Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04845
Acrónimo :
04845
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
- Presencial (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
- Presencial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ação Humanitária

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Domínio de inglês.

Objetivos Gerais / Objectives


"1) Fornecer aos estudantes as bases teóricas para compreender e analisar criticamente a interação entre riscos ambientais, contextos humanitários, resiliência e desenvolvimento sustentável 2) Fornecer uma visão global da forma como os sistemas internacionais e as estruturas de governação abordam os riscos ambientais e os esforços de reforço da resiliência, salientando o papel das políticas locais e respetivas aplicações práticas 3) Familiarizar os estudantes com as questões sócio-ecológicas contemporâneas associadas ao trabalho humanitário através de exemplos de comunidades que enfrentam desafios ambientais e respetivas respostas 4) Incentivar a exploração e aplicação de novos instrumentos, tecnologias e práticas para desenvolver abordagens adaptadas a riscos ambientais específicos 5) Oferecer ferramentas conceptuais e práticas para estudar os impactos dos desafios globais em contextos locais de redução do risco de catástrofes, envolvimento da comunidade e criação de resiliência"

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


The curricular unit has knowledge objectives that aim at students’ understanding, consolidation, and application of established perspectives and guidelines on risk and resilience. Accordingly, the teaching method consistently combines a theoretical and conceptual component of learning with a practice of observation and application of the perspectives and guidelines learned. The theoretical part includes both in-class instruction and discussion of assigned readings. Readings are up-to-date research articles, handbooks, international agreements, guidelines, and best-practice manuals. The practical part includes case study presentations both by the professor and by the students themselves, applying the contents learned to concrete cases of disaster, risk and resilience, in the form of a project. Projects are focused on real-life cases of risks and disasters, which are critically reconstructed, and each group member will be expected to focus on a particular aspect of the case (e.g. risk mitigation, science communication, post-disaster recovery, resilience backcasting, governance deficiencies). Thus, a methodology that combines the demonstration and discussion of content, in dialogue with guidelines, best-practices and real-life cases and scenarios, is considered appropriate and stimulating for the course.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


"CP1) Conceitos centrais nas relações homem-ambiente: natureza, tecnologia e risco CP2) O Antropoceno: calculabilidade e previsibilidade dos riscos num mundo instável CP3) Os discursos ambientais: desenvolvimento sustentável, futuro, adaptação CP4) Ciência, política, prática: alterações climáticas, eventos extremos, responsabilidades CP5) Comunidades sustentáveis: participação, deliberação, transição CP6) Mitigação dos riscos de catástrofe e governação CP7) Comunicação de Governo a Cidadão (G2C) e práticas públicas em contextos de pré- e pós-catástrofe CP8) Estudos de casos do Norte e do Sul Global"

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


"1) Os conteúdos programáticos CP1, CP2, CP3 e CP4 estão associados ao OA1 através da reflexão sobre as principais abordagens à tecnologia, ao risco e ao ambiente, e conceitos sobre ciência, política e prática 2) Os conteúdos CP4, CP5, CP6 e CP7 estão associados ao OA2 através da análise crítica de políticas e práticas a nível público e comunitário em torno dos riscos e da resiliência 3) Os CP4, CP5, CP6, CP7 e CP8 associam-se ao OA3 através da análise de casos de gestão de riscos ambientais, e respostas resilientes baseadas nas melhores práticas 4) Os CP5, CP6 e CP7 estão ligados ao OA4 através da demonstração de competências de comunicação adaptadas a diferentes públicos 5) Os CP1, CP2, CP3, CP4, CP6 e CP8 articulam-se com o OA5 através da identificação de especificidades da avaliação, gestão e mitigação de riscos ambientais 6) Os CP1, CP2, CP3, CP4 e CP8 articulam-se com o OA6 na identificação das influências políticas, económicas e éticas na relação entre o local e o global"

Avaliação / Assessment


"Na avaliação ao longo do semestre, os estudantes serão avaliados através das seguintes componentes: 1) Apresentação em grupo de estudo de caso - projeto final (40%). Os grupos serão compostos por 3 a 4 alunos. Espera-se que cada membro do grupo se concentre num aspeto particular do caso (por exemplo, mitigação do risco, comunicação do risco, recuperação pós-catástrofe, resiliência, backcasting); 2) Relatório escrito individual do projeto baseado no estudo de caso preparado ao longo do semestre (60%) Máximo de 3000 palavras. A avaliação ao longo do semestre pressupõe a assistência a 2/3 das aulas. Na avaliação por exame, os estudantes serão avaliados através de um relatório escrito individual baseado num estudo de caso (100%). Máximo de 5000 palavras."

