Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04889
Acrónimo :
04889
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
62.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


480 - Informática

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Profissionais com mais de dois anos de experiência e alunos licenciados

Objetivos Gerais / Objectives


A UC adota uma visão crítica do uso de tecnologias avançadas na gestão de resíduos em unidades de saúde. Os principais objetivos são: O1. Proporcionar aos estudantes um entendimento profundo de tecnologias emergentes, como IoT, IA e Blockchain, aplicadas à gestão de resíduos, com foco na sustentabilidade. O2. Capacitar os estudantes a compreenderem a transformação digital na saúde e a rastreabilidade de resíduos, avaliando o impacto das tecnologias digitais na segurança dos processos. O3. Desenvolver competências para aplicar técnicas de dados que melhorem a qualidade e acessibilidade das informações sobre resíduos, permitindo soluções digitais integradas. O4. Promover ferramentas digitais para garantir a privacidade e segurança dos dados, avaliando vantagens e limitações das tecnologias digitais na sustentabilidade. O5. Aplicar estratégias de mudança comportamental para práticas sustentáveis e redução de resíduos, avaliando a eficácia das intervenções comportamentais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após a conclusão do curso, os estudantes devem ser capazes de: OA1: Identificar e analisar tecnologias de IoT, IA e Blockchain aplicadas à gestão de resíduos em saúde, considerando seus desafios e benefícios com foco na sustentabilidade. OA2: Compreender e avaliar a transformação digital na saúde e sua aplicação na rastreabilidade de resíduos, incluindo o impacto das tecnologias digitais na segurança dos processos. OA3: Aplicar técnicas de dados para melhorar a qualidade e acessibilidade das informações sobre resíduos, desenvolvendo soluções digitais que integrem tecnologias e estratégias. OA4: Utilizar ferramentas digitais para garantir a privacidade e segurança dos dados na gestão de resíduos, avaliando vantagens e limitações das tecnologias digitais na sustentabilidade. OA5: Aplicar estratégias de mudança comportamental para promover práticas sustentáveis e avaliar a eficácia de intervenções comportamentais na gestão de resíduos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Tecnologias Emergentes na Gestão de Resíduos em Saúde: Conhecer o uso de IoT, IA e Blockchain na gestão de resíduos e analisar seus desafios e benefícios com foco na sustentabilidade. CP2: Transformação Digital e Rastreabilidade de Resíduos: Compreender a transformação digital e rastreabilidade de resíduos na saúde e avaliar seu impacto na segurança dos processos. CP3: Técnicas de Dados para Qualidade e Acessibilidade: Aplicar técnicas de dados para melhorar a qualidade e acessibilidade de informações sobre resíduos e desenvolver soluções digitais integradas. CP4: Privacidade e Segurança dos Dados: Utilizar ferramentas digitais para garantir privacidade e segurança dos dados e avaliar as vantagens e limitações das tecnologias digitais na sustentabilidade. CP5: Estratégias Comportamentais para Práticas Sustentáveis: Aplicar estratégias de mudança comportamental e avaliar a eficácia de intervenções para práticas responsáveis e redução de resíduos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O OA1 está ligado ao CP1, ao abordar IoT, IA e Blockchain na gestão de resíduos, com foco na sustentabilidade. O CP2 é tratado pelo OA2, que analisa a transformação digital na saúde e sua aplicação à rastreabilidade de resíduos e segurança dos processos. O CP3 reflete o OA3, focado em aplicar técnicas de dados para melhorar a qualidade e acessibilidade de informações e criar soluções digitais integradas. O CP4 está associado ao OA4, que usa ferramentas digitais para garantir privacidade e segurança de dados, avaliando vantagens e limitações das tecnologias digitais. O CP5 está alinhado ao OA5, que aplica estratégias de mudança comportamental para práticas sustentáveis e redução de resíduos, avaliando a eficácia de intervenções comportamentais. Cada CP está associado a um OA, garantindo competências para usar tecnologias digitais na gestão de resíduos em saúde.

