Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04877
Acrónimo :
04877
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
- Presencial (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
18.0h/sem
- Presencial (S) :
18.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
6.0h/sem
- Presencial (OT) :
6.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
42.0h/sem
Trabalho Autónomo :
258.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


O estudante deverá demonstrar ser capaz de planear e iniciar um trabalho de investigação e desenvolvimento em engenharia nas áreas de informática ou das telecomunicações em todas as suas componentes: compreensão do contexto e do problema a resolver, elaboração de uma estratégia de resolução, implementação desta mesma estratégia, interpretação e comunicação dos resultados. No caso de uma dissertação, o trabalho envolve a resposta a um conjunto de questões para as quais a literatura conhecida não dê ainda resposta. No caso de um projeto, o trabalho implica a implementação de um protótipo ou aplicação baseado em conhecimentos científicos recentes. O trabalho poderá ser integrado num contexto empresarial ou ter um cariz académico. Os alunos deverão conduzir um trabalho que contemple não só a aplicação dos conceitos adquiridos durante a sua formação, mas também a integração de novas técnicas e de saberes, de modo a realizar um trabalho inovador nestas áreas da Engenharia.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno deverá ser capaz de: OA1: Conhecer e aplicar boas práticas de pesquisa bibliográfica e de revisão do estado-da-arte sobre um assunto OA2: Definir, planear e comunicar um trabalho de complexidade e dimensão adequadas OA3: Iniciar um trabalho de investigação e desenvolvimento de dimensão adequada às horas de trabalho previstas

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Introdução à investigação CP2: Formulação do problema e objetivos de investigação e planeamento CP3: Boas práticas para o desenvolvimento do estado da arte CP4: Boas práticas de escrita científica e apresentação de trabalhos de investigação CP5: Planeamento e execução de trabalho de investigação e desenvolvimento

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos CP1 e CP3 encontram-se associados ao OA1, que refere o desenvolvimento de competências de pesquisa bibliográfica e de revisão do estado-da-arte adequadas ao trabalhoa desenvolver. Os conteúdos programáticos CP2, CP4 e CP5 encontram-se associados ao OA2, que está relacionado com o planeamento do trabalho a executar. O conteúdo programático CP5 encontra-se associados ao OA3, que está diretamente relacionado com a execução do trabalho.

Avaliação / Assessment


No âmbito desta UC o estudante deverá entregar até ao final do semestre um documento com uma proposta de projeto/dissertação, devidamente enquadrado, apresentar a revisão de literatura e o planeamento do trabalho de Dissertação/Projeto a desenvolver. Este será apresentado a um painel formado por dois docentes (tipicamente o responsável da UC e um dos orientadores), com o qual será discutido e que fará a sua avaliação. A nota da UC será a nota atribuída pelos docentes do painel.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os objetivos OA1 e OA2 são expostos na parte teórica e avaliados no final do semestre. O objetivo OA3 decorre diretamente do trabalho de investigação e desenvolvimento iniciado e conduzido de acordo com as instruções do seu orientador (e co-orientador, caso exista), podendo ser integrado num contexto empresarial ou académico, e tendo como objetivo final a entrega de uma dissertação/projeto no semestre seguinte na UC Dissertação/Trabalho de Projeto.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O aluno terá aulas teóricas sobre metodologias de investigação e desenvolvimento. O aluno inicia e conduz o seu trabalho investigação e desenvolvimento em consonância com as instruções do seu orientador (e co-orientador caso exista) consultando referências bibliográficas que lhe permitam obter informação para enquadrar e desenvolver o seu tema de dissertação/projeto. O trabalho poderá ser integrado num contexto empresarial ou ter um cariz académico. No final do semestre o estudante deverá preparar um documento com uma proposta de projeto/dissertação, capítulo de introdução, revisão de literatura, planeamento das fases seguintes e deverá fazer uma apresentação sobre o trabalho em curso

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Research Methods for Business Students, Mark Saunders, 5th Edition ISBN: 9780273716860 Chapter 2, Performance and Quality Management of HE programmes, Elsa Cardoso,PhD thesis, 2011. Hevner, Alan R.; March, Salvatore T.; Park, Jinsoo; and Ram, Sudha. 2004. Design Science in Information Systems Research, MIS Quarterly, (28: 1). Winter, R. (2008). Design Science in Europe. European Journal of Information Systems, 17, 470-475. Como fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios (segundo Bolonha), Maria José Sousa & Cristina Sales Baptista, Pactor, Junho 2011 Artigos científicos distribuídos ao longo do semestre.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Presentation Zen: Simple Ideas on Presentation Design and Delivery, Garr Reynolds, New Riders Press, 2008 slide:ology: The Art and Science of Creating Great Presentations, Nancy Duarte, O'Reilly Media, 2008

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-23