Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Estudantes que estejam a frequentar o mestrado em psicologia social e das organizações
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular (UC) tem por objetivo preparar e acompanhar os estudantes no contato direto com práticas profissionais e formas de avaliação e intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do Mestrado em Psicologia Social e das Organizações. Deste modo, nesta UC pretende-se transmitir e consolidar um conjunto de conhecimentos, atitudes e competências relacionadas com a prática profissional e/ou a investigação no campo de aplicação da Psicologia Social e das Organizações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Contatar com instituições que possam conceder estágios curriculares; OA2. Colaborar na definição dos objetivos e do programa de estágio; OA3. Demonstrar interesses e capacidades de aprendizagem e de resposta perante as diversas situações; OA4. Desenvolver capacidades de utilização de instrumentos teóricos e metodológicos adequados à abordagem de problemas concretos; OA5. Demonstrar maturidade e competências interpessoais no decorrer da sua integração profissional no estágio; OA 6. Manter sempre uma postura pessoal e profissional digna da Instituição Universitária que representa; OA 7. Mostrar respeito pelas normas internas da entidade que concede o estágio; OA 8. Respeitar as normas de conduta ética da profissão, guardando sigilo de todas as matérias relativas ao estágio; OA 9. Analisar e refletir criticamente sobre as atividades realizadas; OA 10. Elaborar um relatório no termo do estágio. OA11. Planear a sua integração no mercado de trabalho após a conclusão do curso.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Esta Unidade Curricular tem por objetivo preparar e acompanhar os/as estudantes no contato direto com práticas profissionais e formas de intervenção ligadas às competências desenvolvidas ao longo do curso de Mestrado em Psicologia Social e das Organizações. Pela sua natureza, a UC baseia-se na consolidação e aplicação dos conhecimentos e competências já adquiridas de modo a alcançar o objetivo final de conclusão do estágio. A UC assenta no trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de orientação. Os temas abordados incluem: CP1 - Procura de local de estágio, delineamento e conceptualização do plano de estágio. CP2 - Relacionamento com colegas e superiores hierárquicos no mundo do trabalho – comunicação e gestão de conflitos. CP3 - Atividades a desenvolver no local de estágio enquanto psicólogo estagiário. CP4 - Enquadramento teórico e análise crítica das atividades realizadas. CP5 – Planeamento do percurso profissional após a conclusão do mestrado.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
O objetivo OA1 é alcançado pelo CP1, abordando-se estratégias de identificação de oportunidades de estágio. A abordagem da diversidade de atividades (CP3) relaciona-se com a definição do plano de estágio (OA2) e mobilização de conhecimentos/metodologias adequados (OA4). Já o tema da integração em equipas de trabalho (CP3) concretiza os objetivos de promover a adaptabilidade do/a estudante (OA3) ao contexto do estágio, evidenciando competências interpessoais (OA5) e uma postura pessoal/profissional ajustadas (OA6) respeitando as normas da organização de acolhimento (OA7) e o código deontológico (OA8). Através da partilha de experiências sobre as atividades realizadas (CP4) é promovida a análise crítica (e teoricamente fundamentada) das principais forças/fraquezas do estágio (AO9) parte central de um relatório de estágio adequado (OA10). Pretende-se ainda discutir potenciais planos de percurso profissional (CP5) com vista a estimular a facilitar após conclusão do curso (OA11).
Avaliação / Assessment
A avaliação do estágio é feita, exclusivamente, ao longo do semestre: 20 % desempenho no local de estágio, avaliação realizada pelo/a orientador/a no local de estágio, baseada em grelha de avaliação fornecida pelo Departamento de psicologia; 15% participação e apresentação dos planos de estágio nos Seminários de estágio, realizada pelo/a coordenador/a dos seminários; 15% avaliação do processo de aprendizagem ao longo do ano, realizado pelo/a orientador/a interno, com base em grelha fornecida pelo Departamento; 50% relatório final de estágio, avaliado por docente/investigador/a do Departamento, que não o/a orientador/a interno/a de estágio, e com base em grelha de avaliação fornecida pelo Departamento.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O alinhamento entre cada metodologia de ensino e os objetivos de aprendizagem (OA) é realizado da seguinte forma: 1. Participativa: discussão de tópicos e realização de exercícios de reflexão e partilha de experiências pessoais de estágio quer em pequenos grupos, nos seminários de estágio, quer com o/a orientador/a interno, nas sessões de supervisão 2. Ativas: resolução dos problemas práticos inerentes às atividades quotidianas da instituição de acolhimento de forma autónoma; reflexão e discussão de potenciais carreiras. 3. Trabalho autónomo: pesquisa bibliográfica, leituras e escrita de relatório de estágio. 4. Expositiva / Demonstrativa: estrutura e conteúdos do relatório de estágio. Esta UC assume que o/a estudante deverá completar no mínimo 400h de trabalho no seu local de estágio. Complementarmente, a frequência da UC subentende ainda 48 horas de contacto que correspondem a reuniões com orientador/a interno/a (12OT) e apresentação e discussão do trabalho em pequenos grupos nos seminários de Estágio (36h). Espera-se que as restantes 302h sejam dedicadas ao trabalho autónomo, envolvendo pesquisas e leituras recomendadas e a realização de um relatório final de estágio.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
É uma metodologia predominantemente participativa e ativa, através da qual o estudante deverá conseguir aplicar os conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos à resolução de problemas práticos que surgem no dia-a-dia da instituição de acolhimento. Implica ainda a apresentação e discussão pelo estudante do processo de trabalho desenvolvido (autonomamente e na instituição) nos Seminários de Estágio e no seu acompanhamento e orientação regular por parte do(s) docente(s) da UC. A UC conta ainda habitualmente com a presença de convidados/as (e.g., alumni MPSO, colaboradores/as do Career Services Iscte, representantes da OPP) com vista a discutir possíveis caminhos para a carreira após término do mestrado. Metodologias expositivas e demonstrativas são utilizadas para apresentar e discutir a estrutura do relatório de estágio. O trabalho autónomo refletirá assim, sobretudo, um processo de aprendizagem através da resolução de problemas (problem-based learning).
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
1. Regulamento de estágio disponível na plataforma de e-learning. 2. Hammond, M. S., & Brady-Amoon, P . (2021). Building your career in psychology. Taylor & Francis 3. Kuther, T. L.., & Morgan, R. D. (2019). Careers in psychology: Opportunities in a changing world. SAGE 4. Nogueira, M., & Pinto Santos, F. (2023). Trabalho final de mestrado: Antes, durante e depois. Almedina 5. Ordem dos Psicólogos Portugueses (14 de agosto 2024). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses - Regulamento n.º 698/2041. Diário da República, 2ª série, nº 157. Disponível em https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/caodigo_deontolaogico_regulamento_nao_898_2024.pdf 6. Shoenfelt, E. L. (2020). Mastering the job market: Career issues for master's level industrial-organizational psychologists. Oxford University Press
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
A ser indicada por cada orientador/a consoante a área específica do estágio. Os/as estudantes são encorajados a explorar os recursos bibliográficos (catálogo físico; bases online) disponíveis na instituição no(s) tópico(s) de interesse.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-22