Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Recomendado bom domínio do inglês.
Objetivos Gerais / Objectives
1. Desenvolver uma compreensão crítica da comunicação como um processo social, racional e transformador. 2. Oferecer uma visão geral dos principais conceitos e perspectivas no campo da comunicação para a mudança social, incluindo o papel central dos valores da comunicação em sociedades democráticas, polarizadas e em contextos de crise. 3. Explorar a dinâmica entre política, advocacia e média através de questões e mobilizações sociais contemporâneas. 4. Analisar os desafios comunicativos enfrentados pelos movimentos sociais contemporâneos e as estratégias mobilizadas para inovar e superar os desafios. 5. Promover competências analíticas e críticas relativas a marketing social, campanhas de sensibilização, empreendedorismo social, e representações mediáticas de questões sociais. 6. Oferecer uma base teórica e competências práticas para desenhar, implementar e avaliar estratégias de comunicação para promover iniciativas de mudança social.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Os alunos serão capazes de aplicar estratégias de persuasão e as melhores práticas de comunicação para conceber, implementar e avaliar campanhas de advocacia e iniciativas de mudança social. OA2. Os alunos desenvolverão uma compreensão das complexidades da elaboração de políticas e das transições sociais, bem como do papel das instituições, dos media e da sociedade civil nas práticas comunicativas. OA3. Os alunos serão capazes de articular os conceitos-chave em comunicação estratégica e retórica, especialmente em contextos sociais, ambientais e de desenvolvimento. OA4. Os estudantes serão capazes de identificar e avaliar criticamente a estrutura da argumentação, as técnicas de narração, os géneros e outras ferramentas de comunicação, especialmente aplicadas aos meios digitais. OA5. Os estudantes serão preparados para se envolverem criticamente na comunicação de riscos, desastres e advocacia, bem como em iniciativas da sociedade civil que visam a mudança social.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução: Mudança e estabilidade social 2. Quadros teóricos: Comunicação, interação social, mudança social 3. Argumentação prática, discurso político e retórica da mudança 4. Advocacia e comunicação em contextos globais 5. Comunicação do governo para o cidadão (G2C): em situações de risco e de catástrofe 6. Mobilizações de base, retórica ativista, campanhas de ONG 7. Multimodalidade na comunicação para a mudança social: Géneros e contextos 8. Advocacia em contexto: Estudos de caso e boas práticas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
OA1. Os alunos serão capazes de aplicar estratégias de persuasão e as melhores práticas de comunicação para conceber, implementar e avaliar campanhas de advocacia e iniciativas de mudança social. OA2. Os alunos desenvolverão uma compreensão das complexidades da elaboração de políticas e das transições sociais, bem como do papel das instituições, dos media e da sociedade civil nas práticas comunicativas. OA3. Os alunos serão capazes de articular os conceitos-chave em comunicação estratégica e retórica, especialmente em contextos sociais, ambientais e de desenvolvimento. OA4. Os estudantes serão capazes de identificar e avaliar criticamente a estrutura da argumentação, as técnicas de narração, os géneros e outras ferramentas de comunicação, especialmente aplicadas aos meios digitais. OA5. Os estudantes serão preparados para se envolverem criticamente na comunicação de riscos, desastres e advocacia, bem como em iniciativas da sociedade civil que visam a mudança social.