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Seminário teórico-prático, utilizando um método expositivo e demonstrativo com apresentação de exemplos de casos concretos (professor, estudantes e profissionais convidados). O seminário fará uso extensivo de material digital/visual, documentos políticos e diretrizes de boas práticas. Os estudantes deverão efetuar leituras semanais, contribuir para os debates nas aulas, e desenvolver e apresentar exercícios com estudos de caso (individualmente e em grupo).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A unidade curricular tem objectivos de conhecimento que visam a compreensão, consolidação e aplicação, por parte dos estudantes, de perspectivas e orientações estabelecidas sobre o risco e a resiliência. Neste sentido, o método de ensino combina consistentemente uma componente teórica e conceptual de aprendizagem com uma prática de observação e aplicação das perspectivas e orientações aprendidas. A componente teórica inclui tanto a lecionação em sala de aula como a discussão de leituras recomendadas. As leituras são artigos de investigação actuais, livros, acordos internacionais, diretrizes e manuais de boas práticas. A componente prática inclui apresentações de estudos de caso, tanto pelo professor como pelos próprios estudantes, aplicando os conteúdos aprendidos a casos concretos de catástrofe, risco e resiliência, sob a forma de um projeto. Os projectos centram-se em casos reais de riscos e catástrofes, que são reconstruídos criticamente, e cada membro do grupo deverá centrar-se num aspeto particular do caso (por exemplo, mitigação do risco, comunicação científica, recuperação pós-catástrofe, backcasting da resiliência, lacunas de governação). Assim, uma metodologia que combine a demonstração e discussão de conteúdos, em diálogo com diretrizes, boas práticas e casos e cenários reais, é considerada adequada e estimulante para o curso.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


"Balducci, A., Chiffi, D., & Curci, F. (2020). Risk and Resilience: Socio-Spatial and Environmental Challenges. Springer. Beck, U. (2008). World at risk: the new task of critical theory. Development and society, 37(1), 1-21. Eslamian, S., Eslamian, F. (eds.) (2021). Handbook of Disaster Risk Reduction for Resilience. New Frameworks for Building Resilience to Disasters. Springer Fakhruddin, B., Clark, H., Robinson, L., & Hieber-Girardet, L. (2020). Should I stay or should I go now? Why risk communication is the critical component in disaster risk reduction. Progress in Dist. Sci., 8, 100139. The UN (2015). Sendai Framework for Disaster Risk Reduction. https://www.undrr.org/implementing-sendai-framework/what-sendai-framework Sovacool, B.K., Tan-Mullins, M., & Abrahamse, W. (2018). Bloated bodies and broken bricks: Power, ecology, and inequality in the political economy of natural disaster recovery. World Dev., 110, 243-255.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


