Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável.
Objetivos Gerais / Objectives
Discutir os principais conceitos de custos para apoio a processos de decisão e dar a conhecer os instrumentos de controlo de gestão e monitorização da performance organizacional numa perspetiva de utilidade para a gestão das organizações e criação de valor.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Com a realização desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: OA1: Conhecer e aplicar conceitos básicos de custos. OA2: Compreender e aplicar a teoria de Custos-Volume-Resultados (CVR) para apoio à tomada de decisão. OA3: Compreender a importância e utilização de sistemas de controlo de gestão enquanto parte do modelo de gestão das organizações, nas perspetivas de criação de valor económico e orientação do comportamento dos gestores. OA4: Entender a importância do sistema de controlo interno e de auditoria para a gestão das organizações. OA5: Saber utilizar indicadores gerais de gestão.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I-Custos e tomada de decisão 1. Gestão baseada em objetivos 2. Conceitos e classificação de custos 3. Introdução à análise custos-volume-resultados II - Criação de Valor Económico 1. Ideias-chave do controlo de gestão 2. Informação financeira para o controlo de gestão 3. Medidas financeiras da criação de valor III - Controlo de Gestão Comportamental 1. Comportamentos e controlo de gestão 2. Centros de responsabilidade 3. Avaliação do desempenho de centros de responsabilidade 4. Preços de transferência interna 5. Instrumentos de dialogo 6. Orçamento como instrumento de motivação IV - Controlo Interno, Auditoria e Compliance 1. Principios de controlo interno e de auditoria interna 2. Compliance, integridade e apetos forenses 3. Risco e tipologias de risco V - Painel de Indicadores de Gestão 1. Gestão por indicadores e KPIs e alinhamento organizacional 2. Taxonomias de indicadores de performance 3. Aplicação de uma taxonomia de indicadores 4. Reporting da performance 5. Business cases
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
A coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem é a seguinte: OA1: Pontos 1 e 2 do capítulo I OA2: Ponto 2 e 3 do capítulo I OA3: Capítulos II e III OA4: Capítulo IV OA5: Capítulo V
Avaliação / Assessment
Modalidades de avaliação: 1) Avaliação periódica: Trabalhos individuais/grupo (40%) Frequência em época normal (60%) Requisitos: Nota mínima de 8 valores em cada prova (ou conjunto de provas individuais). Aprovação com uma média mínima de 10 valores. Não é exigida assiduidade mínima. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As principais interligações entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem são: Expositivas - OA1 a AO5 Participativas - OA1 a AO5 Ativas - OA1 a AO5 Autoestudo - OA1 a AO5
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e aprendizagem para a aquisição das competências definidas para a unidade curricular são as seguintes: 1) Expositivas: Para apresentação dos diversos conceitos e quadros teóricos. 2) Participativas: Nos diversos capítulos serão analisados e resolvidos exercícios de aplicação. 3) Ativas: Com a realização de exercícios e casos e com a realização de trabalhos de grupo. 4) Autoestudo: Trabalho autónomo do aluno acompanhando o planeamento das aulas.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Drury, C, and Tayles, M. (2021), Management Accounting for Business, 8th Edition, South-Western/Cengage Learning. Merchant, K. A. and Van der Stede, W. A. (2023), Management Control Systems - Performance Measurement, Evaluation and Incentives, 5th Edition, Prentice Hall. Jordan, H., Neves, J. C. e Rodrigues, J. A. (2021), O Controlo de Gestão ao Serviço da Estratégia e dos Gestores, 11ª Edição, Áreas Editora. Messier, W. F., Golver, S. M. and Prawitt, D. F. (2022), Auditing and Assurance Services: A systematic approach, 12th Edition, McGraw Hill. Bhimani, A., Horngren, C.T., Datar, S.M. and Rajan, M. (2023), Management and Cost Accounting, 8th Edition, Pearson. Burns, J., Quinn, M., Warren, L. and Oliveira, J. (2013), Management Accounting, McGrawn Hill. Drury, C. and Tayles, M. (2021), Management and Cost Accounting, 11th Edition, South-Western/Cengage Learning.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Bhimani, A., Horngren, C.T., Datar, S.M. and Rajan, M. (2023), Management and Cost Accounting, 8th Edition, Pearson. Burns, J., Quinn, M., Warren, L. and Oliveira, J. (2013), Management Accounting, McGrawn Hill. Drury, C. and Tayles, M. (2021), Management and Cost Accounting, 11th Edition, South-Western/Cengage Learning. Lopes, I. T. (2022), Auditoria Financeira: Do Controlo Interno ao Controlo Externo Independente, 2ª Edição. Coimbra: Edições Almedina. Franco, V., Oliveira, A., Morais, A., Oliveira ,B., Lourenço, I., Jesus, M. A., Major, M. J. e Serrasqueiro, R. (2022), Temas de Contabilidade de Gestão: Os Custos, os Resultados e a Informação para a Gestão, 5ª Edição, Livros Horizonte: Lisboa. Franco, V., Oliveira, A., Morais, A., Oliveira, B., Lourenço, I., Jesus, M. A., Major, M. J. e Serrasqueiro, R. (2012), Gestão Orçamental e Medidas Financeiras de Avaliação do Desempenho, 3ª Edição, Livros Horizonte: Lisboa.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-22