Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04890
Acrónimo :
04890
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
62.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


340 - Ciências empresariais

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Profissionais com mais de dois anos de experiência e alunos licenciados

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular curso tem como objetivo capacitar os profissionais de saúde com o conhecimento e as competências necessárias para implementar de forma eficaz estratégias de mudança comportamental na prática clínica. Ao compreender os principais modelos e ferramentas de mudança comportamental, estratégias de capacitação dos pacientes e técnicas para melhorar o envolvimento e a motivação dos pacientes, os participantes estarão mais preparados para melhorar os resultados de saúde e promover mudanças comportamentais sustentáveis. Adicionalmente, o curso explorará a utilização de tecnologias digitais como ferramentas complementares para apoiar a mudança comportamental e otimizar a gestão dos cuidados de saúde.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Compreender como a modificação dos comportamentos dos pacientes conduz a melhores resultados de saúde e aumenta a eficácia dos cuidados de saúde. OA2. Adquirir proficiência na utilização de vários modelos e estratégias de mudança comportamental em contextos de cuidados de saúde para apoiar os pacientes através da modificação eficaz dos seus comportamentos. OA3. Desenvolver métodos para capacitar os pacientes, dotando-os dos conhecimentos e capacidades necessários para que assumam um papel ativo na gestão da sua saúde. OA4. Adquirir e aplicar técnicas para envolver e motivar os pacientes, promovendo a sua participação ativa nos cuidados com a própria saúde, melhorando a adesão ao tratamento e apoiando mudanças comportamentais sustentáveis. OA5. Identificar ferramentas e tecnologias digitais (e.g., aplicações de saúde) para facilitar e potenciar a mudança comportamental nos pacientes, melhorando o seu envolvimento, adesão e resultados globais de saúde.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Introdução à Mudança Comportamental: Definição e conceitos chave. Impacto na saúde e eficácia dos cuidados de saúde. CP2: Modelos de Mudança Comportamental: Modelos de mudança comportamental: Modelo Transteórico, Modelo de Crenças em Saúde e COM-B. Aplicações práticas e adaptações em contextos de cuidados de saúde. CP3: Capacitação e Educação dos Pacientes Estratégias de educação do paciente. Ferramentas e técnicas para capacitação. Papel da comunicação e feedback no empoderamento do paciente. CP4: Envolvimento e Motivação dos Pacientes: Técnicas de envolvimento e motivação. Promoção da participação ativa e adesão ao tratamento. CP5: Uso de Ferramentas Digitais para Mudança Comportamental Introdução a ferramentas digitais: aplicações de saúde, plataformas de telemedicina. Integração das ferramentas digitais na prática clínica.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Cada conteúdo programático (CP) está alinhado com os objetivos de aprendizagem (OA) de forma clara. O CP1 aborda a importância da mudança comportamental, ajudando a compreender como esta melhora os resultados de saúde e a eficácia dos cuidados (OA1). O CP2 aborda os modelos de mudança comportamental e proporciona a proficiência necessária para aplicá-los em contextos de saúde (OA2). O CP3 foca estratégias e ferramentas para capacitar pacientes, estando alinhando com o OA3. O CP4 oferece técnicas para envolver e motivar pacientes e promove a participação ativa e adesão ao tratamento (OA4). Finalmente, o CP5 introduz e integra ferramentas digitais na prática clínica que facilitam a mudança comportamental e melhoram a adesão e os resultados de saúde dos pacientes (OA5). Assim, todos os módulos contribuem diretamente para alcançar os objetivos estabelecidos do curso.

