Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Profissionais com mais de dois anos de experiência e alunos licenciados
Objetivos Gerais / Objectives
A UC adota uma visão crítica do uso de tecnologias avançadas na saúde. Os seus principais objetivos são: O1. Capacitar os estudantes com conhecimentos sobre o funcionamento do IoT na saúde, princípios da IA e IA Generativa, e o uso de Blockchain para segurança e integridade dos dados de saúde. O2. Desenvolver competências para a utilização de sistemas digitais que suportem a prevenção e controlo da resistência antimicrobiana. O3. Promover o domínio de técnicas de anotação de dados, mineração de texto e conversão de voz em texto, aplicando-as na extração de informações relevantes para o controlo da resistência antimicrobiana. O4. Desenvolver a compreensão das questões associadas à privacidade e às questões éticas envolvidas no uso de tecnologias digitais em saúde. O5. Capacitar para a utilização ferramentas digitais para monitorizar e controlar a resistência antimicrobiana em casos específicos para enfermeiras, farmacêuticos, gestores na área da saúde e médicos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Após a conclusão do curso, os estudantes devem ser capazes de: OA1: Identificar e descrever o funcionamento da Internet das Coisas (IoT) na saúde, os princípios da Inteligência Artificial (IA) e IA Generativa, e o uso de Blockchain para segurança e integridade dos dados de saúde. OA2: Utilizar sistemas digitais que suportem a prevenção e controlo da resistência antimicrobiana. OA3: Aplicar técnicas de anotação de dados e mineração de texto para extrair informações relevantes para o controlo da resistência antimicrobiana. OA4: Discutir questões éticas e de privacidade relacionadas ao uso de tecnologias digitais em saúde. OA5: Avaliar a eficácia de intervenções digitais na promoção do uso responsável de antibióticos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Introdução às Tecnologias Emergentes na Saúde: Definição e funcionamento do IoT na saúde. Princípios da IA e IA Generativa. Uso de Blockchain para segurança e integridade dos dados de saúde. CP2: Transformação Digital e Sistemas de Dados: Sistemas digitais para rastrear a prescrição e uso de antibióticos, identificando padrões inadequados. CP3: Anotação, Mineração de Texto e Conversão de Voz em Texto: Técnicas de anotação de dados, ferramentas de mineração de texto e aplicações de conversão de voz em texto. CP4: Privacidade e Questões Éticas: Uso ético de dados dos pacientes e garantia de privacidade ao aplicar tecnologias digitais. CP5: Tecnologia e Mudança de Comportamento: Teorias e intervenções digitais para mudanças de comportamento, avaliando sua eficácia. CP6: Competências digitais aplicadas a casos específicos para enfermeiros, farmacêuticos, gestores e médicos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 assegura a compreensão de conceitos essenciais na transformação digital na saúde, incluindo o funcionamento do IoT, os princípios da IA e IA Generativa, e o uso de Blockchain para segurança e integridade de dados, suportado por CP1. OA2 utiliza sistemas digitais para prevenir e controlar a resistência antimicrobiana, identificando padrões inadequados no uso de antibióticos, suportado por CP2. OA3 aplica técnicas de anotação de dados e mineração de texto para extrair informações relevantes no controlo da resistência antimicrobiana, incluindo a conversão de voz em texto, suportado por CP3. OA4 discute questões éticas e de privacidade no uso de tecnologias digitais, garantindo o uso ético e a privacidade dos dados dos pacientes, suportado por CP4. OA5 avalia intervenções digitais para o uso responsável de antibióticos, aplicando teorias de mudança de comportamento e métodos de avaliação, suportado por CP5 e CP6.
