Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04871
Acrónimo :
04871
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
- Presencial (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
- Presencial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Alunos que frequentem um mestrado. É assumido que sejam já conhecidos os modelos e teorias básicos da psicologia social e da cognição social, assim como os métodos e técnicas básicos de investigação.

Objetivos Gerais / Objectives


Nesta UC pretende-se discutir temas e problemas emergentes nos contextos sociais contemportâneos. Será considerado o conhecimento teórico e empírico contemporâneos da psicologia social para analisar e discutir esses temas e problemas. Assim, esta UC visa (1) desenvolver as competências dos/as alunos/as para enquadrar e explorar teoricamente, no âmbito da psicologia social, temas e problemáticas emergentes na sociedade; (2) desenvolver competências de reflexão crítica e apresentação de argumentos teóricos e empiricamente fundamentados sobre esses temas; (3) capacitar para o debate público em torno desses temas; e (3) apresentar instrumentos metodológicos para a investigação e a intervenção no âmbito desses temas. O programa da cadeira inclui assim temas que são variáveis, conforme o contexto actual e as problemáticas emergentes.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/A aluno/a que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Enquadrar teoricamente cada uma das temáticas OA2. Conhecer as principais abordagens metodológicas adotadas para cada temática OA3. Analisar criticamente a literatura sobre cada temática OA4. Discutir as implicações práticas da investigação sobre cada temática OA5. Refletir sobre as questões éticas associadas a cada temática OA6. Propor nova investigação sobre temáticas emergentes da psicologia social. OA7. Propor novas implicações e intervenções sobre temáticas emergentes da psicologia social.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Mudança Comportamental 1.1. Decisão racional versus decisão comportamental: Racionalidade limitada e impacto nas decisões 1.2. Arquitetura da escolha e nudging 2. Neurocognição da percepção social 2.1. Neurodiversidade e percepção de pessoas 2.2. Cognição social na era digital e inteligência artificial 3. Discurso de ódio e Relações intergrupais 3.1 Uma abordagem psicossocial e linguística ao discurso de ódio online 3.2. Contradiscurso: uma ferramenta para combater o ódio?

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Em cada um dos conteúdos programáticos (CP1, CP2, e CP3) serão desenvolvidos os aspectos associados a cada objetivo de aprendizagem. Nomeadamente: Serão apresentados os fundamentos teóricos e principais metodologias de investigação necessários ao enquadramento geral do tema (OA1 e OA2), bem como exemplos práticos (OA4 e OA5). Através dos elementos de avaliação propostos será promovida a capacidade de análise crítica da literatura (OA3), de reflexão sobre as implicações práticas e éticas (OA4 e OA5) e proposta de nova investigação e intervenção (OA6 e OA7).

Avaliação / Assessment


Ao longo do semestre: Assiduidade obrigatória em 75% das aulas. Elementos de avaliação: Trabalho de grupo escrito sobre um dos módulos programáticos, num tema à escolha dentro desse módulo (40%); frequência (60%). Aprovação requer nota mínima de 9.5 valores em cada elemento. Avaliação final: Exame, nas condições vigentes no RGAC. A nota pondera a 100%: exame (60%), ensaio escrito sobre tema proposto pela equipa docente (40%). Aprovação requer nota igual ou superior a 9.5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas teórico-práticas permitem a articulação entre metodologias mais expositivas para a introdução das teorias e metodologias centrais aos temas emergentes e metodologias participativas, onde os alunos participam em discussões dos temas e outras metodologias de aprendizagem ativa. As 125 horas de trabalho autónomo asseguram: - 40h pesquisa da literatura e leitura de textos - 40h trabalho de grupo - 45h preparação frequência/exame

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologia Expositiva (TP): OA1-2. As principais teorias e metodologias de investigação de cada tema emergente serão sucintamente expostas como enquadramento inicial. Metodologia Participativa (TP): OA 3-5. A apresentação e discussão da literatura e das implicações práticas da mesma será feita em contexto de participação em discussões em sala de aula, contribuindo para a capacidade de análise crítica da literatura e discussão das implicações práticas da mesma. Metodologia Activa (TP) OA6-7. Reflexão crítica sobre nova investigação e implicações práticas. Metodologia de Auto-estudo O1-7: Para pesquisa e leitura de textos, preparação do trabalho de grupo, e resposta a perguntas.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Carvalho, P., Caled, D., Silva, C., Batista, F., & Ribeiro, R. (2024). The expression of hate speech against Afro-descendant, Roma, and LGBTQ+ communities in YouTube comments. Journal of Language Aggression and Conflict, 12(2), 171-206 Fernandes, J. M., Cajão, R., Lopes, R., Jerónimo, R., & Barahona-Corrêa, J. B. (2018). Social cognition in schizophrenia and autism spectrum disorders: a systematic review and meta-analysis of direct comparisons. Frontiers in Psychiatry, 9, 504 Fischer, A., Halperin, E., Canetti, D., & Jasini, A. (2018). Why we hate. Emotion Review, 10(4), 309-320 Henschel, A., Hortensius, R., & Cross, E. S. (2020). Social cognition in the age of human–robot interaction. Trends in Neurosciences, 43(6), 373-384 Kahneman, D. (2012). Pensar, depressa e devagar. Temas & Debates Thaler, R.H., & Sunstein, C. R. (2024). Nudge: A edição final. Lua de Papel.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Ariely, D. (2020). Previsivelmente irracional. Lua de Papel Firth, J., Torous, J., López‐Gil, J. F., et al. (2024). From online brains to online lives: understanding the individualized impacts of Internet use across psychological, cognitive and social dimensions. World Psychiatry, 23(2), 176-190 Guerra, R., Carvalho, P., Marques, C., Carmona, M., et al (2024). Unpacking online hate speech and counter-speech in Portuguese social media: A linguistic and social-psychological approach. Unpublished Working paper kNOwHATE EU project.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-11