Avaliação / Assessment


Os estudantes podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre, que inclui duas componentes principais. A primeira consiste no visionamento de conteúdos de dois módulos online, complementados por questionários associados, representando 50% da classificação final. A segunda componente é um teste individual, que avalia os conhecimentos dos estudantes sobre modelos e estratégias de mudança comportamental, também com um peso de 50%. Para aprovação, os estudantes devem obter uma classificação mínima de 9,5 valores em cada componente e uma média final global igual ou superior a 9,5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC integra metodologias expositivas (e.g., apresentação de quadros teóricos), bem como métodos participativos e ativos, que têm por base uma metodologia de ensino e aprendizagem baseada em estudos de caso. Ao longo das aulas TPs, os estudantes serão convidados a analisar criticamente casos de sucesso na implementação de ferramentas de mudança comportamental para a capacitação dos pacientes, bem como a analisar módulos desenvolvidos para o treino de competências nesta área. Está prevista a realização de trabalho autónomo, OT e supervisão do trabalho. As horas previstas de trabalho autónomo são destinadas à análise de dois módulos de formação online, provenientes do projeto AMR-Educare, que integram ferramentas comportamentais e ferramentas digitais que apoiam a prática clínica e visam capacitar os pacientes. A observação destes módulos, com base em guidelines fornecidas em aula, permite aos estudantes identificar e aplicar os conceitos discutidos no curso em situações práticas. Além disso, essa análise crítica visa fomentar a reflexão sobre a eficácia das ferramentas estudadas na capacitação dos pacientes, desenvolvendo a aptidão dos estudantes para aplicar tais conhecimentos na sua futura prática profissional. As aulas síncronas terão um carácter teórico, com foco na apresentação e exploração dos conceitos fundamentais e das aplicações essenciais das ferramentas de mudança de comportamento para a capacitação de pacientes. Por sua vez, as aulas assíncronas adoptarão um formato teórico-prático, com o objetivo de aprofundar a análise e a discussão de casos práticos, promovendo uma compreensão crítica e a capacidade de aplicar estes conhecimentos em contextos reais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente, analisar vários casos de estudo, aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências de resolução de problemas e pensamento crítico. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas e estudos de caso. Esta abordagem permitirá que os estudantes estabeleçam conexões entre os conhecimentos teóricos e práticos, melhorando a compreensão e a aplicação dos conceitos aprendidos. Como estratégia motivadora, a unidade curricular incluirá a gamificação ao longo do semestre, onde serão atribuídos pontos à medida que os estudos de caso forem analisados com sucesso. Os trabalhos práticos serão realizados em grupo, dependendo o tamanho dos grupos da complexidade dos trabalhos em causa.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


"Bandura, A. (2012). Self-efficacy the exercise of control Albert Bandura. Frates, B., & Faries, M. D. (2024). Empowering behavior change in patients: Practical strategies for the healthcare professional. CRC Press. Mather, M., Pettigrew, L. M., & Navaratnam, S. (2022). Barriers and facilitators to clinical behaviour change by primary care practitioners: A theory-informed systematic review of reviews using the theoretical domains framework and behaviour change wheel. Systematic Reviews, 11(1). https://doi.org/10.1186/s13643-022-02030-2 Michie, S., Atkins, L., & West, R. (2014). The behaviour change wheel: A guide to designing interventions.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


"Alcántara, C., Diaz, S. V., Cosenzo, L. G., Loucks, E. B., Penedo, F. J., & Williams, N. J. (2020). Social determinants as moderators of the effectiveness of health behavior change interventions: Scientific gaps and opportunities. Health Psychology Review, 14(1), 132–144. https://doi.org/10.1080/17437199.2020.1718527 Cuevas, C., Batura, N., Wulandari, L. P., Khan, M., & Wiseman, V. (2021). Improving antibiotic use through behaviour change: A systematic review of interventions evaluated in low- and middle-income countries. Health Policy and Planning, 36(5), 754–773. https://doi.org/10.1093/heapol/czab021 Davis, R., Campbell, R., Hildon, Z., Hobbs, L., & Michie, S. (2014). Theories of behaviour and behaviour change across the social and Behavioural Sciences: A scoping review. Health Psychology Review, 9(3), 323–344. https://doi.org/10.1080/17437199.2014.941722 Johnson, M. J., & May, C. R. (2015). Promoting professional behaviour change in healthcare: What interventions work, and why? A theory-led overview of systematic reviews. BMJ Open, 5(9). https://doi.org/10.1136/bmjopen-2015-008592 Krebs, P., Prochaska, J. O., & Rossi, J. S. (2010). A meta-analysis of computer-tailored interventions for health behavior change. Preventive Medicine, 51(3–4), 214–221. https://doi.org/10.1016/j.ypmed.2010.06.004 Laffont, J.-J., & Martimort, D. (2013). The theory of incentives: The principal-agent model. World Publishing Corporation. Oliver, J. W., Kravitz, R. L., Kaplan, S. H., & Meyers, F. J. (2001). Individualized patient education and coaching to improve pain control among cancer outpatients. Journal of Clinical Oncology, 19(8), 2206–2212. https://doi.org/10.1200/jco.2001.19.8.2206 Suttels, V., Van Singer, M., Clack, L. C., Plüss-Suard, C., Niquille, A., Mueller, Y., & Boillat Blanco, N. (2022). Factors influencing the implementation of antimicrobial stewardship in primary care: A narrative review. Antibiotics, 12(1), 30. https://doi.org/10.3390/antibiotics12010030

Data da última atualização / Last Update Date


2025-04-02