Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04805
Acrónimo :
04805
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Aplicar a análise exploratória, inferencial e multivariada de dados a problemas concretos do domínio empresarial.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Selecionar o método de análise de dados adequado ao problema, objetivo e tipo de dados OA2: Utilizar software estatístico para realizar análise de dados OA3: Interpretar os resultados obtidos da análise de dados realizada

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Análise exploratória preliminar dos dados CP2: Fundamentos de Inferência estatística CP3: Regressão Linear Múltipla CP4: Análise em Componentes Principais CP5: Análise de agrupamento: Método K-Médias

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - Todos OA2 - Todos OA3 - Todos

Avaliação / Assessment


Regime de avaliação: ao longo do semestre ou por exame Ao longo do semestre: Prática, em grupo (40%) + Teórica-interpretativa, individual (60%); nota mínima em cada parte 9,0 Por exame: Prática, individual (40%) + Teórica-interpretativa, individual (60%); nota mínima em cada parte 9,0.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) inclui três componentes: ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2: Experimentais, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador ME3: Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


ME1- OA1, OA3 ME2- OA2 ME3- OA1, OA2, OA3

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Hair Jr, J. et al. (2014). Multivariate data analysis: a global perspective, 7th ed, PEARSON. Newbold, P. et al. (2013) Statistics for Business and Economics, 8th ed, PEARSON.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Navarro, D., Foxcroft, D. (2013). Learning statistics with jamovi, https://www.crescenziogallo.it/unifg/medicina/SSAM/learning-statistics-with-jamovi.pdf

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-04