Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
- Licienciatura em Gestão ou Afins
Objetivos Gerais / Objectives
1. Compreender a ciência da gestão de projeto e a sua importância para o sucesso das organizações 2. Saber identificar os principais stakeholders de um projeto e como os gerir 3. Conhecer as principais boas práticas de gestão de projeto
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os alunos deverão ser capazes de: 1. Saber identificar qual a melhor estrutura organizacional de acordo com o modelo de negócio 2. Saber usar na prática as técnicas principais de gestão de um programa e um projeto ao nível da iniciação, planeamento, execução, controlo e encerramento 3. Saber adaptar as técnicas de gestão deprograma e de projeto às circunstâncias e contexto em que este decorre
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Contexto da Gestão de Projetos 2. Gestão de Stakeholders 3. Produtos vs Programas vs Projetos 4. Áreas de Conhecimento 5. Principais Competências 6. Estruturas Tipo Project Management Office 7. Project Charter 8. Recolha de Requisitos 9. Definição do Âmbito 10. Dependências, Equipa, Prazo e Orçamento 11. Resolução de Sobrecargas 12. Otimização do Plano 13. Definição de Baseline 14. Monitorização e Controlo baseado em EVM 15. Lições Aprendidas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
A tabela seguinte estabelece a correspondência entre os Objetivos de Aprendizagem (OA) e os Conteúdos Programáticos (CP): The table below shows the coherence between the Learning Outcomes (LO) and the Course Contents (CC): OA1 - CP 1 a 6 OA2 - CP 7 ao 15 OA3 - CP 1 ao 15
Avaliação / Assessment
1. Trabalho de grupo Peso na classificação final: 50% 2. Avaliação individual Peso na classificação final: 50% A aprovação é obtida com o mínimo de 10 valores em cada componente.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
No decurso da UC recorrer-se-á a: 1. Metodologias expositivas para apresentação das matérias, seguida de esclarecimento de dúvidas 2. Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura 4. Metodologias activas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo 5. Auto-estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As Metodologias de Ensino (ME) adoptadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objectivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente: ME 1 - OA 1, OA 2, OA 3 ME 2 - OA 3 ME 3 - OA 1 e OA 2 ME 4 - OA 2 e OA 3 ME 5 - OA 1, OA 2, OA 3
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na 1ª semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Project Management Institute. (2021). A guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide) (7th ed.). Project Management Institute. Kerzner, H. (2022) Project Management. A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Controlling, 13th. ed., John Wiley & Sons, Inc., N.Y. Miguel, A. (2019) Gestão Moderna de Projectos - Melhores Técnicas e Práticas, 8ª ed.. FCA - Editora de Informática. Lisboa.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Larson, E. W., & Gray, C. F. (2021). Project management: The managerial process (8th ed.). McGraw-Hill Education. Heagney, J. (2022). Fundamentals of project management (6th ed.). AMACOM. Verzuh, E. (2019). The fast forward MBA in project management (6th ed.). John Wiley & Sons. Harrin, E. (2018). Collaboration tools for project managers: How to choose, get started, and collaborate with technology. Project Management Institute.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-03-13