Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.A.
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo principal desta unidade curricular é compreender a gestão moderna, as organizações e o mundo dos negócios subordinado ao compromisso da ética, responsabilidade social e sustentabilidade.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Compreender e debater as conceitos fundamentais da gestão e das organizações. OA2 - Identificar e debater as questões de ética, gestão responsável e a sustenatabilidade nas diversas dimensões da gestão organizacional OA3 - Identificar e desenvolver competências de gestão OA4 - Familiarizar com movimentos globais que impactam na gestão e nas organizações do futuro
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - Gestão e Organizações CP2 - Gestão ética, responsável e sustentabilidade CP3 - Gestão de pessoas, grupos e equipas CP4 - Gestão da mudança e da transição digital CP5 - Gestão da globalização
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 --> CP1 OA2 --> CP2 OA3 --> CP3 OA4 --> CP4 e CP5
Avaliação / Assessment
A UC está estruturada em 2 tipos de aulas: - teóricas com apresentação dos conceitos, das perspectivas teóricas e dos conteúdos de desenvolvimento de forma expositiva; - teórico-práticas onde serão feitas apresentações de grupo, seguidas de discussão alargada. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo 3. Activas com apresentações de grupo 4. Auto-estudo
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A avaliação constará dos seguintes instrumentos com o peso indicado: Trabalho de grupo (30%) Teste final (70%). A assiduidade deve ser no mínimo de 80%. Os alunos podem, optar, se assim o desejar, pela avaliação por exame.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento de competências de aprendizagem no sentido de cumprimento dos Objectivos de Aprendizagem (OA), pelo que, na grelha a seguir, se apresentam as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - OA1, OA2, OA3 e OA4 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura - OA2, OA3 e OA4 3. Activas, com apresentação de trabalhos de grupo - OA2, OA3 e OA4 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas - OA1, OA2,OA3 e OA4
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Laasch, O. (2021). Principles of Management (2nd Edition). SAGE Publications, Ltd. (UK) Clegg, S., Pitsis, T. and Mount, M (2022). Managing and organizations, SAGE
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Artigos e textos a fornecer pelo docente
Data da última atualização / Last Update Date
2025-02-20