Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências e Tecnologias da Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC tem por objetivo a realização de diferentes seminários com apresentação de casos de estudo, problemas e soluções tecnológicas em áreas emergentes e inovadoras relacionadas com o mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão. Deste modo, pretende-se reforçar a ligação às empresas da área de Business Intelligence & Analytics e às Unidades de Investigação do Iscte permitindo que os alunos tomem contacto com temas e propostas adequadas à realização de uma dissertação ou projeto em SIAD. O objetivo é que os alunos possam iniciar o seu percurso de investigação, com a escolha do tema e elaboração de uma proposta de dissertação ou projeto em SIAD.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Com esta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: OA1: Desenvolver um pensamento crítico sobre temas relevantes na área de SIAD OA2: Identificar um problema pertinente para a investigação científica em SIAD OA3: Identificar literatura adequada ao problema de investigação OA4: Argumentar e discutir criticamente possíveis abordagens para o problema identificado OA5: Definir o âmbito e nível de um projeto científico OA6: Comunicar por escrito e oralmente o trabalho efetuado e a argumentação elaborada
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os principais conteúdos programáticos a abordar são: CP1: Introdução à investigação CP2: Formulação do problema e objetivos de investigação (proposta de dissertação e capítulo de Introdução) CP3: Introdução às técnicas de pesquisa bibliográfica CP4: Introdução às metodologias de investigação adequadas à área de SIAD CP5: Apresentação e discussão de projetos e casos de estudo empresariais e de investigação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Genericamente, o desenvolvimento da capacidade crítica (OA1) é alcançado com todos os CP. O CP5, com a apresentação por parte das empresas com casos de estudo de sucesso e inovadores e ligação aos projetos de investigação em curso, contribui para a concretização de todos os OA. Mais especificamente verificam-se as seguintes dependências: OA2: Identificar um problema pertinente para a investigação científica em SIAD - CP5 OA3: Identificar literatura adequada - CP3 OA4: Argumentar e discutir criticamente possíveis abordagens para o problema identificado - CP1 e 4; OA5: Definir o âmbito e nível de um projeto científico - CP1 e 2 OA6: Comunicar por escrito e oralmente o trabalho efetuado e a argumentação elaborada - CP1, 2, 3, e 4
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre compreende as seguintes componentes: - Apresentação individual: 40% - Documento escrito (individual) com a proposta de dissertação: 50% - Assiduidade: 10% A entrega do documento escrito deverá ser realizada na 1ª época de avaliação. As apresentações individuais dos alunos são realizadas em aula, no período letivo. Em caso de reprovação, o aluno pode entregar em 2ª época ou época especial um projeto individual de proposta de tese (com um tema diferente) que contará 100% da nota. Pela natureza da UC, não é possível a avaliação por exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O alinhamento entre os objetivos de aprendizagem (OA) e cada metodologia de ensino-aprendizagem definidas para a UC é realizado da seguinte forma: Expositivas: contribuem para o cumprimento de todos os OA. Participativas: contribuem para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos (OA1), com a discussão de casos de estudo e diferentes abordagens possíveis para os problemas identificados (OA4). Ativas: a presença e participação nos seminários convidados contribui para OA2 (identificação de um problema pertinente para a investigação científica em SIAD), e para a apresentação e discussão das propostas individuais de dissertação ou projeto (OA6). Trabalho autónomo: contribui para todos os OA. A presença nas aulas de seminário é altamente recomendada para a participação na discussão de projetos e casos de estudo empresariais e de investigação sobre tópicos avançados de Business Intelligence e Analytics, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos. A presença regular nas aulas permite que cada aluno seja acompanhado em regime de tutoria com vista à elaboração da sua proposta de dissertação ou projeto.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Aulas expositivas: para a apresentação dos princípios introdutórios de condução de um projeto de investigação e fundamentos das metodologias de investigação. Aulas ativas: para a apresentação e discussão dos projetos científicos de cada aluno. Aulas participativas: para a apresentação e discussão de projetos e casos de estudo empresariais e de investigação. Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, para consulta de bibliografia, familiarização com as técnicas de investigação científica, e elaboração da proposta de dissertação. Por parte do professor, em sala de aula e em orientação tutorial (OT) haverá um acompanhamento individual de cada aluno com vista à elaboração das propostas de dissertação.
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Oliveira, L. A. (2011) Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia segundo Bolonha: Guia de boas práticas. Lidel Oliveira, L. A. (2018) Escrita Científica: da folha em branco ao texto final. Lidel Oates, B. (2006) Researching Information Systems and Computing (1st ed.). Sage Publications Patton, M. Q. (2014) Qualitative Research & Evaluation Methods: Integrating Theory and Practice (4th ed.). Sage Publications
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Presentation Zen: Simple Ideas on Presentation Design and Delivery, Garr Reynolds, New Riders Press, 2008 slide:ology: The Art and Science of Creating Great Presentations, Nancy Duarte, O'Reilly Media, 2008
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-22