Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Comportamento Organizacional
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC visa proporcionar aos alunos a aprendizagem dos principais conceitos e modelos teóricos sobre gestão da diversidade e inclusão, essenciais para assegurar uma gestão justa, não discriminatória e potencializadora das oportunidades e vantagens advindas da diversidade de pessoas no contexto de trabalho. Face à crescente diversificação da sociedade e respetivo mercado de trabalho, assim como aumento de equipas multinacionais, torna-se fundamental dotar os futuros gestores de competências e conhecimentos que os capacitem para intervir nestes domínios. Sendo uma UC iminentemente teórico-prática, pretende-se que o/as aluno/as adquiram conhecimento sobre os principais conceitos e modelos teóricos, mas também sobre instrumentos de diagnóstico e intervenção, que auxiliem a sua atuação nos diferentes domínios.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os alunos que completem esta unidade curricular serão capazes de: OA1: Distinguir diferentes tipos de diversidade OA2: Identificar e avaliar criticamente desafios, oportunidades e vantagens da diversidade no contexto de trabalho OA3: Identificar e avaliar criticamente práticas discriminatórias e preconceituosas no contexto de trabalho OA4: Refletir sobre o papel da gestão na promoção de um ambiente de trabalho inclusivo e não discriminatório
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Módulo 1: O que se entende por diversidade e inclusão 1. Alterações sociodemográficas nas sociedades contemporâneas 2. A igualdade e o direito ao emprego como direito humano fundamental 3. Estereótipos e preconceito 4. Atitudes e práticas discriminatórias Módulo 2: Diversidade no trabalho 1. Implicações da diversidade para o contexto de trabalho 2. Desafios, oportunidades e vantagens de equipas diversas 3. Práticas geradoras de (des)igualdade no trabalho Módulo 3: Gestão da diversidade no trabalho 1. O papel da gestão na promoção de ambientes de trabalho inclusivos e não-discriminatórios 2. Gestão da diversidade numa perspetiva internacional e multicultural 3. Diagnóstico e resolução de problemas de desigualdade e discriminação no trabalho 4. Planos de gestão da diversidade e inclusão
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
O Módulo A fornece conteúdos teóricos e aplicados que permitem alcançar o OA1 (distinguir diferentes tipos de diversidade). O Módulo B fornece conteúdos teóricos e aplicados que permitem alcançar os OA2 (identificar e avaliar criticamente desafios, oportunidades e vantagens da diversidade no contexto de trabalho) e OA3 (identificar e avaliar criticamente práticas discriminatórias e preconceituosas no contexto de trabalho). O Módulo C fornece conteúdos teóricos e aplicados que permitem alcançar o OA4 (refletir sobre o papel da gestão na promoção de um ambiente de trabalho inclusivo e não discriminatório).
Avaliação / Assessment
A avaliação na UC segue as modalidades de avaliação previstas no RGACC, especificamente a avaliação ao longo do semestre e a avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre implica a assiduidade em, pelo menos, 80% das aulas. Compreende os seguintes instrumentos de avaliação: trabalho de grupo com relatório escrito (30%) e apresentação na aula (10%); teste escrito individual sem consulta (60%). Em cada instrumento a classificação deverá ser igual ou superior a 8 valores. A aprovação é obtida com classificação final igual ou superior a 9,5 valores. A avaliação por exame integra a realização de uma prova individual escrita sem consulta (100%). Esta corre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide sobre toda a matéria lecionada na UC. A aprovação é obtida com classificação igual ou superior a 9,5 valores. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre. Para além do RGACC, outros documentos de referência para o processo de avaliação são o Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial (REEE) e o Código de Conduta Académica, cuja leitura se recomenda.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino compreende aulas teórico-práticas. O trabalho autónomo ocupa 125 horas divididas entre 62 horas para estudo e exame e 63 horas para elaboração do trabalho de grupo. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; participativas, com análise e resolução de exercícios práticos e discussão de casos; ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo; auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, que inclui leituras e exercícios.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta UC requer a aquisição de conceitos e quadros teóricos fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos pelo que a utilização de metodologias de ensino-aprendizagem expositivas permite abranger todo os OAs. Da mesma forma, a UC requer a experimentação prática, o que é facilitado pelo uso de metodologias participativas e ativas, com análise e resolução de exercícios práticos individuais e de grupo e discussão de casos de estudo que permitem a aplicação de conhecimentos e abrange todos os OAs. A consolidação da aquisição de conhecimentos e sua aplicabilidade implica trabalho autónomo por parte do estudante, nomeadamente leitura da bibliografia aconselhada e resolução de exercícios, novamente abrangendo todos os OAs.
Observações / Observations
O uso do ChatGPT ou similar é permitido, dentro de limites éticos, para apoio à pesquisa de informação; não deve ser utilizado para criar conteúdo do relatório; o seu uso deve estar claramente indicado no relatório escrito, assim como a prompt utilizada para a geração do conteúdo. Atendendo aos limites deste tipo de ferramentas, o estudante é responsável por validar a informação fornecida pela mesma, incluído URLs e referências. Os conteúdos programáticos da UC contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 5 e 8.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Barak, M. (2017). Managing diversity: toward a globally inclusive workplace. London: Sage. Bendl, R., Bleijenbergh, I., Henttonen, E., & Mills, A.J. (Eds.) (2015). The Oxford Handbook of Diversity in Organizations. Oxford, UK: Oxford University Press. Köllen, T. (2021). Diversity management: A critical review and agenda for the future. Journal of Management Inquiry, 30(3), 259-272. Robbins, S. & Judge T. (2024). Organizational Behavior - 19Th Edition. Edinburghgate, Harlow: Pearson Education. Roberson, Q. M. (2019). Diversity in the workplace: A review, synthesis, and future research agenda. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 6, 69–8.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Brief, A. P. (ed.) (2008): Diversity at Work. Cambridge: Cambridge University Press. Colella, A., & King, E. (Eds.). (2018). The Oxford Handbook of Workplace Discrimination. Oxford University Press. Gajjar, T., & Okumus, F. (2018). Diversity management: What are the leading hospitality and tourism companies reporting?. Journal of Hospitality Marketing & Management, 27(8), 905-925. Kalargyrou, V., & Costen, W. (2017). Diversity management research in hospitality and tourism: past, present and future. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 29(1), 68-114. Klarsfeld, A. (Ed.) (2010). International Handbook on Diversity Management at Work: Country Perspectives on Diversity and Equal Treatment. Cheltenham, UK: Edward Elgar Publishing. Olsen, J. E., & Martins, L. L. (2012). Understanding organizational diversity management programs: A theoretical framework and directions for future research. Journal of Organizational Behavior, 33(8), 1168-1187. Syed, J., & Özbilgin, M. (2015). Managing Diversity and Inclusion: An International Perspective. London: Sage. Wolfgruber, D., Stürmer, L., & Einwiller, S. (2022). Talking inclusion into being: communication as a facilitator and obstructor of an inclusive work environment. Personnel Review, 51(7), 1841-1860.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-08-03