Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04861
Acrónimo :
04861
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
- Presencial (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
6.0h/sem
- Presencial (PL) :
6.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
- Presencial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Licenciatura em Psicologia.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem como objetivo fornecer aos estudantes uma compreensão aprofundada dos quadros teóricos e dos princípios orientadores da Psicopatologia do Desenvolvimento, capacitando-os a entender as trajetórias de desenvolvimento típico e atípico na infância e adolescência. Ancorados nesses quadros teóricos e princípios orientadores, pretende-se ainda que os estudantes adquiram conhecimentos sobre os fatores explicativos e os mecanismos subjacentes às principais perturbações psicológicas que ocorrem durante a infância e adolescência. Espera-se que os estudantes reflitam sobre os contributos da Psicopatologia do Desenvolvimento para a avaliação e intervenção com crianças e adolescentes, incluindo em contextos de adversidade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, o estudante deve ser capaz de: OA1. Explicar os principais quadros teóricos que fundamentam a Psicopatologia do Desenvolvimento (PD); OA2. Definir os princípios orientadores da PD, demonstrando a sua aplicação na compreensão das trajetórias de desenvolvimento típico e atípico; OA3. Compreender a pertinência de um modelo centrado em múltiplos níveis de influência para a compreensão do desenvolvimento típico e atípico; OA4. Descrever as principais perturbações psicológicas que ocorrem durante a infância e adolescência, utilizando uma abordagem desenvolvimental; OA5. Identificar fatores de risco e de manutenção associados às principais perturbações psicológicas que ocorrem durante a infância e adolescência; OA6. Conhecer as metodologias de investigação em PD; OA7. Discutir como os conhecimentos em PD podem contribuir para a avaliação e intervenção com crianças e adolescentes, considerando abordagens baseadas em evidências e práticas éticas e culturalmente sensíveis.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução à Psicopatologia do Desenvolvimento: 1.1. História da Psicopatologia do Desenvolvimento. 1.2. Quadros teóricos de referências. 1.3. Metodologias de investigação em Psicopatologia do Desenvolvimento. CP2. Princípios orientadores da Psicopatologia do Desenvolvimento: 2.1. Risco, proteção e resiliência. 2.2. Equifinalidade e Multifinalidade. 2.3. Trajetórias de desenvolvimento. 2.4 Múltiplos níveis de análise, epigénese e plasticidade desenvolvimental. 2.5. Modelos categoriais e dimensionais de classificação. CP3. Perspetiva desenvolvimental das perturbações mais frequentes na infância e adolescência: 3.1. Perturbações do Neurodesenvolvimento. 3.2. Perturbações de Ansiedade. 3.3. Perturbações do Humor. 3.4. Perturbações do Comportamento. 3.5. Perturbações do Sono, da Alimentação e do Choro. 3.6. Trauma, Stress e Perturbações de Privação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Todos os objetivos de aprendizagem são concretizados através dos conteúdos programáticos. Os objetivos 1 a 3 serão alcançados pelo CP1 e CP2, onde os estudantes conhecerão a história da Psicopatologia do Desenvolvimento (PD) e os principais quadros teóricos que a fundamentam. Este conhecimento será aprofundado com os seus princípios orientadores, além dos modelos categoriais e dimensionais de classificação. Estas aprendizagens sustentarão os objetivos 4 e 5, abordados em CP3, onde se explorarão as principais perturbações psicológicas na infância e adolescência, incentivando a aplicação de uma abordagem desenvolvimental para compreender as suas características clínicas, prevalência, fatores de risco e impacto. Os objetivos 6 e 7 serão introduzidos no CP1, e aprofundados nos restantes, estimulando a reflexão sobre como o conhecimento científico produzido pela investigação na PD pode informar a avaliação e intervenção com crianças e adolescentes, especialmente em contextos de adversidade.

