Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Objetivos Gerais / Objectives
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para: OA1. Descrever a evolução do conceito de Marketing; OA2. Analisar os principais indicadores de mercado; OA3. Identificar métodos de recolha de informação junto do consumidor; OA4. Elaborar uma análise de portfólio com Visão Externa/Interna da organização; OA5. Elaborar uma SWOT; OA6. Identificar segmentos-alvo e definir uma estratégia de posicionamento; OA7. Identificar a política de marketing-mix; OA8. Identificar tendências futuras no marketing.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Evolução do conceito de Marketing CP2. Plano de Marketing CP2.1.Componentes do plano e controlo CP2.2 Estrutura organizacional CP3. Análise situacional (vertente física e digital) CP3.1.Mercado CP3.2.Comportamento do consumidor CP3.3.Market Intelligence CP3.4. Análise concorrencial CP3.5.Análise da empresa CP3.6. Análise Portfólio CP3.7. Análise SWOT CP4. Segmentação e Target CP5. Posicionamento CP6. Marketing-Mix (vertente física e digital) CP6.1.Produto CP6.2. Preço CP6.3. Distribuição CP6.4. Comunicação CP7. Tendências Futuras no Marketing CP7.1 Transformação Digital CP7.2 O papel da Inteligência Artificial Generativa no Marketing CP7.3 O papel do Marketing para um futuro sustentável
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos (CP1) encontram-se associados ao OA1, que refere que os alunos devem ser capazes de descrever a evolução do conceito de Marketing. Os CP2 encontram-se associados ao OA1 e OA2 em que os alunos devem ser capazes de descrever a evolução do conceito de Marketing e analisar os principais indicadores de mercado. Os CP3 encontram-se associados ao OA3, OA4 e OA5, em que os alunos devem ser capazes de identificar métodos de recolha de informação junto do consumidor, elaborar uma análise de portfólio com visão externa/interna da organização e elaborar uma SWOT. Os CP4 e CP5 encontram-se associados ao OA6 que refere que os alunos deverão ser capazes de identificar segmentos-alvo e definir uma estratégia de posicionamento; Os CP6 encontram-se associados ao OA7 que refere que os alunos deverão ser capazes de identificar a política de marketing-mix. Os CP7 encontram-se associados ao OA8 que refere que os alunos deverão identificar tendências futuras no marketing.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: Participação individual nas aulas (15%); Discussão individual do trabalho de grupo (20%); Relatório do trabalho de grupo (10%); Casos individuais (15%); Teste final individual (40%). Nota mínima em cada uma das componentes é 8 valores. Nota final mínima de 10 valores. Assiduidade igual ou superior a 2/3 (menor será automaticamente excluído da avaliação ao longo do semestre). Os alunos que reprovarem na avaliação regular possuem duas épocas de exame tendo os exames uma ponderação de 100% da nota. Nota final superior a 16 poderá levar a defesa de nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adoptada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática. O exame final, de carácter individual, permitirá analisar se cada estudante absorveu e sabe aplicar noutros contextos todos os conceitos apresentados ao longo da UC. Metodologias de ensino aprendizagem (MEA) vs Objectivo de Aprendizagem (OA): 1. Aulas expositivas, para apresentação de quadros teóricos de referência: OA1 a OA8; 2. Aulas Participativas, com análise e resolução de casos práticos: OA1 a OA7; 3. Aulas Participativas, com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio: OA1 a OA8; 4. Aulas Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo: OA1 a OA7; 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta do Planeamento das Aulas: OA1 a OA7
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2025-09-05