Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta Unidade Curricular requer um domínio da língua inglesa no nível B (preferível C1) do sistema Europass. Todos as provas de avaliação são realizadas em inglês.
Objetivos Gerais / Objectives
" A psicologia da saúde tem sido definida como as contribuições educativas, científicas e profissionais da psicologia para a promoção e manutenção da saúde, a prevenção e tratamento de doenças, a identificação de correlatos etiológicos de saúde e doença, e a melhoria do sistema de saúde e da formação de políticas de saúde (Matarazzo, 1980). Durante o módulo, os alunos irão examinar uma variedade de abordagens metodológicas que analisam as interações entre vias biológicas, comportamentais e psicossociais que se ligam a doenças físicas, mas também aquelas relacionadas à promoção da saúde e gestão do stress. Além disso, irão aprender sobre e aplicar as várias teorias que sustentam este campo da ciência, em particular aquelas relacionadas com o stress e a adaptação."
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Após a conclusão deste curso, os alunos deverão ser capazes de: OA1. Descrever as características da psicologia da saúde. OA2. Debater os prós e contras de abordagens específicas na psicologia da saúde. OA3. Avaliar a qualidade dos métodos de pesquisa e aplicações da psicologia da saúde. OA4. Discutir criticamente a eficácia das intervenções em psicologia da saúde. OA5. Demonstrar confiança ao discutir abordagens, descobertas e aplicações da psicologia da saúde. OA6. Abranger os desenhos de pesquisa que a psicologia da saúde oferece. OA7. Avaliar o papel da ciência psicológica na avaliação da utilidade das práticas de psicologia da saúde. OA8. Apreciar a importância dos fatores políticos, sociais e culturais nas abordagens à psicologia da saúde. OA9. Estar ciente dos vários métodos utilizados para conduzir pesquisas em psicologia da saúde.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os tópicos temáticos abordados neste curso são os seguintes: S1. Introdução à Psicologia da Saúde S2. Stress S3. Biologia do Stress S4. Stress e Adaptação S5. Reatividade Cardiovascular ao Stress Agudo S6. Stress Crónico e Saúde: Cuidar e Desemprego S7. Suporte Social e Doença S8. Fatores Psicossociais e Doenças Cardíacas S9. Fatores Psicossociais e Cancro S10. Gestão do Stress e Revisão S11. Solidão
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Após a conclusão deste módulo e a participação nas atividades em sala de aula (discussões em grupo e entre pares, resolução de problemas, apropriação da aprendizagem) e avaliações, os alunos terão mais conhecimento (OA1 e OA2) e serão mais criativos na aplicação dos princípios da psicologia da saúde à saúde e doença (OA3 – OA5), proativos na sua aprendizagem, responsáveis perante colegas e outros grupos e terão desenvolvido habilidades de colaboração. Os clubes de leitura em sala de aula também visam os OA6 – OA9, encorajando os alunos a envolverem-se colaborativamente na avaliação crítica do design e métodos de pesquisa e da ciência psicológica da psicologia da saúde.
Avaliação / Assessment
Avaliação individual ao longo do semestre: Discussões no Clube de Leitura lideradas pelos colegas, com um peso de 6%, que avaliam os OA2, 3, 5, 6, 7, 8 e 9. Serão fornecidos artigos de revistas científicas para que os alunos possam aprender e receber feedback dos colegas/tutor sobre os artigos que estão a discutir. Isto ajudará os alunos a desenvolver habilidades de pensamento crítico e fornecerá feedback formativo para ajudá-los a melhorar e preparar-se para os exames de fim de ano. No final do semestre: Haverá ensaios escritos (a serem submetidos durante o período oficial de exames) com um peso de 94% que se relacionarão com os OA1, 2 e 4. Os alunos terão que escrever dois ensaios a partir de uma escolha de quatro perguntas de ensaio. As perguntas estarão disponíveis após o fim do período de ensino do semestre. Aqui, espera-se que os alunos apliquem o conhecimento teórico ao formular as respostas dos ensaios. Eles deverão fornecer evidências empíricas para apoiar os seus argumentos e avaliar criticamente essa pesquisa para demonstrar o seu conhecimento e compreensão do fenómeno em questão. Haverá uma escolha de quatro perguntas, e os alunos terão que responder a duas. De acordo com as regras da universidade parceira, não há opção de exame final. Para obter aprovação numa unidade curricular, o estudante deve alcançar a classificação mínima definida pela universidade parceira.