Avaliação / Assessment


Trabalho grupo com peso de 50% e avaliação individual feita ao longo dos diferentes módulos 50% da nota final (estudo de casos e/ou quizes). Nota mínima de 8 valores em cada uma das componentes da avaliação em grupo e individual.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC integra metodologias ativas de ensino e aprendizagem, combinando Aprendizagem Baseada em Estudos de Caso e Aprendizagem Baseada em Tarefas, promovendo a aplicação prática dos conteúdos em contextos de saúde. Esta abordagem pedagógica, alinhada com o modelo do Iscte, coloca os estudantes como agentes ativos no seu processo de aprendizagem, incentivando-os a utilizar o conhecimento como uma ferramenta dinâmica para a resolução de problemas e desenvolvimento de competências. As horas de formação assíncrona são dedicadas à análise de conteúdos online que exploram a aplicação de ferramentas digitais à gestão de resíduos em contextos de saúde. As aulas síncronas terão um carácter teórico, com foco na apresentação e exploração dos conceitos fundamentais e das aplicações essenciais das tecnologias digitais dedicadas à gestão de resíduos na área da saúde. Por sua vez, as aulas assíncronas adoptarão um formato teórico-prático, com o objetivo de aprofundar a análise e a discussão de casos práticos, promovendo uma compreensão crítica e a capacidade de aplicar estes conhecimentos em contextos reais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A aprendizagem baseada em estudos de caso permite aos estudantes analisar situações reais e aplicar conceitos teóricos a problemas práticos, o que é essencial para a compreensão das tecnologias de IoT, IA e Blockchain aplicadas à gestão de resíduos em saúde (OA1). A aprendizagem baseada em tarefas facilita a aplicação prática de sistemas digitais para a prevenção e controlo da resistência antimicrobiana, bem como a aplicação de técnicas de dados para melhorar a qualidade e acessibilidade de informações sobre resíduos (OA2 e OA3). A análise de conteúdos disponibilizados online permite aos estudantes explorar ferramentas digitais aplicadas à gestão de resíduos em contexto de saúde, suportando todos os objetivos de aprendizagem. Relativamente aos métodos de avaliação, a análise individual de módulos online avalia a capacidade dos estudantes de utilizar ferramentas digitais em conteúdos, suportando os objetivos OA1, OA2 e OA3. O teste individual avalia o conhecimento teórico dos estudantes sobre o funcionamento do IoT na saúde, os princípios da IA e IA Generativa, e o uso de Blockchain (OA1), bem como a compreensão das questões éticas e de privacidade relacionadas ao uso de tecnologias digitais em saúde (OA4) e a avaliação da eficácia de intervenções digitais na promoção do uso responsável de antibióticos (OA5). Dessa forma, as metodologias de ensino e de avaliação estão diretamente alinhadas com os objetivos de aprendizagem, garantindo que os estudantes adquiram as competências necessárias para utilizar tecnologias digitais na gestão de resíduos em saúde de maneira eficaz e sustentável. Aulas Teóricas em modo assíncrono e aulas TP em modo assíncrono

Observações / Observations


A orientação tutorial é feita através do esclarecimento de dúvidas e do acompanhamento dos trabalhos de grupo e individuais. A UC inclui horas de atendimento aos alunos, a combinar previamente com cada professor por correio eletrónico.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


"Hasselgren A, Kralevska K, Gligoroski D, Pedersen SA, Faxvaag A. Blockchain in healthcare and health sciences-A scoping review. Int J Med Inform. 2020 Feb;134:104040. doi: 10.1016/j.ijmedinf.2019.104040. Epub 2019 Dec 11. PMID: 31865055. M. O. Raji and A. G. Adeogun, “Healthcare Waste Management: An Overview”, AJERD, vol. 7, no. 1, pp. 14-27, Mar. 2024.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-04-02