Avaliação / Assessment
Os estudantes podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre, que inclui (i) a análise individual de dois módulos online, que aplicam ferramentas digitais a conteúdos ligados à RAM, o que implica assistir aos conteúdos disponibilizados nesses módulos, completar os questionários associados e reportar nas aulas síncronas os conteúdos digitais incluídos nesses módulos (50%); (ii) group work (50%). Os alunos devem obter uma classificação mínima de 9,5 valores em cada componente de avaliação e uma média final global igual ou superior a 9,5 valores para serem aprovados.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A Unidade Curricular (UC) adotará uma metodologia de ensino e aprendizagem que combina Aprendizagem Baseada em Estudos de Caso com Aprendizagem Baseada em Tarefas. Os conteúdos serão aplicados a contextos de saúde, permitindo uma compreensão prática e relevante para os estudantes. Esta abordagem pedagógica está alinhada com o modelo pedagógico do Iscte, onde o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem. O conhecimento é tratado como uma ferramenta dinâmica, utilizada para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento, sendo aplicado em diversos contextos associados ao controlo da Resistência aos Antimicrobianos (RAM). As horas previstas para formação assíncrona são destinadas à análise de conteúdos disponibilizados online, onde ferramentas digitais são aplicadas a conteúdos associados à prevenção da RAM. As aulas síncronas serão de carácter TP e assíncronas para os conceitos teóricos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (OGs) e as metodologias de ensino encontram-se alinhados. A aprendizagem baseada em estudos de caso permite aos estudantes analisar situações reais e aplicar conceitos teóricos a problemas práticos, o que é essencial para a compreensão do funcionamento do IoT na saúde, da IA e IA Generativa, e do uso de Blockchain (OA1). A aprendizagem baseada em tarefas facilita a aplicação prática de sistemas digitais para a prevenção e controlo da resistência antimicrobiana (OA2), bem como a aplicação de técnicas de anotação de dados e mineração de texto (OA3). A formação assíncrona, ou seja, a análise de conteúdos disponibilizados online, permite aos estudantes explorar ferramentas digitais aplicadas à prevenção da RAM, suportando todos os objetivos de aprendizagem. A avaliação através da análise individual de módulos online avalia a capacidade dos estudantes de utilizar ferramentas digitais em conteúdos ligados à RAM, suportando os objetivos OA1, OA2 e OA3. O teste Individual avalia o conhecimento teórico dos estudantes sobre o funcionamento do IoT na saúde, os princípios da IA e IA Generativa, e o uso de Blockchain (OA1), bem como a compreensão das questões éticas e de privacidade relacionadas ao uso de tecnologias digitais em saúde (OA4) e a avaliação da eficácia de intervenções digitais na promoção do uso responsável de antibióticos (OA5). Dessa forma, as metodologias de ensino e de avaliação estão diretamente alinhadas com os objetivos de aprendizagem, garantindo que os estudantes adquiram as competências necessárias para utilizar tecnologias digitais na prevenção e controlo da resistência antimicrobiana.
Observações / Observations
A orientação tutorial é feita através do esclarecimento de dúvidas e do acompanhamento dos trabalhos de grupo e individuais. A UC inclui horas de atendimento aos alunos, a combinar previamente com cada professor por correio eletrónico.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
"Wachter, R. (2015). The Digital Doctor: Hope, Hype, and Harm at the Dawn of Medicine's Computer Age. McGraw-Hill Education. Chambers, R., Schmid, M., & Birch-Jones, J. (2016). Digital healthcare: The essential guide (Paperback ed.). Future Plc. Wade, S.B. (2023). Transforming Healthcare: Harnessing the Power of Artificial Intelligence for Enhanced Patient Care: AI leads to accuracy and precision, minimizing discrepancies and improving patient outcomes. Independently published. Hoyt, R. E., & Yoshihashi, A. K. (2014). Health informatics: Practical guide for healthcare and information technology professionals (6th ed.).
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
"Experience of Health Care Professionals Using Digital Tools in the Hospital: Qualitative Systematic Review (JMIR Publications, 2023) - This review synthesizes qualitative studies exploring healthcare professionals' experiences with digital tools, revealing both benefits and challenges. Digital technologies in support of universal health coverage: a WHO guide (World Health Organization, 2023) - This guide provides a framework for using digital technologies to achieve universal health coverage, highlighting their potential and implementation strategies. The impact of digital health tools on healthcare professionals' well-being and work-life balance (Journal of Medical Internet Research, 2022) - This study investigates the impact of digital health tools on healthcare workers' well-being, highlighting the need for proper implementation and support. Effectiveness of mHealth interventions for improving health care professional practice and patient outcomes: a systematic review (PLOS ONE, 2019) - This review assesses the effectiveness of mobile health (mHealth) interventions for healthcare professionals, demonstrating positive impacts on practice and patient outcomes. Reports and White Papers: Digital Health: 7 Tools You Need to Succeed in This Industry (Sydle, 2023) - This blog post outlines seven essential digital health tools that are shaping the future of the industry, including EHRs, telemedicine platforms, and cybersecurity solutions. Digital Technologies in Primary Health Care (World Health Organization, 2021) - This report explores the role of digital technologies in strengthening primary health care, offering recommendations for implementation and scaling up. The Topol Review: Preparing the healthcare workforce to deliver the digital future (Health Education England, 2019) - This influential report examines the implications of digital technologies for the healthcare workforce, emphasizing the need for education and training to harness their potential. Transforming healthcare with AI: The impact on the workforce and organizations (McKinsey & Company, 2018) - This report explores the impact of AI on the healthcare workforce, highlighting both opportunities and challenges for health professionals.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-04-01