Avaliação / Assessment
1. Avaliação ao longo do semestre: a) Apresentação de grupo (2 estudantes) sobre uma das questões que envolvem diretamente características de mudança social pela advocacia, campanhas cívicas, ou regulamentação. As questões recomendadas são as questões-chave do desenvolvimento sustentável, como a saúde, o ambiente, o risco, as catástrofes e as questões humanitárias. A apresentação deve (i) centrar-se no estudo de um caso específico de relevância espacial ou temporal, e.g., uma campanha recente de uma ONG em Portugal, ou (ii) conceber uma comunicação específica para uma campanha, e.g., uma futura campanha para uma ONG no domínio da gestão de risco. (40%) b) Entrega de trabalho final individual que demonstre reflexão e compreensão do tema da apresentação. Pode ser (i) um trabalho orientado para a investigação e conceção, centrado no estudo de caso da apresentação, (ii) baseado numa revisão da literatura, com discussão crítica sobre o caso de estudo. Em ambos os opções, o trabalho deve demonstrar o progresso em relação aos objectivos e premissas da apresentação. Não mais de 4000 palavras, incluindo título e referências. (60%) Critério mínimo de assiduidade: presença em 2/3 das aulas. 2. Avaliação por exame: Teste escrito (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino será composto por aulas teóricas, estudos de casos práticos e sessões de discussão em grupo. O material didático principal será constituído por leituras selecionadas, mas também será utilizado material audiovisual, como conteúdos e guiões da Web, cartazes e vídeos, para apoiar a experiência de ensino-aprendizagem. Este último envolverá, entre outros, cartazes de campanha, manifestos, relatórios dos principais meios de comunicação social, publicações em linha e nas redes sociais sobre casos contemporâneos relevantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas teóricas servirão para introduzir os conceitos-chave e as perspetivas necessárias para acompanhar os conteúdos programáticos. Estes serão apresentados com exemplos vivos e nos seus contextos de aplicação. Os examplos de caso práticos servirão não só como contextos de aplicação dos referidos conceitos e perspetivas, mas também como exercícios de reflexão, avaliação analítica e resolução de problemas. Fornecerão ao aluno os pontos concretos de questionamento crítico e de participação. Por isso, serão maioritariamente seguidos de sessões de discussão (em grupo). Estas sessões curtas colocarão os alunos em pares para trabalharem numa tarefa simples, como identificar os destinatários de uma determinada mensagem ou os aspetos utilizados num determinado cartaz, para depois discutirem os resultados. Esta organização tripartida será seguida ao longo de todo o Programa, exceto na primeira semana. Esta terá menos discussão e mais conteúdo teórico-prático.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Banks, N. & Hulme, D. (2012). The Role of NGOs and Civil Society in Development and Poverty Reduction, Brooks World Poverty Institute Working Paper 171. Lewis, D., Rodgers, D., & Woolcock, M. (2022). New Mediums, Better Messages? Oxford University Press. Maibach, E. et al., eds. (2020). Public Will, Activism and Climate Change. Frontiers Media. Wang, Z. (2020). Activist rhetoric in transnational cyber-public spaces. Rhetoric Society Quarterly, 50(4), 240-253. Wilkins, K. G., Tufte, T., & Obregon, R., eds. (2014). The Handbook of Development Communication and Social Change. Wiley-Blackwell. Sorce, G. (2021). Global Perspectives on NGO Communication for Social Change. Routledge. Tagliacozzo, S. & Magni, M. (2018). Government to Citizens (G2C) communication and use of social media in the post-disaster reconstruction phase, Environmental Hazards, 17(1), 1-20. Thomas, P. N. (2019). Communication for social change: context, social movements and the digital. Sage.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Carvalho, A. (2011). As alterações climáticas, os media e os cidadãos. https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/16156/1/Alterac%CC%A7o%CC%83es%20Clima%CC%81ticas%2CMedia%20e%20Cidada%CC%83os.pdf Chouliaraki L., Vestergaard A. (2022). Routledge Handbook of Humanitarian Communication. Routledge Johnson, C. R. (2018). Voicing Dissent: The Ethics and Epistemology of Making Disagreement Public. Routledge. Gandhi, E. L. E. & Nguyen, V. (Eds.) (2023). The Routledge Handbook of Refugee Narratives. Routledge. Seeger, M. W. (2006). Best Practices in Crisis Communication: An Expert Panel Process, Journal of Applied Communication Research, 34(3), 232-244. Stevens, S. M. (2006). Activist Rhetorics and the Struggle for Meaning: The Case of Sustainability in the Reticulate Public Sphere. Rhetoric Review, 25(3), 297–315. Tagliacozzo, S., & Arcidiacono, C. (2016). Social media as participatory tools in post-disaster reconstruction: Re-negotiating power relationships and achieving self-empowerment. International Journal of Mass Emergencies & Disasters, 34(2), 317-340. Tseronis, A. (2021). From visual rhetoric to multimodal argumentation: exploring the rhetorical and argumentative relevance of multimodal figures on the covers of The Economist. Visual Communication, 20(3), 374-396. Tufte, T. (2017). Communication and social change: a citizen perspective. Polity Press. Üzelgün, M. A., M. Lewiński, & P. Castro. (2016). Favorite Battlegrounds of Climate Action: Arguing about Scientific Consensus, Representing Science-Society Relations. Science Communication, 38(6), 699–723. Üzelgün, M.A., Fernandes-Jesus, M. & Küçükural, Ö. (2022). Reception of climate activist messages by low-carbon transition actors: argument evasion in the carbon offsetting debate. Argumentation and Advocacy, 58(2), 102-122.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-02-14