Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04833
Acrónimo :
04833
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


Sistematizar a natureza conceptual das competências bem como a sua medida e expressão comportamental através dos níveis intrapessoal, interpessoal, grupal e organziacional e desenhar estratégias conducentes ao seu desenvolvimento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Com a realização desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: OA1: Explicar a natureza das competências e a sua relação com outros constructos. OA2: Descrever e contrastar os processos individuais associados às competências intrapessoais OA3: Descrever e contrastar os processos relacionais associados às competências interpessoais OA4: Descrever e contrastar os processos colectivos associados às competências de equipa e organizacionais OA5: Aplicar e analisar criticamente o desenvolvimento de competências no domínio da gestão

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Competências 1.1. Natureza e medida 1.2. Modelos de competências CP2. Competências intrapessoais 2.1. Desenvolver o auto-conhecimento 2.2. Gerir o stress pessoal 2.2. Resolver problemas de forma analítica e criativa CP3. Competências interpessoais 3.1. Construção de relações 3.2. Persuasão e influência 3.3. Motivar 3.4. Gerir o conflito CP4. Competências de equipa e organizacionais 4.1. Dar poder e delegar 4.2. Construir equipas 4.3. Liderar a mudança

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos emparelham com os objetivos de aprendizagem da seguinte forma: OA1: CP1 OA2: CP2 e CP5 OA3: CP3 e CP5 OA4: CP4 e CP5

Avaliação / Assessment


Modalidades de avaliação: 1) Avaliação periódica: Trabalho grupo (50%) Frequência em época normal (50%) Requisitos: Nota mínima de 8 valores em cada prova (ou conjunto de provas individuais). Aprovação com uma média mínima de 10 valores. É exigida assiduidade mínima de acordo com as normas em vigor. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino e aprendizagem para a aquisição das competências definidas para a unidade curricular são as seguintes: 1) Expositivas: Para apresentação dos diversos conceitos e quadros teóricos. 2) Participativas: Nos diversos pontos serão analisados e resolvidos exercícios de aplicação. 3) Ativas: Com a realização de exercícios e casos e com a realização do trabalho de grupo. 4) Autoestudo: Trabalho autónomo dos alunos acompanhando o planeamento das aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As principais interligações entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem são: Expositivas - OA1 a OA5 Participativas - OA1 a OA5 Ativas - OA1 a OA5 Autoestudo - OA1 a OA5

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Turner, P. (2021). The Making of the Modern Manager: Mapping Management Competencies from the First to the Fourth Industrial Revolution. Springer. Whetten, D. & Cameron, K. (2020). Developing management skills (8 ed.). Prentice Hall.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bartram, D. & SHL Group (2005). The great eight competencies: A criterion-centric approach to validation. Journal of Applied Psychology, 90, 1185-1203 CIPD. (2022). Competence and Competency Frameworks, https://www.cipd.org/en/knowledge/factsheets/competency-factsheet/ Cook, S. (2018). The Effective Manager: The management skills for high performance. ITgp. Roe, R. (2014). Using competences in employee development. The Wiley Blackwell handbook of the psychology of training, development, and performance improvement, p. 303-335. Vainieri, M., Ferre, F., Giacomelli, G., & Nuti, S. (2019). Explaining performance in health care: How and when top management competencies make the difference. Health Care Management Review, 44(4), 306-317.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-03-13