Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04821
Acrónimo :
04821
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
22.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
20.0h/sem
Seminario (S) :
6.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
69.0h/sem
Trabalho Autónomo :
81.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


"(OG1) Explorar o potencial da habitação industrializada como solução para modelos colaborativos, promovendo eficiência, sustentabilidade e acessibilidade económica; (OG2) Demonstrar como a construção modular reduz custos, prazos e emissões de carbono, aumentando a eficácia na gestão de recursos. (OG3) Identificar a digitalização como um fator transformador no setor da construção, facilitando práticas de construção mais sustentáveis e integradas; (OG4) Articular métodos industrializados com princípios colaborativos para criar ambientes inclusivos e coesos; (OG5) Apresentar abordagens inovadoras para a crise habitacional urbana, focando na resiliência e adaptabilidade através de processos de co-criação; (OG6) Sensibilizar para os benefícios da habitação colaborativa, promovendo a participação dos residentes na gestão dos seus espaços; (OG7) Fomentar colaboração internacional e partilha de conhecimento entre instituições, integrando perspetivas culturais e profissionais diversas."

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


(OA1) Compreender a habitação industrializada sustentável como uma solução para modelos colaborativos, analisando os seus princípios, impactos e potencial transformador; (OA2) Desenvolver competências em metodologias participativas aplicadas a cenários reais de intervenção urbana, incentivando a participação ativa dos habitantes; (OA3) Aplicar técnicas de construção modular, avaliando a eficiência energética, a gestão de recursos e a sustentabilidade; (OA4) Reconhecer o impacto da digitalização no setor da construção, explorando a eficiência de recursos, a redução de emissões de carbono e a inovação de processos; (OA5) Articular métodos de construção industrializada com princípios colaborativos, conceptualizando soluções inclusivas e resilientes; (OA6) Refletir sobre boas práticas internacionais, promovendo a colaboração internacional, integrando perspetivas diversas e gerando impacto social, económico e ambiental; (OA8) Debater e apresentar resultados, com ênfase na aplicação prática.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


(P1)Contextualização-Apresentação; Palestras:Crise habitacional urbana e o papel da habitação industrializada; conceitos de habitação colaborativa e construção modular; Visita ao local. (P2)Construção Modular e Sustentabilidade-Palestras:Princípios e técnicas de construção modular; impacto da digitalização na construção; Oficina:Desenho colaborativo de soluções modulares para redução de emissões em cenários reais;Revisão crítica com comentários. (P3)Digitalização e Inovação-Palestras:Métodos de co-criação para espaços inclusivos e diversos; Oficina:Desenho colaborativo de soluções habitacionais com participação de habitantes; Revisão crítica com comentários. (P4)Coesão Comunitária e Participação Ativa - Palestra: O papel dos residentes na gestão dos seus espaços; Oficina: Estratégias para promover coesão social e diversidade em cenários urbanos; Revisão crítica com comentários. (P5)Finalização das propostas em grupo; Apresentação final e comentários; Encerramento.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


"Os conteúdos programáticos da UC articulam-se com os objetivos estabelecidos, assegurando uma abordagem integrada: O P1 introduz a habitação industrializada e sua aplicabilidade em modelos colaborativos (OG1, OG5, OG6 E OA1). O P2 aprofunda a construção modular e sua eficiência em custos e emissões (OG2, OG3, OG4, OG5), capacitando os participantes em sua aplicação prática (OA3, OA5). No P3, explora-se a digitalização e os métodos de co-criação para espaços inclusivos (OG3, OG4, OG6), permitindo avaliar seu impacto na construção sustentável (OA4). O Módulo P4 fomenta a participação dos residentes e a coesão social (OG6, OG7), aplicando metodologias colaborativas (OA2, OA5). O P5 incentiva a troca de conhecimentos e a interdisciplinaridade (OG7, OA8). O programa garante a aquisição de competências essenciais para enfrentar desafios habitacionais com inovação, sustentabilidade e participação ativa."

