Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Objetivos Gerais / Objectives
Apresentar e desenvolver os conceitos, metodologias e instrumentos para uma participação eficaz no processo de gestão estratégica, incorporando uma abordagem de gestão responsável.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Compreender as diferentes situações da análise estratégica, incluindo a análise da envolvente, da indústria e dos stakeholders e a sua influência na análise interna das organizações. 2. Utilizar abordagens racionais para a identificação e escolha de alternativas incluindo as competências chave e estratégia baseadas em escala e não escala. 3. Analisar questões e práticas relacionadas com a implementação das estratégias escolhidas. 4. Incorporar princípios de uma gestão responsável na tomada de decisão estratégica. 5. Desenvolver um pensamento crítico. 6. Ter autonomia para planear os seus processos de aprendizagem para avançar os seus conhecimentos na área em estudo e desenvolvimento contínuo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Conceitos Básicos 2. Formulação da Estratégia - visão, missão e valores 3. Ética, RSE, Sustentabilidade e ESG 4. A Visão Baseada nos Recursos e as Capacidades Dinâmicas 5. A envolvente externa mediata e a análise da indústria e dos concorrentes 6. Escolha das estratégias (de negócio) 7. Escolha das Estratégias (da empresa) 7.1. Integração vertical e outsourcing 7.2. Diversificação 7.3. Alianças estratégicas 7.4 internacionalização 8. Implementação 9. Controlo Estratégico 10. Balanced Scorecard
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
A tabela seguinte estabelece a correspondência entre os Objectivos de Aprendizagem (OA) e os Conteúdos Programáticos (CP): OA1 - CP 1 a 5 OA2 - CP 6 e 7 OA3 - CP 8 a 10 OA4 - CP 3 OA5 - CP 1 a 11 OA 6 - CP 1 a 11
Avaliação / Assessment
Opção 1 (Aval.periódica) -50%:Teste Final Individual (TA=30+3h) -50%:Trabalho de grupo ao longo do semestre, dividido em 3 apresentações (20% + 20% + 10%) Aprovação: Média ponderada de 10 val. ou superior; o teste final individual e a média ponderada das restantes componentes da av, periódica não podem ser inferior a 8 val. Assistência mínima: 2/3 das aulas Opção 2 (Exame final) Aprovação: 10
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As Metodologias de Ensino (ME) adoptadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objectivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente: ME 1 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4 e OA 5 ME 2 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4 e OA 5 ME 3 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5 e OA 6
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
1. O método de ensino inclui aulas expositivas ( teóricas) e aulas práticas de discussão da matéria teórica e de aplicação da teoria à prática através de casos de estudo e outros exemplos. (TA = 10 + 16 + 6 horas) 2. Os alunos são incentivados a participar nas discussões e apresentações (TA = 30 hrs). 3. Auto-estudo (preparação para exame) (TA = 30 horas).
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Barney, J. B., & Hesterly, W. S. (2021). Strategic management and competitive advantage: Concepts and cases. Pearson. Lasserre, P. (2017). Global strategic management. Macmillan International Higher Education. Pearce, J. A., Robinson, R.B. (2014). Strategic Management, 14th edition, McGraw-hill International Editions. Thompson, A., Peteraf, M., Gamble, J., Strickland III, A. J. (2021). Crafting & executing strategy 23/e: The quest for competitive advantage: Concepts and cases. McGraw-Hill Education.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
António, N. (coord) (2012). Estratégia Organizacional: do mercado à ética. Escolar Editora. António, Nelson Santos (2015) Estratégia Organizacional - do Posicionamento ao Movimento, 3ª Edição, Edições Sílabo. Cardeal, Nuno & António, Nelson (2012) Valuable, Rare, Inimitable Resources and Organisation (VRIO) Resources, or Valuable, Rare, Inimitable Resources (VRI) Capabilities: what leads to competitive Advantage? African Journal of Business Management, Vol.6 (37), pp. 10159-10170 Lopes da Costa, R., Pereira, L., António, N. (2019) Estratégia Organizacional: do Estado da Arte à implementação Prática. Actual Editora. Kim, W. C. & Mauborgne, R. 2005. Blue Ocean Strategy: From Theory to Practice. California Management Review, Spring 2005, Vol. 47(3):105-121
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-22