Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Objetivos Gerais / Objectives
Apresentar e desenvolver os conceitos, metodologias e instrumentos para uma participação eficaz no processo de gestão estratégica, incorporando uma abordagem de gestão responsável.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para: 1. Efetuar as análises fundamentais necessárias para fazer escolhas estratégicas 2. Avaliar as opções estratégicas disponíveis para as empresas a nível empresarial e corporativo e os benefícios e riscos associados a cada uma delas 3. Compreender a importância da implementação e do controlo da estratégia 4. Justificar a importância de considerar o impacto ético, social e ambiental das decisões da empresa 5. Discutir temas e considerações atuais na gestão estratégica
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Conceitos Básicos 2. Formulação da Estratégia - Visão, missão e valores 3. Ética, RSE e Sustentabilidade 4. A Visão Baseada nos Recursos e as Capacidades Dinâmicas 5. Análise da envolvente externa (mediata, indústria e concorrentes) 6. Escolha de estratégias competitivas 7. Escolha das estratégias corporativas 8. Implementação 9. Controlo Estratégico e Balanced Scorecard 10. Governação Empresarial 11. Problemáticas atuais na Gestão Estratégica
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos associados aos passos necessários à formulação da estratégia (CP1, 2, 4, 5) encontram-se associados ao objetivo de aprendizagem (OA) 1, o qual se prende com a capacidade de efetuar as análises fundamentais necessárias para fazer escolhas estratégicas. Os conteúdos programáticos associados às escolhas estratégicas (CP 6, 7) estão associados ao OA2, o qual se prende com a capacidade de avaliar as opções estratégicas disponíveis para as empresas. Os conteúdos programáticos associados à implementação, controlo e BSC (CP8, 9) estão associados OA3, o qual se prende com a compreensão da importância destas temáticas. Os conteúdos programáticos associados à ética, RSE, sustentabilidade e governação (CP3, 10) estão associados OA4, o qual se prende com a capacidade de justifica a importância destes temas. Os conteúdos programáticos associados ao CP 11 estão associados OA5, o qual se prende com a capacidade de discutir temas recentes na gestão.
Avaliação / Assessment
Opção 1 (Avaliação ao longo do semestre) - 50%: Teste Final Individual - 25%: Quiz (10% + 15%) - 25%: Apresentações de grupo (aplicação dos conteúdos a uma empresa) Aprovação: Média ponderada de 10 val. ou superior; não podendo a avaliação em nenhuma das componentes ser inferior a 8 valores. Assiduidade mínima: conforme as regras da IBS Opção 2 (Exame final) Aprovação: 10 valores no exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As Metodologias de Ensino (ME) adoptadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objectivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente: ME 1 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4 e OA 5 ME 2 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4 e OA 5 ME 3 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5 e OA 6
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
1. Aulas teórico-práticas, com momentos expositivos, e outros de aplicação prática, através de casos de estudos, exercícios e outras dinâmicas 2. Seminários/roundtables com convidados sobre questões atuais em Estratégia Empresarial 3. Participação dos alunos nas discussões e apresentações em sala. 4. Auto-estudo (preparação para exame, leitura de casos para discussão em aula)
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Barney, J. B., & Hesterly, W. S. (2021). Strategic management and competitive advantage: Concepts and cases. Pearson. Lasserre, P. (2017). Global strategic management. Macmillan International Higher Education. Pearce, J. A., Robinson, R.B. (2014). Strategic Management, 14th edition, McGraw-hill International Editions. Thompson, A., Peteraf, M., Gamble, J., Strickland III, A. J. (2021). Crafting & executing strategy 23/e: The quest for competitive advantage: Concepts and cases. McGraw-Hill Education.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
António, N. (coord) (2012). Estratégia Organizacional: do mercado à ética. Escolar Editora. António, Nelson Santos (2015) Estratégia Organizacional - do Posicionamento ao Movimento, 3ª Edição, Edições Sílabo. Cardeal, Nuno & António, Nelson (2012) Valuable, Rare, Inimitable Resources and Organisation (VRIO) Resources, or Valuable, Rare, Inimitable Resources (VRI) Capabilities: what leads to competitive Advantage? African Journal of Business Management, Vol.6 (37), pp. 10159-10170 Lopes da Costa, R., Pereira, L., António, N. (2019) Estratégia Organizacional: do Estado da Arte à implementação Prática. Actual Editora. Kim, W. C. & Mauborgne, R. 2005. Blue Ocean Strategy: From Theory to Practice. California Management Review, Spring 2005, Vol. 47(3):105-121
Data da última atualização / Last Update Date
2025-09-05