Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04903
Acrónimo :
04903
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português, Italiano

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
9.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
16.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
17.0h/sem
Trabalho Autónomo :
207.0
Horas de Trabalho Total :
224.0h/sem

Área científica / Scientific area


Teoria e História da Arquitectura e do Urbanismo

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolver competências para procurar, selecionar e gerir informações relevantes em bases de dados científicas, aplicando essas capacidades na formulação de projetos de investigação em arquitetura; adquirir familiaridade com a produção de artigos científicos; identificar, selecionar, adaptar e aplicar métodos e técnicas de pesquisa, adaptando-os às especificidades dos projetos de investigação; planear e concretizar um projeto de investigação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Desenvolver a competência para procurar, selecionar e gerir informações relevantes em bases de dados científicas, aplicando essas capacidades na formulação de projetos de investigação em arquitetura. OA2: Adquirir habilidades para redigir um artigo científico, compreendendo as fases do processo, desde a revisão bibliográfica e recolha de dados na investigação até a apresentação dos resultados. OA3: Identificar, selecionar e aplicar métodos e técnicas de pesquisa, adaptando-os às especificidades dos projetos de investigação. OA4: Planear e concretizar um projeto de investigação, incluindo a delimitação do campo de pesquisa, formulação de hipóteses, definição de objetivos e elaboração de um plano de tese.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - Caracterização de métodos de investigação em arquitetura e exploração de abordagens de pesquisa científica. CP2 - Apresentação de sessões temáticas sobre processos, instrumentos e comunicação em investigação arquitetónica com base em exemplos práticos que ilustram a aplicação de distintos métodos. CP3 - Apoio na elaboração da componente metodológica do plano de investigação: Orientação para o desenvolvimento do plano de tese, incluindo definição do campo de pesquisa, formulação de hipóteses e escolha de métodos adequados. Envolve a adaptação das metodologias a temas específicos, promovendo a integração de soluções inovadoras.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


As competências a adquirir nesta unidade curricular inscrevem-se no conhecimento dos métodos de investigação em arquitetura. A coerência entre os Objetivos de Aprendizagem e os Conteúdos Programáticos é a seguinte: OA1: P1, onde os alunos desenvolvem competências para procurar, selecionar e gerir informações em bases de dados, essenciais para projetos de investigação. OA2: P1, P2, abrangendo a redação de artigos científicos e a utilização de normas de investigação, ilustradas em exemplos práticos nas sessões temáticas. OA3: P1, P2, P3, permitindo identificar e aplicar métodos de pesquisa, apoiados por sessões que exemplificam técnicas. OA4: P1, P2, P3, apoiando a elaboração de projetos completos, incluindo a formulação de hipóteses e a integração de soluções adequadas.

Avaliação / Assessment


A avaliação será realizada ao longo do semestre, exigindo uma frequência mínima de 70% das aulas e a entrega do trabalho proposto. A nota final será calculada com base na seguinte ponderação: 80% do trabalho escrito e 20% da participação ativa nas aulas. Não haverá avaliação por exame nesta unidade curricular.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


