Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04823
Acrónimo :
04823
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
22.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
20.0h/sem
Seminario (S) :
6.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
69.0h/sem
Trabalho Autónomo :
81.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


"(OG1) Promover uma nova abordagem para repensar o papel das universidades na construção do futuro, questionando modelos de ensino e aprendizagem num mundo em rápida transformação; (OG2) Estimular a exploração de estratégias radicais e utópicas para reformular modelos espaciais, sociais e educativos; (OG3) Explorar a colaboração interdisciplinar, integrando conhecimentos de Literatura, Artes e Media, Arquitetura, Paisagem, Fotografia e Artes Visuais; (OG4) Questionar paradigmas convencionais e criar novas dinâmicas de intervenção, utilizando o Campus da Universidade como laboratório experimental para novas dinâmicas educativas, incentivando abordagens contraculturais; (OG5) Reforçar a colaboração internacional, integrando conhecimento de parceiros globais para enriquecer práticas e soluções. "

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


"OA1) Refletir criticamente sobre os desafios da educação no futuro, questionando paradigmas existentes e explorando novas abordagens pedagógicas. (OA2) Investigar como a imaginação radical e utópica pode reformular modelos espaciais, sociais e educativos, promovendo soluções inovadoras e sustentáveis. (OA3) Integrar conhecimentos de diferentes áreas, como Literatura, Artes & Media, Arquitetura, Paisagem, Fotografia e Artes Visuais, fomentando a colaboração interdisciplinar. (OA4) Aplicar metodologias práticas para conceber propostas experimentais e criativas, incentivando uma abordagem especulativa e provocadora. (OA5) Explorar o Campus da Universidade como um laboratório experimental para testar e propor novos modelos de interação comunitária. (OA6) Enfrentar desafios emergentes na arquitetura e no urbanismo, promovendo soluções adaptáveis e inovadoras."

Conteúdos Programáticos / Syllabus


"Sessão Online – Atividades Pré-Workshop Abertura e apresentação da equipa Aprendizagem colaborativa e sessão de perguntas e respostas Atividades Presenciais (BIP) 1.ª Masterclass: Colaboração e Interdisciplinaridade Palestra 1: Comuns Palestra 2: Transdisciplinaridade Workshop 1 – ROLEPLAYING Mesa-redonda 1 & Laboratório de Trabalho 1 2.ª Masterclass: Imaginação Radical e Utopista Palestra 3: Educação Palestra 4: Literatura Palestra 5: Artes e Media Workshop 2 – STORYTELLING Mesa-redonda 2 & Laboratório de Trabalho 2 3.ª Masterclass: O Campus como um Ecossistema Palestra 6: Arquitetura Palestra 7: Paisagem Palestra 8: Fotografia Workshop 3 – IMAGE(NING) Visita de Campo Laboratório: Criar uma Intervenção Palestra 10: Criatividade Palestra 11: Artes Visuais e Banda Desenhada Workshop 4 – (PRO)TESTING Laboratório: Intervir no Território Laboratório de Trabalho – Instalação Coletiva Apresentação final Sessão Online – Atividades Pós-Workshop Reflexão crítica sobre os resultados"

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos garantem a articulação dos OG e OA. A 1.ª MC responde ao OG3 e OA3, ao integrar conhecimentos de diversas áreas das humanidades. O debate sobre Comuns e Transdisciplinaridade estimula a reflexão crítica e a partilha de conhecimento (OA1). A 2.ª MC explora estratégias inovadoras para a transformação do ensino e dos espaços universitários (OG2 e OA2), incentivando abordagens especulativas e provocadoras (OA4). Workshops e debates sobre o futuro desafiam os participantes a questionar paradigmas existentes e propor soluções visionárias (OG1 e OA1).A 3.ª MC concretiza o OG4 e OA5, utilizando o Campus como um laboratório experimental. As Visita de Campo e Intervenções fomentam a experimentação prática e o envolvimento urbano, reforçando competências para enfrentar desafios emergentes na arquitetura e urbanismo (OA6). A reflexão crítica e a forte componente internacional (OG5), enriquecem a experiência dos participantes com perspetivas diversas e inovadoras.

