Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04883
Acrónimo :
04883
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
- Presencial (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
12.0h/sem
- Presencial (PL) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
36.0h/sem
Trabalho Autónomo :
114.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Esta Unidade Curricular requer um domínio da língua inglesa no nível B (preferível C1) do sistema Europass. Todos as provas de avaliação são realizadas em inglês.

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo deste módulo é analisar e discutir as consequências da migração e do deslocamento no bem-estar de migrantes ou populações deslocadas, especificamente na sua saúde, acesso aos sistemas de saúde e inclusão social. Foca-se particularmente em como a pesquisa psicológica pode contribuir para uma melhor compreensão das necessidades de saúde e inclusão, e em como a pesquisa psicológica intercultural pode apoiar os múltiplos intervenientes envolvidos nas intervenções relevantes.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após a conclusão deste curso, os estudantes deverão ser capazes de: OA 1. Utilizar o conhecimento psicológico sobre o desenvolvimento humano ao longo da vida para abordar questões relacionadas com a saúde e a inclusão social de migrantes OA 2. Conhecer e compreender como usar o conhecimento na resolução de problemas de investigação e práticos OA 3. Avaliar criticamente as necessidades de saúde dos migrantes, utilizando uma compreensão psicológica das diferenças culturais. OA 4. Discutir criticamente os determinantes sociais e políticos da saúde e inclusão social dos migrantes. OA 5. Avaliar e criticar aspetos-chave dos sistemas de saúde e programas de intervenção, utilizando perceções da pesquisa psicológica intercultural e social. OA 6. Desenvolver consciência intercultural, sensibilidade e competências. OA 7. Empatizar com pessoas em situações vulneráveis.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Parte 1 S1. Nível Individual: Saúde psicológica dos migrantes S2. Fases da migração e como afetam a saúde dos migrantes S3. Diferentes grupos de migrantes Parte 2 S4. Nível Societal: Acesso dos migrantes aos serviços de saúde S5. Informação, marcadores étnicos, inclusão social S6. Língua e mediação intercultural S7. Exclusão social na saúde Parte 3 S8. Análise de intervenções para promover a inclusão dos migrantes (a nível local, nacional e internacional)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


