Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Comportamento Organizacional
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos a aprendizagem dos principais conceitos e modelos teóricos sobre gestão da diversidade e inclusão, essenciais para assegurar uma gestão justa, não discriminatória e potencializadora oportunidades e vantagens advindas da diversidade de pessoas no contexto de trabalho.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os alunos que completem esta unidade curricular serão capazes de: OA1: Distinguir diferentes tipos de diversidade OA2: Identificar e avaliar criticamente desafios, oportunidades e vantagens da diversidade no contexto de trabalho OA3: Identificar e avaliar criticamente práticas discriminatórias e preconceituosas no contexto de trabalho OA4: Refletir sobre o papel da gestão na promoção de um ambiente de trabalho inclusivo e não discriminatório
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: O que se entende por diversidade e inclusão 1. Alterações sociodemográficas nas sociedades contemporâneas 2. A igualdade e o direito ao emprego como direito humano fundamental 3. Estereótipos e preconceito 4. Atitudes e práticas discriminatórias CP2: Diversidade no trabalho 1. Implicações da diversidade para o contexto de trabalho 2. Desafios, oportunidades e vantagens de equipas diversas 3. Práticas geradoras de (des)igualdade no trabalho CP3: Gestão da diversidade no trabalho 1. O papel da gestão na promoção de ambientes de trabalho inclusivos e não-discriminatórios 2. Gestão da diversidade numa perspectiva internacional e multicultural 3. Diagnóstico e resolução de problemas de desigualdade e discriminação no trabalho 4. Planos de gestão da diversidade e inclusão
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: CP1 OA2: CP2 OA3: CP2, CP3 OA4: CP3
Avaliação / Assessment
Todas as aulas serão teórico-práticas. A metodologia de ensino inclui exposição teórica (método expositivo) e uma abordagem teórico-prática com exercício, debates e casos de estudo (metodologia participativa/ativa). Tecnologias interativas (ex. Mentimeter) serão utilizadas durante as aulas para estimular o envolvimento dos alunos e a co-construção de conteúdo (metodologia participativa/ativa).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Todas as aulas serão teórico-práticas. A metodologia de ensino inclui exposição teórica (método expositivo) e uma abordagem teórico-prática com exercício, debates e casos de estudo (metodologia participativa/ativa). Tecnologias interativas (ex. Mentimeter) serão utilizadas durante as aulas para estimular o envolvimento dos alunos e a co-construção de conteúdo (metodologia participativa/ativa).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologia expositiva - Transversal a todos os OA Metodologia participativa - Transversal a todos os OA Metodologia ativa - Transversal a todos os OA Auto-estudo - Transversal a todos os OA
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bendl, R., Bleijenbergh, I., Henttonen, E., & Mills, A.J. (Eds.) (2015). The Oxford Handbook of Diversity in Organizations. Oxford, UK: Oxford University Press. Brief, A. P. (ed.) (2008): Diversity at Work. Cambridge: Cambridge University Press. Colella, A., & King, E. (Eds.). (2018). The Oxford Handbook of Workplace Discrimination. Oxford University Press. Klarsfeld, A. (Ed.) (2010). International Handbook on Diversity Management at Work: Country Perspectives on Diversity and Equal Treatment. Cheltenham, UK: Edward Elgar Publishing. Powell, G.N. (2011). Managing a Diverse Workforce: Learning Activities. Thousand Oaks, CA: Sage. Syed, J., & Özbilgin, M. (2015). Managing Diversity and Inclusion: An International Perspective. London: Sage.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Barrena-Martínez, J., López-Fernández, M., & Romero-Fernández, P. M. (2017). Socially responsible human resource policies and practices: Academic and professional validation. European Research on Management and Business Economics, 23(1), 55-61. Gajjar, T., & Okumus, F. (2018). Diversity management: What are the leading hospitality and tourism companies reporting?. Journal of Hospitality Marketing & Management, 27(8), 905-925. Guillaume, Y. R. F., Dawson, J. F., Priola, V., Sacramento, C. A., Woods, S. A., Higson, H.E., Budhwar, P.S. & West, M. A. (2014). Managing diversity in organizations: An integrative model and agenda for future research. European Journal of Work and Organizational Psychology, 23, 783-802. Kalargyrou, V., & Costen, W. (2017). Diversity management research in hospitality and tourism: past, present and future. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 29(1), 68-114. Köllen, T. (2021). Diversity management: A critical review and agenda for the future. Journal of Management Inquiry, 30(3), 259-272. Singal, M. (2014). The business case for diversity management in the hospitality industry. International Journal of Hospitality Management, 40, 10-19. Wolfgruber, D., Stürmer, L., & Einwiller, S. (2022). Talking inclusion into being: communication as a facilitator and obstructor of an inclusive work environment. Personnel Review, 51(7), 1841-1860.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-03-13