Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem.
Objetivos Gerais / Objectives
Aplicar a análise exploratória, inferencial e multivariada de dados a problemas concretos do domínio empresarial.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Selecionar o método de análise de dados adequado ao problema, objetivo e tipo de dados OA2: Utilizar software estatístico para realizar análise de dados OA3: Interpretar os resultados obtidos da análise de dados realizada
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Análise exploratória preliminar dos dados CP2: Fundamentos de Inferência estatística CP3: Regressão Linear Múltipla CP4: Análise em Componentes Principais CP5: Análise de agrupamento: Método K-Médias
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - Todos OA2 - Todos OA3 - Todos
Avaliação / Assessment
Regime de avaliação: ao longo do semestre ou por exame Ao longo do semestre: Prática, em grupo (40%) + Teórica-interpretativa, individual (60%); nota mínima em cada parte 9,0 Por exame: Prática, individual (40%) + Teórica-interpretativa, individual (60%); nota mínima em cada parte 9,0.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) inclui três componentes: ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2: Experimentais, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador ME3: Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
ME1- OA1, OA3 ME2- OA2 ME3- OA1, OA2, OA3
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Hair Jr, J. et al. (2014). Multivariate data analysis: a global perspective, 7th ed, PEARSON. Newbold, P. et al. (2013) Statistics for Business and Economics, 8th ed, PEARSON.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Navarro, D., Foxcroft, D. (2013). Learning statistics with jamovi, https://www.crescenziogallo.it/unifg/medicina/SSAM/learning-statistics-with-jamovi.pdf
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-04