Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N/A
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo geral desta unidade curricular é o do desenvolvimento e actualização de competências profissionais e académicas centrais para o sucesso na realização de uma dissertação de mestrado e estágio académico, bem como para o futuro profissional dos estudantes. Especificamente, esta unidade curricular visa proporcionar o diagnóstico e treino de competências, interesse e motivações (e.g., gestão de tempo, comunicação), bem como dar a conhecer o processo, áreas e contextos de realização de estágios e dissertações/trabalhos de projecto de mestrado em psicologia social e das organizações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O/A estudante que complete com sucesso esta unidade curricular será capaz de: OA1. Conhecer o processo e contextos de realização de estágio curricular e de dissertação de mestrado OA2. Identificar áreas e oportunidades de estágio curricular OA3. Identificar temas e oportunidades para desenvolver dissertação de mestrado OA4. Auto-diagnosticar as suas competências, interesses e motivações OA5. Aplicar técnicas de organização eficiente do tempo individual de trabalho/estudo OA6. Utilizar competências de comunicação assertiva adequadas a diferentes académicos e profissionais OA7. Saber utilizar as técnicas de procura de emprego, criar um plano de carreira, escrever o cv, preparar e treinar os comportamentos adequados para responder em entrevistas de seleção
Conteúdos Programáticos / Syllabus
COMPETÊNCIAS ACADÉMICAS CP1. Processo de identificação de temas e equipa de orientação para projeto de dissertação CP2. Processo de identificação de áreas, equipa de orientação e organizações de acolhimento para estágio curricular CP3. Competências de auto-diagnóstico de factores da tomada de decisão CP4. Apresentação de potenciais áreas de estágio CP5. Apresentação de potenciais áreas de investigação COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS CP6. Competências de gestão de tempo individual de trabalho (e.g., estabelecimento de objectivos e prioridades; planeamento e calendarização) CP7. Competências de comunicação e técnicas de assertividade CP8. Estabelecer um plano a curto/médio prazo de trajetória académica e profissional: CP9. Conhecer o processo, métodos e instrumentos de procura de emprego (Elaboração de cv e pitch); CP10. A entrevista de emprego.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). Os objectivos relacionados com o conhecimento do processo e contectos de realização de estágio curricular e dissertação de mestrado (OA1), bem das áreas e oportunidades especificas relativas a estes elementos (OA2 e OA3) são abordados através da descrição das estapas do processo (incluindo equipas de orientação) e ilustração de diferentes áreas (CP1-CP5). Já o OA4 concretiza-se na realização de exercícios e aplicação de instrumentos de auto-diagnóstico de competências, interesses e motivações dos/as estudantes (CP3). O treino de técnicas de gestão de tempo de trabalho permite atingir o OA5. O OA6 é alcançado pela abordagem das competências de comunicação assertiva em contextos académicos e profissionais. Por último, o OA7 é alcançado pela abordagem do processo e instrumentos de procura de emprego, includindo o cv e a entrevista (CP9 e CP10).
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre inclui um trabalho de grupo sobre gestão de tempo com apresentação oral em aula (30%) e um trabalho individual sobre o plano de estágio e projeto de dissertação (70%). A avaliação no final do semestre requer que todos os elementos de avaliação sejam trabalhos escritos realizados individualmente. Ficam aprovados os/as estudantes que obtenham uma nota igual ou superior a 9.5 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) delineados. As metodologias expositivas suportam a concretização da totalidade dos objetivos, permitindo a aquisição de conhecimentos. As metodologias participativas e ativas, incluindo exercícios de auto-avaliação e treino das competências e aptidões contempladas no programa permitem o enriquecimento, a consolidação e a aplicação de conhecimentos possibilitando a concretização de todos os objetivos. As horas de trabalho autónomo encontram-se alinhadas com a totalidade dos objetivos de aprendizagem.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A unidade curricular está estruturada em dois tipos de aulas: Nas aulas TP, a par de uma breve exposição teórica dos conceitos-chave, serão desenvolvidos exercícios dinâmicos e experienciais que permitam a auto-avaliação dos interesses e motivações, bem como o treino das competências a desenvolver. Os/as estudantes terão ainda oportunidade de contactar com uma diversidade de convidados/as (e.g., docentes e investigadores de diferentes áreas da Psicologia; partilha de experiências de estágios curriculares por colegas de 2º ano; responsável pelo Career Services da ECSH). As PL incluirão a apresentação do resultado dos exercícios desenvolvidos autonomamente pelos/as estudantes e discussão com a turma.
Observações / Observations
Trata-se de UC com uma forte componente prática, não se prevendo por isso a realização de exame final.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Clark, T., Foster, L., M & Bryman, A. (2019). How to do your social research project or dissertation. Oxford University Press. Garrido, M. V., & Prada, M. (Eds.) (2016). Manual de competências académicas. Edições Sílabo. Kuther, T. L.., & Morgan, R. D. (2019). Careers in psychology: Opportunities in a changing world. SAGE Roberts, J. (2022). Professional skills for psychology. Sage Sweitzer, H. F., & King, M. A. (2019). The successful internship: Personal, professional, and civic development in experiential learning (5th ed.). Cengage
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
APA. (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). A bibliografia complementar é sugerida ao longo das aulas. Os/as estudantes são encorajados a explorar os recursos bibliográficos (catálogo físico; bases online) disponíveis na instituição no(s) tópico(s) de interesse.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-22