Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Comportamento Organizacional
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
Sistematizar o funcionamento das organizações enquanto sistema comportamental constituído por múltiplos grupos interdependentes em que os processos de liderança são críticos a par das dinâmicas das equipas, a motivação, e os processos de decisão, mudança organizacional e poder.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Com a realização desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: OA1: Explicar a dinâmica dos processos de liderança nas organizações. OA2: Explicar e aplicar os principais modelos de motivação e decisão nas organizações. OA3: Descrever e contrastar as dinâmicas de equipa conducentes a um elevado desempenho. OA4: Integrar os níveis individual e grupal nos processos organizacionais de mudança, conflito e comportamento político.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Liderança e Comportamento organizacional 1.1. Relevância da liderança organizacional 1.2. Relevância do comportamento organizacional para a liderança CP2. Liderança organizacional 2.1. Abordagens clássicas da liderança 2.2. Abordagens contemporâneas da liderança CP3. Processos individuais 3.1. Personalidade 3.2. Motivação e Satisfação 3.3. Emoções e regulação emocional CP4. Equipas nas organizações 4.1. Formação e desenvolvimento de equipas 4.2. Estrutura e dinâmica de equipas 4.3. Trabalho em equipa CP5. Processos organizacionais e de liderança 5.1. Mudança organizacional 5.2. Tomada de decisão 5.3. Conflito 5.4. Poder e comportamento político
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
A coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem é a seguinte: OA1: CP1 e CP22 OA2: CP3 OA3: CP4 OA4: CP5
Avaliação / Assessment
Modalidades de avaliação: 1) Avaliação periódica: Trabalho grupo (50%) Frequência em época normal (50%) Requisitos: Nota mínima de 8 valores em cada prova (ou conjunto de provas individuais). Aprovação com uma média mínima de 10 valores. É exigida assiduidade mínima de acordo com as normas em vigor. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino e aprendizagem para a aquisição das competências definidas para a unidade curricular são as seguintes: 1) Expositivas: Para apresentação dos diversos conceitos e quadros teóricos. 2) Participativas: Nos diversos pontos serão analisados e resolvidos exercícios de aplicação. 3) Ativas: Com a realização de exercícios e casos e com a realização do trabalho de grupo. 4) Autoestudo: Trabalho autónomo do aluno acompanhando o planeamento das aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As principais interligações entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem são: Expositivas - OA1 a OA4 Participativas - OA1 a OA4 Ativas - OA1 a OA4 Autoestudo - OA1 a OA4
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Buchanan, D. & Huczynski, A. (2019). Organizational behavior (10 ed). Harlow: Pearson. Robbins, S. & Judge, T. (2018). The essentials of Organizational Behavior. (14 ed)., Harlow: Pearson.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Antonakis, J. & Day, D. (2018). The nature of leadership (3rd ed.). Los Angeles: Sage. Buchanan, D. & Badham, R. (2020). Power, politics, and organizational change (3 ed). Thousand Oaks: Sage. Ryan, R. & Deci. E. (2017). Self-determination theory. New York: Guilford. Yukl, G. & Gardner, W. (2019). Leadership in organizations (9 ed.). Harlow: Pearson. Zhu, J., Song, L., Zhu, L., & Johnson, R. (2019). Visualizing the landscape and evolution of leadership research. Leadership Quarterly, 30(2), 215-232.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-06-30