Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Estudantes que frequentem um mestrado.
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo desta UC é permitir aos/às estudantes desenvolverem competências ao nível do diagnóstico e desenho, implementação e avaliação de projetos de intervenção em contextos sociais e organizacionais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O/A estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Descrever as características e o ciclo de vida de um projeto OA2. Identificar necessidades de mudança social e organizacional OA3. Utilizar métodos e técnicas para diagnosticar problemas no funcionamento dos grupos e das organizações; OA4. Construir o modelo teórico de processo do projecto/programa; OA5. Definir os objectivos, hipóteses, os recursos necessários e os canais, métodos e estratégias de intervenção no planeamento de um projecto; OA6 Utilizar diferentes metodologias e processos na avaliação de projectos; OA7 Conceber e avaliar diferentes tipos de projectos e programas. OA8. Reportar sistematicamente a informação relevante de diagnóstico e de intervenção
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 Principais conceitos na concepção de Projectos 1.1 Definição de Projecto 1.2 Ciclo de vida de um projecto CP2 Oportunidade do Projecto e identificação do problema 2.1 A definição do problema 2.2 Estratégias de definição de problemas: definição pelo cliente e análise de indicadores sociais CP3 Abordagens do diagnóstico social e organizacional 3.1. Níveis de diagnóstico. 3.2. Tipo de consultadoria e modelos de diagnóstico. 3.3. Técnicas de diagnóstico social e organizacional no nível individual, grupal e organizacional. 3.4. Reporte e feedback do diagnóstico social e organizacional. CP4 A teoria/investigação na concepção de projetos 4.1 Conceptualização do problema e racional teórico: abordagem dedutiva e indutiva 4.2 Definição da variável de resultado CP5 Ferramentas e técnicas 5.1 Definição e componentes do Modelo Lógico (ML) 5.2 Objectivos e hipóteses 5.3 Canais, métodos e estratégias CP6 Avaliação projetos 6.1 Tipos de avaliação 6.2 Desenhos e instrumentos de avaliação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). O objetivo de aprendizagem 1 é concretizado no conteúdo programático 1. permitindo introduzir os conceitos essenciais do desenho de projetos. O objetivo de aprendizagem 2 concretiza-se no conteúdo programático 2, permitindo explorar como se identificam e definem os problemas para a intervenção. O conteúdo programático 3 permite responder ao objetivo de aprendizagem 3, permitindo aprofundar os conhecimento relativos à fase de diagnóstico no desenho de projetos. Por sua vez, os conteúdos programáticos 4 e 5 incidem respetivamente nos objetivos de aprendizagem 4 e 5 e dizem respeito ao desenho do projeto em concreto, com a definição do modelo teórico de processo, do modelo lógico e definição específica das atividades a desenvolver. Finalmente, o conteúdo programático 6 vai ao encontro do objetivo de aprendizagem 6, incidindo sobre o planeamento da avaliação do projeto.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho de Grupo + Apresentação: A ponderação final é de 50%. - Frequência individual: A ponderação final deste trabalho é de 50%. Para aprovação os alunos devem ter nota mínima de 9,5 valores na frequência. Regime Exame: Exame final (100% da avaliação final). A nota do trabalho de grupo não será considerada para a avaliação em regime de exame e melhoria de nota. Não existem critérios mínimos de assiduidade.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas teórico-práticas permitem a articulação entre metodologias mais expositivas para a introdução dos conceitos centrais nas diferentes fases de desenho e avaliação de projetos e metodologias participativas, onde os alunos realizam exercícios em pequeno grupo para aplicação dos conceitos aprendidos em estudos de caso e projetos concretos. As 125 horas de trabalho autónomo asseguram a leitura da bibliografia base e recomendada, os exercícios e a realização do trabalho de grupo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Durante o semestre o/a estudante deverá adquirir competências com recurso a metodologias pedagógicas de âmbito expositivo, participativo, ativo e de autoestudo. A