Avaliação / Assessment


"(PA1) Dado o carácter eminentemente prático, a avaliação é realizada exclusivamente através de um regime contínuo ao longo do semestre. Este implica uma presença mínima de 70% nas aulas, discussões periódicas dos exercícios e a apresentação final a um painel de docentes. A nota final resulta da seguinte ponderação: 70% exercício, 10% participação nas aulas e 20% apresentação final (obrigatória); (PA2) A UC não inclui, no seu sistema de avaliação, a realização de exame final."

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


"(PEA1) Palestra introdutória com convidado. (PEA2) Palestras sobre casos precedentes e exemplos por instrutores do curso; (PEA3) Críticas a pesquisa específica, desenho, conceção e desenvolvimento de cada equipa; (PEA4) Instrução de competências/técnicas/software em formato Palestra; (PEA5) Horas de tempo livre para trabalho autónomo, completar leituras, pesquisa e protótipos; (PEA6) Apresentação e discussão pública do trabalho Final e Exposição."

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As PEA foram concebidas para garantir uma correspondência direta entre os OA e as práticas pedagógicas adotadas, promovendo um desenvolvimento equilibrado das competências esperadas. Sessões expositivas e participativas: As palestras iniciais e discussões em grupo proporcionam aos estudantes o enquadramento teórico necessário para compreenderem os conceitos fundamentais da unidade curricular, alinhando-se com os objetivos de desenvolver competências de análise crítica e reflexão. Trabalho prático: A realização de exercícios práticos e a resolução de problemas em cenários reais fomentam a aplicação dos conhecimentos adquiridos, em conformidade com os objetivos de aplicar técnicas e metodologias relacionadas com o tema da UC. Métodos colaborativos: O trabalho em equipa e a co-criação de soluções incentivam a interação entre os estudantes, promovendo a capacidade de trabalhar em contextos colaborativos, em linha com os objetivos relacionados com a integração de perspetivas diversas e a adaptação a realidades sociais e culturais distintas. Acompanhamento contínuo e feedback: As discussões periódicas com o docente garantem que os estudantes recebem orientação ao longo do processo, permitindo o ajuste e melhoria do trabalho em função dos objetivos de aprendizagem. Apresentação final e avaliação formativa: A apresentação perante um painel permite aos estudantes sintetizar e comunicar de forma clara e fundamentada os resultados do seu trabalho, o que contribui para o desenvolvimento de competências de comunicação e pensamento crítico, previstas nos objetivos da UC. Estas metodologias garantem que os estudantes adquiram competências práticas e estratégicas alinhadas com os objetivos da unidade curricular, promovendo uma aprendizagem integrada, reflexiva e orientada para a aplicação em contextos reais.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


'Czischke, D., Peute, M., & Brysch, S. (2023). Together:Towards collaborative living.TU Delft Hemström, K., Simon, D.,Palmer, H., & Polk, M. (2021). Transdisciplinary knowledge co-production for sustainable cities: A guide for sustainable cities.Practical Action Kendall, S. H. (2021).Residential architecture as infrastructure.Routledge Knaack, U. (2008). Prefabricated systems:Principles of construction.Birkhäuser Lorente, D., Sakamoto, T., Devesa, R., & Bugés, M. (Eds.). (2023). Cohousing in Barcelona:Designing, building and living for cooperative models.Actar Publishers Nissen, H. (1972). Industrialized building and modular design. Crosby Lockwood Staples Parvin, A., Saxby, D.,Cerulli, C., & Schneider, T. (2011). A right to build:The next mass-housebuilding industry.University of Sheffield Sanoff, H. (2000). Designing with community:Participatory practices in architecture and planning.McGraw-Hill Smith, R. E., & Quale, J. D.(2017). Offsite architecture:Constructing the future.Routledge

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-03-03