Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Estudantes que frequentem um mestrado.
Objetivos Gerais / Objectives
Proporcionar uma compreensão abrangente das dinâmicas organizacionais, abordando as principais teorias e tendências emergentes que moldam o ambiente organizacional contemporâneo, bem como os desafios e as novas formas de trabalho.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Compreender as dinâmicas organizacionais e explorar os conceitos centrais das dinâmicas organizacionais numa abordagem multinível. OA2. Analisar os temas emergentes nas organizações com recurso a modelos teóricos em comportamento organizacional. OA3. Avaliar os desafios de mudança organizacional através da identificação das fases de mudança. OA4. Identificar as novas formas e tendências de trabalho e e-Leadership.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Conteúdo Programático 1: Introdução às Dinâmicas Organizacionais CP1.1. Conceito de dinâmicas organizacionais CP1.2. Dinâmicas organizacionais numa abordagem multinível CP1.3.Dependência de recursos CP1.4.Transação de custos CP1.5.Trocas sociais CP 2: Temas Emergentes nas Organizações CP2.1.Teoria dos Stakeholders CP2.2.Teoria institucional CP2.3.Teoria da agência CP2.4.Inteligência artificial e robótica CP2.5.Globalização e trabalho remoto CP2.6.Diversidade e inclusão CP2.7.Sustentabilidade CP 3: Desafios de Mudança CP3.1.As fases de mudança de Kotter CP3.2.Teoria do comportamento planeado e a abordagem de Schein CP3.3.Planeamento, execução e avaliação da mudança CP 4: As novas formas de trabalho e e-leadership CP4.1.Job Demands-Resources CP4.2.Gig Economics CP4.3.Nómadas digitais e espaços de Co-working CP4.4.Novas perspetivas vocacionais no trabalho CP4.5.Trabalho e gestão de equipas remotas e virtuais CP4.6.Robótica e gestão de ambientes virtuais CP4.7.E-leadership
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
A coerência entre os objetivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP) é clara e bem estruturada. O OA1, que foca a compreensão das dinâmicas organizacionais, está diretamente ligado ao CP1, que explora os conceitos centrais dessas dinâmicas através de teorias como a dependência de recursos e a transação de custos. O OA2, que visa a análise dos temas emergentes, é refletido no CP2, que aborda teorias modernas, como a teoria dos stakeholders e os impactos da inteligência artificial, globalização e sustentabilidade. O OA3, que pretende avaliar os desafios de mudança, está totalmente alinhado com o CP3, onde se discute as fases da mudança organizacional e a aplicação de teorias como a de Kotter e Schein. Finalmente, o OA4, focado nas novas formas de trabalho e e-leadership, é sustentado pelo CP4, que aborda tendências como o trabalho remoto, gig economy, e-leadership e gestão de equipas virtuais, reforçando a coerência entre os conteúdos e os objetivos.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho de Grupo + Apresentação: A ponderação final é de 40%. - Frequência individual: A ponderação final deste trabalho é de 60%. Para aprovação os alunos devem ter nota mínima de 8 valores na frequência. Não existem critérios de assiduidade Regime Exame: Exame final (100% da avaliação final). A nota do trabalho de grupo não será considerada para a avaliação em regime de exame e melhoria de nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A estratégia pedagógica utilizada nesta unidade curricular (UC) engloba um conjunto de metodologias de ensino, nomeadamente expositiva, participativa, ativa e ainda autoestudo que remete para o trabalho autónomo. Esta estratégia pedagógica permite que o aluno consiga ter sucesso na assimilação dos objetivos de aprendizagem (OA) propostos e com isto obter sucesso nos momentos de avaliação propostos, seja no teste escrito, seja nos trabalhos propostos em sala de aula e também no trabalho de grupo. Em particular, a abordagem expositiva remete para a apresentação dos diferentes quadros teóricos e discussão do caso práticos, contribuindo para todos os objetivos de aprendizagem (AO1 a 4), com especial destaque para o OA2 e OA3.A avaliação dos conteúdos adquiridos por intermédio dessa metodologia será essencialmente concretizada por intermédio de um teste individual escrito. Também, como referido, a abordagem participativa aparece associada à