Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04778
Acrónimo :
04778
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
180.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
32.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
32.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
64.0h/sem
Trabalho Autónomo :
4436.0
Horas de Trabalho Total :
4500.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Primeiro ano do curso de doutoramento completo, ou equivalência. Projeto de tese de doutoramento aprovado e registado.

Objetivos Gerais / Objectives


"Esta unidade curricular tem por objetivo acompanhar os alunos do Doutoramento em Administração Pública na elaboração das respetivas teses de doutoramento, após o 1º ano do programa. Os projetos serão desenvolvidos em articulação com o centro de investigação CIES. Os doutorandos são fortemente incentivados a participar em conferências, colóquios e seminários organizados pelo ISCTE/CIES/IPPS, assim como de outras universidades ou entidades relevantes para a área da Administração Pública."

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os alunos desta UC devem ser capazes de: - Identificar, analisar e julgar criticamente problemas e resultados científicos na área da Administração Pública; - Usar e explicar teorias, modelos e conceitos na área da Administração Pública; - Aplicar métodos e competências de investigação aplicada à Administração Pública; - Produzir e apresentar investigação relevante e original na área da Administração Pública, que contribua para o avanço do conhecimento da Governança, nas dimensões nacional e internacional, que possam ser objeto de publicação científica; - Analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas relativas à ciência e ao mundo social em geral, relevando os desafios que se colocam às Administrações Públicas; - Comunicar com os pares, comunidade científica, policy makers e dirigentes sobre temas de Administração Pública, explicando e aplicando resultados de investigação; - Aplicar os princípios e regras éticas de investigação na área de Administração Pública.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os conteúdos programáticos serão ajustados todos os anos aos projetos de investigação apresentados e realizados pelos estudantes de doutoramento. Incluirão: a) uma componente tutorial, com tópicos específicos para cada estudante, proporcionada pelos seus orientadores; b) uma componente seminarial, com discussão de tópicos de interesse comum sobre pesquisa e análise em AP, basados na apresentação de resultados intermédios das suas pesquisas pelos doutorandos e em comentários dos professores e pares; c) uma componente de conferências, com debate de investigações e análises de alto nível científico, realizadas e em curso, apresentadas por investigadores e académicos de referência, nacionais e estrangeiros; d) uma componente de apresentação pública do trabalho em Colóquio Doutoral.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos permitem o desenvolvimento de competências de investigação avançada na área de Administração Pública e a respetiva produção da tese. Os conteúdos e processos de aprendizagem estão fortemente interligados, com particular ênfase no trabalho de pesquisa (com acompanhamento tutorial), que se revelam fundamentais para o desenvolvimento de competências avançadas para o reconhecimento de problemas e desafios que impliquem planeamento, realização de pesquisa e aplicação de teorias e métodos científicos na área. Os tópicos das conferências doutorais são fundamentais para os objetivos de aprendizagem e partilha de experiências e conhecimento ciêntifico colocando os investigadores em diálogo com os especialistas. Os tópicos dos seminários de investigação terão uma natureza transversal o que, complementado com a participação em debates e Colóquio Doutoral, promoverá o desenvolvimento de capacidades de análise crítica e de comunicação científica.

Avaliação / Assessment


Anualmente os doutorandos apresentam um texto de pesquisa ao seminário doutoral de investigação e um relatório de progresso (para transição de ano) que é avaliado pelo Painel de Avaliação designado pela comissão científica do doutoramento. No 3º ano apresentam uma comunicação no Colóquio Doutoral. A participação em eventos ciêntificos nacionais e internacionais é valorizada. A tese é discutida publicamente e avaliada por júri científico (art.º.31º e 32º, NRGD do ISCTE-IUL)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os estudantes preparam a tese com um orientador e, eventualmente, co-orientador. São incentivados a desenvolver a pesquisa num centro de investigação, estando o presente ciclo de estudos associado ao CIES. Anualmente apresentam um texto de pesquisa ao seminário de investigação e uma comunicação no Colóquio Doutoral. Frequentam o ciclo internacional de conferências doutorais. Elaboram anualmente um relatório de progresso e recebem comentários de avaliadores. São incentivados a apresentar os resultados do progresso da sua investigação em conferências científicas e a submeter artigos a revistas com avaliação científica e reconhecidas na área de Administração Pública ou respetivos sectores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino foram definidas em estreita articulação com os objetivos de aprendizagem tendo em vista a resposta positiva a um conjunto de factores criticos de sucesso, a saber: - colaboração estreita dos doutorandos com os seus orientadores, através de sessões tutoriais regulares; - integração dos estudantes de doutoramento e do seu trabalho de pesquisa num centro de investigação de nível científico elevado, tendo em vista a participação nas atividades científicas do centro de investigação que organiza o programa doutoral (CIES-IUL) podendo em alguns ser outro centro de investigação. Tal permitirá a prepraração dos seus trabalhos de pesquisa e teses em equipas de investigação, promovendo o intercâmbio regular com outros cientistas e estudantes de doutoramento. - participação nos seminários e ciclos de conferências internacionais doutorais do programa, onde os doutorandos apresentam e discutem, anualmente, com especialistas de relevo e alto nível ciêntifico, os trabalhos e textos de pesquisa; - apresentação e debate regular de textos de pesquisa para suportar e rebustecer o processo de aprendizagem, incorporando o feedback de professores e pares, e mantendo o grau de envolvimento no programa elevado. - apresentação de comunicações em conferências científicas e a submissão de artigos a revistas com avaliação científica de modo a proporcionar aos doutorandos competências para participarem na comunidade científica internacional, valorizando o mérito científico do seu trabalho de investigação.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Não se aplica. / Not applicable.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-12-12