificando tendências globais de reforma e modernização administrativa; - Aplicar teorias e modelos na prática da APePP, preparando os alunos para formular respostas a desafios e inovações exigidas em cada contexto público, por referência às necessidades da sociedade.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC, os estudantes terão adquirido conhecimento teórico avançado para: - Compreender as Teorias Clássicas de Estado, incluindo as suas origens e influências na formação de sociedades e sistemas políticos na Europa, através de leituras críticas e debates. - Analisar a evolução da Democracia e suas implicações nas instituições políticas, usando estudos de caso e debates. - Explorar Teorias e Modelos de AP e PP, com aulas expositivas, leituras críticas e estudos de caso. - Explorar modelos de Administração Pública em perspetiva comparada com casos práticos e apresentações. - Aplicar teorias e modelos na prática de gestão da AP e PP, desenvolvendo habilidades para analisar processos de reforma, modernização e decisão administrativa. - Discutir questões e temas atuais de Administração Pública e PP, em aulas e seminários.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Estado, Sociedade e Sistemas Políticos -Teorias Clássicas de Estado, Sociedades e Sistemas Políticos Europeus -Democracia, Instituições Políticas e Tipos de Sociedade -Desempenho dos Sistemas Políticos -Seminário: O Papel do Estado, Sistemas Políticos e Instituições no Desenvolvimento das Democracias 2. Modelos e Teorias de Estado, AP e PP -Teorias e Modelos de Estado, AP e PP : Evolução e Perspectivas Futuras -Seminário: Análise Crítica aos Modelos e Teorias 3. Reforma e Modernização Administrativa -AP Comparada e Instituições Supranacionais -Seminário de Tendências Relativas à Reforma e Modernização Administrativa 4. Tendências Estruturantes da Sociedade Contemporânea e Implicações para a AP -Transformação Digital -Sustentabilidade e Ambiente -Globalização e Interdependência -Demografia e Desafios Sociais -Desenvolvimento Organizacional, Transparência e Participação 5. Temas Avançados em Ciência da Administração -Seminários sobre Temas Relevantes para a AP, PP e Gestão Pública
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
"Os conteúdos programáticos foram desenvolvidos para corresponder aos objetivos de aprendizagem, contribundo para a aquisição do conhecimento teórico-avançado na área de AP. As teorias clássicas do Estado preparam os alunos para compreender as origens e influências na formação de modelos e sistemas políticos que influtenciam os modelos de AP e PP. A análise à evolução da democracia permite compreender como é que os sistemas e configurações político-administrativos evoluíram. A exploração das Teorias e modelos de Administração e Políticas Públicas (incluindo numa perspetiva comparada) é feita através de métodos expositivos e de análises críticas de casos práticos e apresentações, proporcionando uma compreensão profunda das suas transformações. A discussão de questões e temas atuais de AP estimulada por debates, contribui para desenvolver habilidades de investigação para lidar com os desafios atuais e futuros da AP e PP."
Avaliação / Assessment
A avaliação desta UC terá uma natureza periódica, dando particular relevo à capacidade de investigação e produção de conhecimento científico. Assim, o método de avaliação passa pela elaboração de trabalhos científicos (working papers) ao longo de seminários a ocorrer em cada semestre, correspondendo a: 1- Cada estudante é responsável por preparar um trabalho de investigação (trabalho final baseado em 2 working papers) relevante para os tópicos abordados na UC em cada semestre. Os trabalhos intermédios, em número de 2, devem basear-se numa revisão crítica da literatura, análise de dados (se aplicável) e contribuição original para o campo e tema de estudo. Os trabalhos devem ser submetidos no final de cada semestre, de acordo com as datas estabelecidas. Cada working paper terá uma ponderação equitativa entre si e, o conjunto dos trabalhos (previsivelmente 2), terão, no conjunto, uma ponderação de 35% na nota final da UC. 2- Cada estudante deve apresentar os seus trabalhos nos seminários a ocorrer ao longo do programa. A apresentação deve ser seguida de uma sessão de discussão e perguntas pelos colegas e por professores/orientadores. Os trabalhos serão avaliados por um painel composto pelo orientador (q.a.) e outros docentes especializados na área, de modo o a que os estudantes possam receber feedback construtivo e orientações para melhorar o seu trabalho. O conjunto das apresentações realizadas terá um peso de 25% na avaliação final da UC. Cada apresentação contribuirá para a formação de uma classificação única correspondente a uma ponderação aritmética simples. 