A Parte 1 foca-se em OA 1: as necessidades de saúde física e mental e diferentes fases da vida, condições de vida, em condições particulares ou devido às causas da mobilidade. OA 2, 6 e 7 são abordados nas partes 1, 2 e 3, que visam amplamente desenvolver conhecimento, confiança e empatia para resolver problemas de investigação e práticos relacionados com a migração. A Parte 2 foca-se especificamente em OA 3 e 4, olhando para o nível societal, a saúde dos migrantes e como os sistemas de saúde lidam com desafios específicos. Discutimos o papel das barreiras linguísticas e culturais no acesso aos serviços de saúde, o uso de marcadores étnicos nos sistemas de saúde para monitorização e os determinantes sociais mais amplos da saúde, que têm consequências na inclusão social dos migrantes. A Parte 3 aborda OA 5, onde comparamos e analisamos as (des)vantagens de vários programas de intervenção para a inclusão e bem-estar geral dos migrantes a nível comunitário, nacional e internacional.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: Trabalho 1: Trabalho de grupo, uma apresentação de 15 minutos sobre os determinantes sociais da saúde. A apresentação ocorre durante a aula e vale 40% da nota final. Este trabalho representa uma avaliação ao longo do módulo. O trabalho convida os alunos a trabalhar em grupos de 2 alunos para identificar os determinantes sociais da saúde relacionados a uma fase ou população específica de migração/deslocamento. Os alunos são convidados a identificar uma população-alvo e o paradigma dos determinantes sociais da saúde. Espera-se uma documentação extensa sobre o grupo-alvo e sua situação e posição nos múltiplos sistemas da sociedade, localmente e transnacionalmente. Também é necessário fornecer uma descrição clara e abrangente dos stakeholders envolvidos no trabalho com a população-alvo e documentação teórica do perfil psicológico da população-alvo. Trabalho 2: Trabalho individual, um portfólio sobre uma intervenção direcionada à saúde e inclusão social dos migrantes. Este trabalho representa 60% da nota final e é uma avaliação final. Os alunos devem criar um portfólio e discutir, criticar e comparar as vantagens e desvantagens de um programa de intervenção direcionado a migrantes ou populações deslocadas, focando particularmente no conhecimento e pesquisa psicológica. Com base nas aulas interativas e com o apoio tutorial, os alunos desenvolverão seu portfólio analisando intervenções que abordem a questão específica identificada na Parte 2. Espera-se que os alunos usem o conhecimento teórico e a ciência psicológica (teoria e métodos) para analisar a intervenção social. Além disso, os alunos devem utilizar referências acadêmicas e não acadêmicas relevantes para documentar a descrição e análise. De acordo com as regras da universidade parceira, não há opção de exame final. Para obter aprovação numa unidade curricular, o estudante deve alcançar a classificação mínima definida pela universidade parceira.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O curso é lecionado em 3 partes, utilizando uma combinação de aulas teóricas e práticas (2 horas por semana = 24 horas) e tutoria prática (1 hora por semana = 12 horas). As sessões são interativas e participativas, envolvendo discussão crítica de leituras relevantes e tarefas práticas e exercícios que permitirão aos alunos refletir e conectar o novo conhecimento abordado durante as aulas com o seu conhecimento existente, experiência e compreensão cultural. Para alcançar os objetivos de aprendizagem (OAs), espera-se também que os alunos se dediquem a mais 114 horas de aprendizagem autónoma ao longo do semestre. A Parte 1 cobre especificamente o OA 1, permitindo aos alunos aplicar o conhecimento psicológico sobre o desenvolvimento humano ao longo da vida para abordar questões relacionadas com a saúde e inclusão social dos migrantes. As leituras tutoriais nesta seção visam o desenvolvimento desse conhecimento e cobrem o OA 2, permitindo aos alunos conhecer, compreender e aplicar o conhecimento na resolução de problemas de pesquisa e práticos. A Parte 2 abrange os OAs 3 e 4 e vai ao nível societal de análise, focando na avaliação crítica das necessidades de saúde dos migrantes, utilizando uma compreensão psicológica das diferenças culturais e discutindo criticamente os determinantes sociais e políticos da saúde e da inclusão social dos migrantes ou pessoas deslocadas. A Parte 3 e os 2 trabalhos de curso cobrem os OAs 6 e 7, permitindo aos alunos desenvolver tanto empatia quanto confiança em sua consciência intercultural, sensibilidade e competências aplicadas aos seus projetos. A Parte 3 também visa o OA 5, avaliando e criticando aspectos chave dos sistemas de saúde e programas de intervenção.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Cada uma das 3 partes do módulo terá 4 semanas de interação durante as aulas teóricas (2 horas por semana = 24 horas) e tutorias (1 hora por semana = 12 horas). Estas sessões cobrirão quadros teóricos e utilizarão discussões práticas e reflexivas, exercícios, tarefas e apresentações dos estudantes. Ao longo do módulo, os estudantes são introduzidos a teorias e pesquisas relevantes, e envolvem-se em discussões e aplicação deste conhecimento, em trabalhos colaborativos e individuais contínuos que somam ao seu portfólio. Através de aprendizagem presencial (36 horas) e independente (114 horas), os estudantes desenvolverão ativamente uma compreensão abrangente da saúde e inclusão social como processos multidimensionais, multiníveis e de múltiplos intervenientes, onde perceções psicológicas individuais e sociais precisam ser combinadas com uma compreensão intercultural, internacional e transnacional de como as pessoas definem e alcançam o bem-estar. Parte 1 convida os estudantes a trabalhar em pequenos grupos de 2 estudantes para identificar os determinantes sociais da saúde relacionados com uma fase particular da migração/deslocamento ou uma população específica. Na Parte 2, os estudantes terão de refletir sobre o trabalho em grupo e explorar e analisar mais a fundo uma questão específica. A questão pode estar relacionada com qualquer aspeto do acesso aos serviços de saúde ou inclusão social que os migrantes possam enfrentar. As aulas e tutorias apoiarão os grupos de estudantes a identificar o contexto de uma questão, os intervenientes relevantes, bem como o perfil individual da população específica que lida com a questão. Os grupos de 2 estudantes prepararão uma apresentação de 15 minutos sobre os determinantes sociais da saúde numa fase de desenvolvimento e grupo de migrantes escolhidos. Na Parte 3, discutiremos ativamente, criticaremos e compararemos as vantagens e desvantagens de diferentes programas de intervenção direcionados para migrantes ou populações deslocadas. Com base nas aulas interativas e com apoio das tutorias, os estudantes desenvolverão um portfólio individual com o objetivo de explorar intervenções que abordem a questão específica identificada na Parte 2.