Avaliação / Assessment


"(PA1) Dado o carácter eminentemente prático, a avaliação é realizada exclusivamente através de um regime contínuo ao longo do semestre. Este implica uma presença mínima de 70% nas aulas, discussões periódicas dos exercícios e a apresentação final a um painel de docentes. A nota final resulta da seguinte ponderação: 70% exercício, 10% participação nas aulas e 20% apresentação final (obrigatória); (PA2) A UC não inclui, no seu sistema de avaliação, a realização de exame final."

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


"(PEA1) Palestra introdutória com convidados. (PEA2) Palestras sobre casos precedentes e exemplos por instrutores do curso; (PEA3) Críticas a pesquisa específica, desenho, conceção e desenvolvimento de cada equipa; (PEA4) Instrução de competências/técnicas/software em formato Palestra; (PEA5) Horas de tempo livre para trabalho autónomo, completar leituras, pesquisa e protótipos; (PEA6) Apresentação e discussão pública do trabalho Final e Exposição."

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


"As PEA de ensino foram concebidas para garantir uma correspondência direta entre os OA e as práticas pedagógicas adotadas, promovendo um desenvolvimento equilibrado das competências esperadas. Sessões expositivas e participativas: As palestras iniciais e discussões em grupo proporcionam aos estudantes o enquadramento teórico necessário para compreenderem os conceitos fundamentais da unidade curricular, alinhando-se com os objetivos de desenvolver competências de análise crítica e reflexão. Trabalho prático: A realização de exercícios práticos e a resolução de problemas em cenários reais fomentam a aplicação dos conhecimentos adquiridos, em conformidade com os objetivos de aplicar técnicas e metodologias relacionadas com o tema da UC. Métodos colaborativos: O trabalho em equipa e a co-criação de soluções incentivam a interação entre os estudantes, promovendo a capacidade de trabalhar em contextos colaborativos, em linha com os objetivos relacionados com a integração de perspetivas diversas e a adaptação a realidades sociais e culturais distintas. Acompanhamento contínuo e feedback: As discussões periódicas com o docente garantem que os estudantes recebem orientação ao longo do processo, permitindo o ajuste e melhoria do trabalho em função dos objetivos de aprendizagem. Apresentação final e avaliação formativa: A apresentação perante um painel permite aos estudantes sintetizar e comunicar de forma clara e fundamentada os resultados do seu trabalho, o que contribui para o desenvolvimento de competências de comunicação e pensamento crítico, previstas nos objetivos da UC. Estas metodologias garantem que os estudantes adquiram competências práticas e estratégicas alinhadas com os objetivos da unidade curricular, promovendo uma aprendizagem integrada, reflexiva e orientada para a aplicação em contextos reais."

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


"Coleman, N. (2005). Utopias and architecture. Routledge Colomina, B., Galán, I. G., Kotsioris, E., & Meister, A.-M. (Eds.). (2022). Radical pedagogies. The MIT Press Fitz, A. & Krasny, E., (Eds.). (2019). Critical care: Architecture and urbanism for a broken planet. MIT Press Harriss, H., & Froud, D. (Eds.). (2015). Radical Pedagogies: Architectural Education and the British Tradition. RIBA Publishing Culek, J. (2020). ""Utopia as a Critical Method."" Archined Gadanho, P. (2015). ""Back to Life, Back to Reality: The 'New Normal.'"" Shrapnel Contemporary Jedenov, K., & Afonso, F. (2017). ""Crisis as the New Normal: Preparing Architecture Students for Uncertainty in Social, Economic and Ecological Dynamics."" Charrette, 4(1), 40-57 Kasperzyk, D. (1991).""Pragmatic Utopias: Planning With Nature."" Living Together. Sustainable Community Development, 29, 44 Waterman, T. (2016).""Utopian Method for Minds, Bodies, and Media in Architectural Design"". Open Library of Humanities, 2(2), 1–29"

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-03-03