"Agrawal, A. (2011). A positive side of disaster. Nature, 473, 291-292. https://doi.org/10.1038/473291a Agyepong, L.A., & Liang, X. (2023). Mapping the knowledge frontiers of public risk communication in disaster risk management. J. of Risk Res., 26, 302-323. Burgess, A., Wardman, J. & Mythen, G. (2018). Considering risk: placing the work of Ulrich Beck in context, Journal of Risk Research, 21(1), 1-5. https://doi.org/10.1080/13669877.2017.1383075 Castree, N. et al. (2014). Changing the intellectual climate. Nature Climate Change, 4(9), 763-768. https://doi.org/10.1038/nclimate2339 Contreras, S. & Niles, S. (2022). Building resilience through informal networks and community knowledge sharing: post-disaster health service delivery after Hurricane Maria, Environmental Hazards, 21(5), 433-452, https://doi.org/10.1080/17477891.2022.2049191 DeLeo, R. A., Taylor, K., Crow, D. A., & Birkland, T. A. (2021). During disaster: Refining the concept of focusing events to better explain long-duration crises. International Review of Public Policy, 3(1) 5-28. https://doi.org/10.4000/irpp.1868 Elie, M. (2024). Toward a complex socio‐environmental understanding of drought: The contribution of the social sciences and humanities. Wiley Interdisciplinary Reviews: Climate Change, e907. Frew, S. L. (2019). Harnessing the power of social media for disaster risk reduction and the mitigation planning process. In Risk Communication and Community Resilience (pp. 104-122). Routledge. Gill, A. M. (2005). Landscape fires as social disasters: An overview of ‘the bushfire problem’, Global Environmental Change Part B: Environmental Hazards, 6(2), 65-80, https://doi.org/10.1016/j.hazards.2005.10.005 Howes, M., Wortley, L., Potts, R., Dedekorkut-Howes, A., Serrao-Neumann, S., Davidson, J., et al. (2017). Environmental sustainability: A case of policy implementation failure? Sustainability, 9(2), 165. Islam S., Chu, C., Smart, J. C. R. & Liew, L. (2020). Integrating disaster risk reduction and climate change adaptation: a systematic literature review, Climate and Development, 12:3, 255-267. https://doi.org/10.1080/17565529.2019.1613217 Lahsen, M., & Ribot, J. (2022). Politics of attributing extreme events and disasters to climate change. Wiley Interdisciplinary Reviews: Climate Change, 13(1), e750. Liu, Y., Zhu, J., Shao, X., Adusumilli, N.C., & Wang, F. (2021). Diffusion patterns in disaster-induced internet public opinion: based on a Sina Weibo online discussion about the ‘Liangshan fire’ in China, Environmental Hazards, 20, 163-187. DOI: 10.1080/17477891.2020.1758608 Mawa, C., Tumusiime, D.M., Babweteera, F., Okwir, E., & Tabuti, J.R.S. (2023). Community-based forest management promotes survival-led livelihood diversification among forest-fringe communities in Uganda. Frontiers in For. Glob. Change (6) 1125247. https://doi.org/10.3389/ffgc.2023.1125247 Molloy, M. & Joslin, A. (2023). Applying a framework of environmental and climate change adaptation to evaluate government intervention in coastal Louisiana, Environmental Hazards, 22:5, 421-436. https://doi.org/10.1080/17477891.2023.2183811 Ribot, J. (2014). Cause and response: vulnerability and climate in the Anthropocene, Journal of Peasant Studies, 41, 667-705. http://dx.doi.org/10.1080/03066150.2014.894911 Sakurai, M., & Shaw, R. (Eds.). (2021). Emerging Technologies for Disaster Resilience: Practical Cases and Theories. Berlin/Heidelberg, Germany: Springer. Schipper, E. L. F., Thomalla, F., Vulturius, G., Davis, M., & Johnson, K. (2016). Linking disaster risk reduction, climate change and development. International Journal of Disaster Resilience in the Built Environment, 7(2), 216-228. Segovia, A. C. R. (2021). Climate Fiction and its Narratives:(Non) Secularists imaginaries for the environmental collapse. Exchanges: The Interdisciplinary Research Journal, 8(2), 47-68. Shimizu, M., & Clark, A. L. (2019). Nexus of resilience and public policy in a modern risk society. Springer Singapore. Sun, L. & Liu, X. (2024). Identifying different frames of resilience– vulnerability nexus in disaster study, Environmental Hazards, 23:2, 113-129, https://doi.org/10.1080/17477891.2023.2220948 UNDRR. (2015). The state of DRR at the local level: A 2015 report on the patterns of disaster risk reduction at local level. https://www.undrr.org/media/14914/download UNDRR (2005). Hyogo framework for action 2005–2015: Building the resilience of nations and communities to disasters. https://digitallibrary.un.org/record/574876/files/A_CONF-206_6-EN.pdf Üzelgün, M. A. (2022). Portrayals of climate change and drought in the politically oriented Turkish press: Socialist, Islamist, and Nationalist accounts of extreme weather in 2007 and 2014. In W. F. Leal & E. Manolas (Eds.) Climate Change in the Mediterranean and Middle Eastern Region. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-78566-6_8 Whittle, R., Walker, M., Medd, W., & Mort, M. (2012). Flood of emotions: Emotional work and long-term disaster recovery. Emotion, Space and Society, 5(1), 60-69."

Data da última atualização / Last Update Date


2025-03-27