Observações / Observations


O feedback é contínuo. O curso é projetado para permitir que os alunos trabalhem nas suas ideias para a avaliação ao longo do módulo e nas peças finais de trabalho em sala de aula. Eles são incentivados a discutir abertamente os tópicos e questões com o docente e entre si antes da submissão. Esta UC é oferecia pela Universidade de Limerick.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Achotegui, J. (2019). Migrants living in very hard situations: Extreme migratory mourning (the Ulysses syndrome). Psychoanalytic dialogues, 29(3), 252-268. Bartholomew, et al., (2021). Integrating cultural beliefs about illness in counseling with refugees: A phenomenological study. Journal of Cross-Cultural Psychology, 52(8-9), 705-725. Gakuba, T. O. (2015). Young african refugees in urban context (Abidjan, Dakar, Geneva) psychosocial aspects and resilience. Analele ?tiin?ifice ale Universit??ii» Alexandru Ioan Cuza «din Ia?i. Sociologie ?i Asisten?? Social?, 8(2), 47-62. Kumar, B., et al., (2018). Migrant health is global health. MacFarlane, A. E. (2020). Optimising individual and community involvement in health decision-making in general practice consultations and primary care settings: a way forward. European Journal of General Practice, 26(1), 196-201. World Health Organization. (2010). How health systems can address health inequities linked to migration and ethnicity.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


The readings are from relevant scientific journals, illustrating how psychological, sociological, and political theories are applied for the study of specific issues related to health in migration and integration. They have been selected from a range of relevant journals which host a wide variety of psychological studies and discussions of migration and integration. Cham: Springer International Publishing. World Health Organization. (2020). Migration and health: enhancing intercultural competence and diversity sensitivity. Dixon, J., Levine, M., Reicher, S., & Durrheim, K. (2012). Beyond prejudice: Are negative evaluations the problem and is getting us to like one another more the solution?. Behavioral and Brain Sciences, 35(6), 411-425. Jacobs, S. F. (2018). Collective narrative practice with unaccompanied refugee minors:“The Tree of Life” as a response to hardship. Clinical child psychology and psychiatry, 23(2), 279-293. Kan, M. (2022). Current Mental Health and Psychosocial Support Policies and Frameworks in Humanitarian Settings. In Integrative Social Work Practice with Refugees, Asylum Seekers, and Other Forcibly Displaced Persons (pp. 97-121). Kuru, N., & Ungar, M. (2021). Refugee children’s resilience: A qualitative social ecological study of life in a camp. Journal of Refugee Studies, 34(4), 4207-4224. Pan, D., Sze, S., Minhas, J. S., Bangash, M. N., Pareek, N., Divall, P., ... & Pareek, M. (2020). The impact of ethnicity on clinical outcomes in COVID-19: a systematic review. EClinicalMedicine, 23. Vine, M., & Greenwood, R. M. (2022). “You get to understand we are all human beings”: Community solidarity initiatives as spaces of recognition, resistance, and change. American Journal of Community Psychology, 69(3-4), 331-342.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-23