metodologia expositiva é empregue na apresentação dos quadros teóricos de referência e de todos os conteúdos programáticos. As metodologias participativas são aplicadas através de exercícios em sala de aula, como o treino de observação de situações reais, análise de casos concretos de empresas e diagnósticos efetuados a empresas e comunidades. A UC envolve trabalho de campo, onde os/as estudantes procurarão recolher dados em contexto real de trabalho e elaborar uma proposta de diagnóstico e intervenção social organizacional, integrando assim os conhecimentos adquiridos em aula e com isto desenvolver competências de inclusão no mercado de trabalho. O curso requer ainda muitas horas de trabalho independente (metodologia de autoestudo), incluindo a leitura de materiais recomendados (artigos científicos sugeridos na aula e de apoio aos modelos desenvolvidos e casos trabalhados), realização de exercícios fora da aula e trabalho em grupo, promovendo a autonomia e o contacto com as empresas e projetos de intervenção social. A orientação tutorial (OT) está disponível para esclarecer dúvidas individuais dos/as estudantes e fornecer apoio personalizado.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Anderson, D. L. (2024). Organization development: The process of leading organizational change (6th ed.). SAGE Publications. Buunk, A. P. (2021). Applying social psychology: From problems to solutions. SAGE Eldredge, L. K. B., Markham, C. M., Ruiter, R. A., Fernandez, M. E., Kok, G., & Parcel, G. S. (2016). Planning health promotion programs: An intervention mapping approach. John Wiley & Sons. Ferreira, A. I., & Martinez, L.F. (2023). Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional (2ª edição). RH Editora. Fialho, J., Silva, C., & Saragoça, J. (2017). Diagnóstico Social (2ª ed.). Sílabo. Kok, G., Gottlieb, N. H., Peters, G. J. Y., Mullen, P. D., Parcel, G. S., Ruiter, R. A. C., … Bartholomew, L. K. (2015). A taxonomy of behaviour change methods: An Intervention Mapping approach. Health Psychology Review, 10(3), 297–312. Newcomer, K. E., Hatry, H. P., & Wholey, J. S. (2015). Handbook of practical program evaluation. John Wiley & Sons
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Anderson, D. (2017). Cases and Exercises in Organization Development & Change (2nd Edition). New York: Sage. Lambert, B., Caza, B. B., Trinh, E., & Ashford, S. (2022). Individual-Centered Interventions: Identifying What, How, and Why Interventions Work in Organizational Contexts. Academy of Management Annals, 16(2), 508?546. https://doi.org/10.5465/annals.2020.0351 Fawcett, S.B., Francisco, V.T., Schultz, J.A., Berkowitz, B., Wolff, T.J., & Nagy, G. (2000). The Community Tool Box: A Web-based resource for building healthier communities. Public Health Reports, 115(2&3), 274-278 Freitas, B. (2009). Diagnóstico Organizacional e Perspectivas de Mudança? O caso do Corpo de Fuzileiros. Tese de Mestrado em Comportamento Organizacional. Iscte ? Instituto Universitário de Lisboa. Levinson, H. (2013). Organizational Assessment: A Step-by-Step Guide to Effective Consulting. Washington, DC: American Psychological Association. Marques, S. Vauclair, M.L., Rodrigues, R., Mendonça, J., Gerardo, F., Cunha, F. (2015). imAGES: Programa de intervenção de promoção de imagens positivas de envelhecimento em crianças e adolescentes. Lisboa: SCML & Leya Editores. Michie, S., Richardson, M., Johnston, M., Abraham, C., Francis, J., Hardeman, W., ... & Wood, C. E. (2013). The behavior change technique taxonomy (v1) of 93 hierarchically clustered techniques: building an international consensus for the reporting of behavior change interventions. Annals of behavioral medicine, 46(1), 81-95. Neves, J.G., Simões, E., & Garrido, M.V. (2015). Manual de Competências (3ª Edição). Lisboa: Sílabo. Ruiter, R. A., Massar, K., van Vugt, M., & Kok, G. (2012). Applying social psychology to understanding social problems. Social psychology of social problems: The intergroup context, 337-362. Schein, E. H. (1987). Process consultation. Massachusetts: Addison-Wesley. Westland, J. (2006). The project management life cycle: a complete step-by-step methodology for initiating, planning, executing & closing a project successfully. Kogan Page Limited.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-23