Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Objetivos Gerais / Objectives
Os estudantes devem desenvolver competências para interpretar e comparar relatórios financeiros e relatórios de sustentabilidade e conhecer as tendências internacionais sobre este tema.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta Unidade Curricular, os estudantes devem ser capazes de: i) Interpretar e comparar relatórios financeiros ii) Interpretar e comparar relatórios de sustantabilidade iii) Discutir as tendências internacionais sobre relato financeiro e relato de sustentabilidade.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Capítulo 1 - Relatórios financeiros: interpretação e comparação Capítulo 2 - Relatórios de sustentabilidade: interpretação e comparação Capítulo 3 - Tendências internacionais sobre relato financeiro e relato de sustentabilidade
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Tendo por base os objetivos específicos inerentes à unidade curricular, os conteúdos programáticos são com eles alinhados através das seguintes conexões: OA1 – Ponto 1 do programa; OA2 – Ponto 2 do programa; OA3 – Ponto 3 programa.
Avaliação / Assessment
O processo de avaliação na unidade curricular é realizado através de duas modalidades distintas: 1. Avaliação periódica: compreende a realização de Trabalhos de grupo (30%) e de uma Teste final (70%). A nota mínima no teste final é de 8,5 valores; 2. Exame: compreende um Exame Final com ponderação de 100%.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Na aquisição das competências identificadas nos objetivos gerais e específicos, são definidas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1 - Expositivas, com apresentação do quadro teórico dos conteúdos programáticos; MEA2 - Participativas, através da aplicação de casos práticos, através da participação ativa dos estudantes, ilustrativos dos diversos conteúdos programáticos; MEA3 - Autoestudo, através da realização de trabalho autónomo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objetivos (AO). Assim, são as seguintes as conexões das dessas metodologias e os tópicos programáticos: MEA1 – Transversal a todos os tópicos programáticos; MEA2 - Transversal a todos os tópicos programáticos; MEA3 - Transversal a todos os tópicos programáticos.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
PKF, 2023, Interpretation and Application of IFRS Standards, John Wiley & Sons. Gwendolen White, 2021, Sustainability Reporting Doing Well by Doing Good, KendallHunt Publishing.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Nobes, C., and Parker, R., 2020, Comparative International Accounting, Pearson.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-03-13