análise e discussão de casos práticos, bem como ao desenvolvimento, discussão e apresentação do trabalho de grupo. Esta metodologia articula-se de forma evidente com todos os objetivos da unidade curricular (OA1, OA2, OA3, OA4). O contexto do caso remete para o último OA (OA4) A avaliação destes conteúdos é efetuada através de um exame escrito individual e na pesquisa bibliográfica para o trabalho de grupo e reflexão em sala de aula. Abordagem ativa aparece associado com a realização de um trabalho de grupo e com as pesquisas da literatura, sites da especialidade, recolha e análise de dados com trabalho de campo e vai ao encontro dos quatro objetivos de aprendizagem (OA1, OA2, OA3, OA4). Por último, o autoestudo aparece relacionado com o trabalho autónomo do aluno e as várias horas de pesquisa de bibliografia, interações com sites e aplicações de inteligência artificial, conversações nas redes socias de forma a assegurar uma adequada pesquisa para o trabalho de grupo. O autoestudo inclui, naturalmente, as horas que o aluno necessita para estudar e preparar-se para o teste individual ou exame escrito. Esta abordagem permitirá, igualmente, ao estudante explorar todos objetivos de aprendizagem propostos nesta unidade curricular.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Durante o semestre o aluno deverá adquirir competências com recurso a metodologias pedagógicas de âmbito expositivo, participativo, ativo e de autoestudo. A metodologia expositiva é empregue na apresentação dos quadros teóricos de referência e de todos os conteúdos programáticos. Em particular, na explicação dos principais modelos teóricos como a teoria da dependência de recursos, trnasação de custos, trocas sociais ou teorias importantes como a teoria dos stakeholders, teoria institucional e teoria da agência e ainda abordanges relacionadas com a globalização, inteligência artificial e robótica, sustentabilidade e inclusão. As metodologias participativas são aplicadas através de exercícios em sala de aula, como o treino de observação de situações reais, análise de processo de mudança de gestão da cultura e dos processos de liderança e introdução de propostas de valor que remetem para as novas tendências de trabalho e e-leadership. A UC envolve trabalho de campo, onde os estudantes procurarão recolher dados em contexto real de trabalho e elaborar uma proposta de intervenção (relatório), integrando assim os conhecimentos adquiridos em aula e com isto desenvolver competências de inclusão no mercado de trabalho. O curso requer ainda imensas horas de trabalho independente (metodologia de autoestudo), incluindo a leitura de materiais recomendados (artigos científicos sugeridos na aula e de apoio aos modelos desenvolvidos e casos trabalhados), realização de exercícios fora da aula, participação em fóruns de discussão nas redes sociais como o Whatsapp, Moodle, pesquisa em ChatGPT e outros sites de Inteligência Artificial e trabalho em grupo, promovendo a autonomia e o contacto com as empresas. Esta abordagem permitirá ao estudante explorar todos objetivos de aprendizagem propostos nesta unidade curricular. A orientação tutorial (OT) está disponível para esclarecer dúvidas individuais dos estudantes e fornecer apoio personalizado.
Observações / Observations
Será disponibilizado um horário de atendimento a combinar com os alunos. Mais detalhes ou alterações serão comunicadas oportunamente e atempadamente, caso tal venha a ser necessário.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bankins, S., Ocampo, A. C., Marrone, M., Restubog, S. L. D., & Woo, S. E. (2023). A multilevel review of artificial intelligence in organizations: Implications for organizational behavior research and practice. Journal of Organizational Behavior, 45(2), 159–182. https://doi.org/10.1002/job.2735 Barling, J., & Cooper, C. L. (2008). The SAGE handbook of organizational behavior: Volume I - micro approaches. SAGE Publications Ltd, https://doi.org/10.4135/9781849200448 Nohria, N., & Khurana, R. (Eds.). (2010). Handbook of leadership theory and practice. Harvard Business Press. Poole, M. S., & Van de Ven, A. H. (Eds.) (2021). The Oxford Handbook of Organizational Change and Innovation. (2 ed.) Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780198845973.001.0001
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-22