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Durante a aula, os alunos serão solicitados a participar em discussões relevantes para o stress e adaptação no domínio da Psicologia da Saúde. Espera-se que os alunos se preparem para as aulas semanais informais e interativas, lendo com antecedência. Os alunos são incentivados a contribuir para as discussões durante as aulas, participando nos Clubes de Leitura, onde farão comentários, liderarão a leitura orientada que lhes será dada a cada semana ou compartilharão ideias sobre qualquer coisa que tenham lido ou ouvido. Esta avaliação tem como alvo os OA2, 3, 5, 6, 7, 8 e 9. Além disso, para auxiliar os alunos, haverá uma oportunidade para apresentarem e discutirem esta leitura orientada em grupos de 3 a 5 pessoas. Os alunos receberão um artigo de revista para ler a cada semana e deverão estar preparados para discutir em aula. Estas sessões do Clube de Leitura serão lideradas pelos grupos e terão entre 5 a 8 minutos de duração no início de cada sessão de aula, e os alunos podem criar 2 slides em PowerPoint como apoio. Em resumo, os artigos a serem discutidos seguirão a aula da semana anterior e atuarão como recapitulações de memória. Os alunos devem ler e participar nestas sessões do Clube de Leitura para receber uma nota. Quanto mais os alunos lerem antes da aula, mais eles entenderão e, como consequência, já terão uma ideia das evidências e teorias importantes dentro do tópico. Os alunos são incentivados a ler artigos de fontes primárias, seja das listas de leitura ou da vasta coleção disponível através dos serviços da Biblioteca. Os alunos são incentivados a assistir ao maior número possível de aulas. Terão a oportunidade de discutir qualquer questão que não esteja clara com os tutores. Os alunos discutirão ativamente e avaliarão criticamente os tópicos apresentados. Os alunos também completarão avaliações escritas estruturadas nas quais refletirão criticamente sobre a construção de teoria, métodos e estratégias de intervenção na psicologia da saúde. Esta avaliação abrange os OA1, 2 e 4. Cada aula fornecerá uma estrutura pela qual os alunos podem determinar as áreas mais importantes de cada tópico para cobrir por conta própria e em maior detalhe, com leituras adicionais da lista de referências da aula.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O módulo é ministrado em aulas teóricas e práticas semanais de 2 horas (2 horas por semana x 12 semanas = 24 horas). Para alcançar os objetivos de aprendizagem do módulo (OA), os alunos devem dedicar 126 horas ao estudo independente. O módulo consistirá em um envolvimento facilitado com os avanços recentes na psicologia da saúde, com, por exemplo, elementos de ensino didático, atividades e trabalho interativo em grupo. Os alunos examinarão questões de saúde a partir das perspetivas teóricas dos modelos e intervenções da psicologia da saúde. Além disso, a aprendizagem ocorrerá através de leitura orientada e independente e avaliação final formativa. Os alunos discutirão ativamente e avaliarão criticamente os tópicos apresentados. Os alunos também completarão avaliações escritas estruturadas nas quais refletirão criticamente sobre a construção de teoria, métodos e estratégias de intervenção na psicologia da saúde. Cada aula fornecerá uma estrutura pela qual os alunos podem determinar as áreas mais importantes de cada tópico para cobrir por conta própria e em maior detalhe, com leituras adicionais da lista de referências da aula. Para auxiliar os alunos, artigos de revistas para discussão no Clube de Leitura serão discutidos em grupos a cada semana, onde os pontos fortes, as fraquezas e as aplicações serão apresentados em sala de aula. Assim, os alunos são incentivados a ser responsáveis pela sua própria aprendizagem e a vir preparados.
Observações / Observations
O feedback é contínuo. O curso é projetado para permitir que os alunos trabalhem os tópicos, os quadros teóricos e as intervenções em psicologia da saúde abordados durante as aulas e discutam quaisquer questões com o docente, os tutores e entre si. Esta UC é oferecida pela Universidade de Limerick.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Some general texts, which cover different aspects of the module, are shown below. It should be noted that no individual text covers the whole module, but lectures will be based around literature from a variety of different sources. However, students may find it useful to get hold of one of these key texts to give an idea of the general area, and so that they can do some general background reading. Horrocks, C., & Johnson, S. (2012) Advances in health psychology: Critical approaches. , UK: Red Globe Press. Marks, D. F., Murray, M., & Estacio, E. V. (2018) Health psychology: Theory, research, and practice. London, UK: Sage.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
"General Useful Texts: Carlson N.R (2010). Physiology of Behavior (9th Edition). Allyn and Bacon. Psychology and Health Promotion Paul Bennett Published Buckingham: Open University Press 1997 Current directions in health psychology, Miller, Gregory; Chen, Edith, Upper Saddle River, N.J: Pearson/Prentice Hall 2005 Other Resources Health Psychology or Behavioural Medicine related journals can be sought through a number of sources including the library, online databases such web of science, pubmed, psychinfo, medline Journals Please note there are lots more Journals that cover the topic of Health Psychology. This list is just to give students an idea of what is out there. Examples Health Psychology Health Psychology Review Annals of Behavioral Medicine Psycho-oncology Psychosomatic Medicine Biological Psychology British Journal of Health Psychology Brain, Behaviour and Immunity
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-22