Avaliação / Assessment


Os estudantes podem realizar a presente UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. a. A avaliação ao longo do semestre inclui dois elementos obrigatórios: (1) a elaboração de um trabalho em grupo, implicando a redação de um relatório sobre análise de caso (25%) e apresentação correspondente em aula (15%); e (2) teste individual escrito (60%). Os estudantes serão aprovados se obtiverem uma nota mínima de 9.5 valores em cada um destes elementos de avaliação. b. A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC integra metodologias expositivas, participativas e ativas. As aulas teórico-práticas alternam entre metodologias expositivas e participativas. As práticas laboratoriais utilizam metodologias participativas e ativas, em particular a análise de casos práticos e debates em grupo. Estas abordagens permitem a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas teórico-práticas, essencial para a preparação dos estudantes para o 2.º ano do curso e para o exercício futuro da Psicologia. Estão previstas atividades de trabalho autónomo, orientação tutorial (OT) e supervisão dos trabalhos. As horas de trabalho autónomo destinam-se à leitura de textos de apoio às aulas e estudo, realização de exercícios em grupo e individuais de consolidação, e elaboração dos trabalhos de grupo que compõem a avaliação contínua.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino nesta UC, tanto nas horas de contacto quanto no trabalho autónomo, estão cuidadosamente alinhadas com os objetivos de aprendizagem estabelecidos. A perspetiva de ensino-aprendizagem valoriza a discussão ativa e orientada dos tópicos abordados, visando o desenvolvimento de conhecimentos, aptidões e competências pelos estudantes. As aulas teórico-práticas, que se baseiam em metodologias expositivas, desempenham um papel crucial na consecução de todos os objetivos de aprendizagem, facilitando a aquisição de conhecimentos que vão desde a teoria até à investigação dos temas abordados. Além disso, as metodologias participativas e ativas, como, por exemplo, exercícios de consolidação entre aulas e discussão de artigos científicos, tanto nas aulas teórico-práticas quanto nas práticas laboratoriais, são essenciais para consolidar, refletir criticamente sobre e aplicar os diferentes conhecimentos adquiridos, contribuindo igualmente para a concretização dos diferentes objetivos de aprendizagem desta UC. Pesquisas bibliográficas e leituras prévias e exercícios individuais e em grupo realizados pelos estudantes, que compõem as horas de trabalho autónomo, apoiarão a consolidação dos conhecimentos e a abordagem aos diferentes tópicos em sala de aula, garantindo-se a interligação entre as horas de contacto e de trabalho autónomo, e o envolvimento dos estudantes. A análise de casos e debate em grupo a implementar nas aulas de prática laboratoriais, assim como no trabalho prático de grupo que integra a avaliação ao longo do semestre (ver Avaliação), desempenham um papel crucial na realização dos objetivos 4 a 6, em particular. Eles estimulam o desenvolvimento das competências necessárias para aplicar quadros teóricos e evidências empíricas, incluindo no que concerne aos fatores de risco, proteção e manutenção, ao estudo das principais perturbações psicológicas na infância e adolescência.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Butcher, J.N., & Kendall, P.C. (2018). APA Handbook of Psychopathology. Volume 2: Child and adolescent psychopathology. American Psychological Association. Marsh, E.J., Wolfe, D., & Williams, K. (2023). Child Psychopathology. (8th ed.). Cengage. Cicchetti, D. (2016). Developmental psychopathology (3rd ed). New York: Wiley. Thapar, A., Pine, D., Leckman, J., Scott, S., Snowling, M., & Taylor, E. (2015). Rutter's Child and Adolescent Psychiatry. New York: Wiley. Venda, A., Sharp, C., Fletcher, J., & Fonagy, P. (2021). Developmental psychopathology. West Sussex: Wiley Blackwell. Volkmar, F., Lebowitz, E.R., & Sukhodolsy, D. (2021). Developmental Psychopathology: An Introduction. Wolters Kluwer.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Achenbach, T. (2020). Bottom-up and top-down paradigms for psychopathology: A half-century odyssey. Annual Review in Clinical Psychology, 16, 1–24. APA (2023). Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (DSM-5-TR). Lisboa: Climepsi. Zero to Three (2016). Manual de classificação diagnóstica das perturbações de saúde mental e do desenvolvimento da infância (DC: 0-5). Braga: Psiquilibrios.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-03