3- No último semestre, os alunos devem, com base nos working papers produzidos (2) , e nos comentários obtidos com a sua apresentação e discussão, apresentar um artigo científico final (com base nos 2 working papers), que cumpra com os padrões de qualidade de publicação em revistas científicas e/ou conferências da área. O trabalho final contribuirá em 40% para a formulação da classificação final da UC. Os workingpapers e trabalhos serão avaliados com base em critérios como originalidade, rigor metodológico, relevância teórica, contribuição para o campo, clareza da escrita e capacidade de apresentação e discussão. A participação ativa nos seminários, incluindo a contribuição para as discussões dos colegas, é também considerada na avaliação. Este método de avaliação permite que os estudantes desenvolvam capacidades de investigação incrementais ao longo do programa, potenciando a produção de trabalhos científicos finais de elevada qualidade. Além disso, a apresentação em seminários proporciona oportunidades de interação e feedback, promovendo a investigação e o debate académico.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino seguidas nesta UC revelam-se perfeitamente coerentes com os objetivos de aprendizagem. Desde logo, porque assentam num conjunto aulas de natureza seminarial sobre os diversos pontos do programa. Uma vez que as aulas se debruçam sobre todos os pontos do programa e estes coincidem com os objetivos de aprendizagem, esta metodologia garante o cumprimento dos objetivos de aprendizagem previstos. Nas aulas, os estudantes são chamados a participar, através da apresentação de temas e textos indicados na bibliografia ou sugeridos pelos docentes. A bibliografia incide também sobre os conteúdos programáticos da UC contribuindo para que os estudantes alcancem os objetivos de aprendizagem enunciados. Outro aspeto importante da metodologia de ensino desta UC e da sua coerência com os objetivos de aprendizagem é o facto de o professor indicar antecipadamente para cada um desses objetivos e pontos do programa um conjunto de leituras que permite aos estudantes aprofundar os assuntos abordados nas aulas e alcançar os objetivos de aprendizagem. As leituras diversas a partir da bibliografia recomendada, complementadas com aulas de seminário e conferências, permitirão aos alunos, a compreensão própria de fenómenos e práticas administrativas, quer do ponto de vista longitudinal, quer espacial.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
"As metodologias de ensino seguidas nesta UC revelam-se perfeitamente coerentes com os objetivos de aprendizagem. Desde logo, porque assentam num conjunto aulas de natureza seminarial sobre os diversos pontos do programa. Uma vez que as aulas se debruçam sobre todos os pontos do programa e estes coincidem com os objetivos de aprendizagem, esta metodologia garante o cumprimento dos objetivos de aprendizagem previstos. Nas aulas, os estudantes são chamados a participar, através da apresentação de temas e textos indicados na bibliografia ou sugeridos pelos docentes. A bibliografia incide também sobre os conteúdos programáticos da UC contribuindo para que os estudantes alcancem os objetivos de aprendizagem enunciados. Outro aspeto importante da metodologia de ensino desta UC e da sua coerência com os objetivos de aprendizagem é o facto de o professor indicar antecipadamente para cada um desses objetivos e pontos do programa um conjunto de leituras que permite aos estudantes aprofundar os assuntos abordados nas aulas e alcançar os objetivos de aprendizagem. As leituras diversas a partir da bibliografia recomendada, complementadas com aulas de seminário e conferências, permitirão aos alunos, a compreensão própria de fenómenos e práticas administrativas, quer do ponto de vista longitudinal, quer espacial."
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bevir, M. (Ed.). (2011). The SAGE handbook of governance (I ed.). Sage UK. http://corp.credoreference.com/component/booktracker/edition/7325.html. deLeon, P., & Vogenbeck, A. M. (2007). Public Policy. In J. Rabin, W. B. Hildreth, & G. J. Miller (Eds.), Handbook of Public Administration. CRC Press Taylor&Francis. Madureira, C., & Asensio, M. (2013). Handbook de Administração Pública. INA editora. Miller, J., & Kaifeng, Y. (2009). Handbook of Research Methods in Public Administration (2nd ed.) Ongaro, E., & Van Thiel, S. (2017). The Palgrave Handbook of Public Administration and Management in Europe. Palgrave Macmillan UK. Pollitt, C., & Bouckaert, G. (2011). Public Management Reform: A comparative analysis-new public management, governance, and the Neo-Weberian state. Oxford University Press. Rosenbloom, D. H., Kravchuk, R. S., & Clerkin, R. M. (2022). Public administration: Understanding management, politics, and law in the public sector. Routledge.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-12-12