De acordo com a natureza teórico-prática (TP) da unidade curricular, a metodologia adotada é estruturada para integrar teoria e prática de forma eficaz. O funcionamento da UC está organizado em torno de três eixos principais que visam fomentar um ambiente de aprendizagem dinâmico e colaborativo: 1. Aulas Expositivas: As aulas expositivas são projetadas para abordar os métodos, normas e procedimentos de investigação em arquitetura. Durante estas sessões, os alunos ganharão familiaridade com técnicas para a obtenção, sistematização e cruzamento de informações relevantes. A interação entre teoria e prática será fundamental, com exemplos concretos que ilustram como os métodos podem ser aplicados no contexto atual. 2. Sessões Temáticas Expositivas: As sessões temáticas proporcionarão um espaço para a apresentação de exemplos práticos de processos, instrumentos e meios de comunicação na investigação arquitetónica. Através da discussão de casos reais, será abordada a aplicação de técnicas diversificadas. Essas discussões permitirão que os alunos compreendam a relevância dos métodos de investigação em diferentes contextos, incentivando uma análise crítica sobre as práticas existentes. 3. Trabalho Aplicado dos Alunos: O trabalho aplicado será um componente central da unidade curricular. Os alunos desenvolverão os princípios metodológicos dos seus projetos de investigação, recebendo orientação para elaborar a componente metodológica do seu plano de tese. Durante este processo, serão encorajados a incorporar abordagens inovadoras e a adaptar os métodos adequados às especificidades dos seus projetos. O trabalho autónomo dos estudantes será essencial, permitindo-lhes explorar áreas de interesse pessoal e desenvolver competências práticas. Esse trabalho pode incluir leituras orientadas, exercícios práticos, fichas de trabalho e relatórios que consolidem o conhecimento adquirido. O trabalho autónomo não só fortalecerá a compreensão teórica, mas também permitirá que os alunos pratiquem a investigação de maneira independente, reflexiva e crítica. Assim, a UC proporcionará uma formação abrangente que equipará os estudantes com as ferramentas necessárias para serem investigadores na área da arquitetura.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta Unidade Curricular estabelece uma continuidade essencial com a Unidade Curricular anterior, "Metodologias de Investigação em Arquitetura: Métodos e pesquisas Exemplares", promovendo uma evolução nas metodologias de ensino e aprendizagem. Este alinhamento não só enriquece o conhecimento prévio dos alunos, mas também aprofunda a sua capacidade de aplicar esses conhecimentos em contextos práticos. Nesta unidade, os alunos terão acesso a processos e ferramentas de investigação com um foco específico em métodos de pesquisa bibliográfica e documental. Embora a formação seja de âmbito genérico, a aplicação prática será feita a casos concretos de investigação que os alunos estão a desenvolver. Isso garante uma relevância direta entre a teoria estudada e as práticas profissionais no campo da arquitetura. As aulas expositivas e as discussões em grupo são fundamentais para promover uma aprendizagem ativa e colaborativa, capacitando os alunos a gerir informações e conceber a elaboração de artigos científicos de forma eficaz. Essa abordagem está alinhada com os Objetivos de Aprendizagem OA1 e OA2, assegurando que os estudantes compreendam as normas e procedimentos essenciais à investigação em arquitetura. Além disso, a combinação incentiva a reflexão crítica sobre as práticas de investigação, fomentando um ambiente onde os alunos possam questionar e avaliar métodos e resultados. Os trabalhos práticos e a elaboração do plano de tese permitirão aos alunos aplicar os métodos de investigação aprendidos e a sua adaptação às especificidades dos seus projetos individuais. Essa flexibilidade atende diretamente aos Objetivos de Aprendizagem OA3 e OA4, proporcionando um espaço para que desenvolvam um trabalho crítico e reflexivo sobre suas abordagens. As atividades iniciais, como aulas expositivas e discussões, suportam os objetivos de aprendizagem estabelecidos: OA1, OA3 e OA4. Além disso, os alunos serão incentivados a desenvolver trabalho individual que visa diretamente a elaboração da componente metodológica do seu plano de investigação em curso. Este aspeto é vital, pois contribui para todos os objetivos de aprendizagem, com especial ênfase no OA4, ao permitir que os alunos integrem soluções inovadoras e sustentáveis nas suas investigações. Esta estrutura metodológica assegura que os alunos não apenas adquiram conhecimento teórico, mas também desenvolvam competências práticas essenciais para a sua formação como investigadores em arquitetura. No final da unidade, espera-se que os alunos estejam bem equipados para enfrentar desafios contemporâneos na investigação em arquitetura, integrando conhecimento técnico e abordagens inovadoras para os seus projetos de investigação.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


BORDEN, Iain & RŸEDI, Katerina R., 2000. The Dissertation. An architecture Student's Handbook. Londres: Architectural Press. GROAT, L., e WANG, D., 2013. Architectural Research Methods. New York: John Wiley & Sons. MANU, E., 2021. Secondary Research Methods in the Built Environment. New York: Routledge. RAMÍREZ, J., 2005. Cómo escribir sobre arte y arquitectura. Madrid: Ediciones del Serbal. RAMOS, T. B. (ed), 2014. Arquitetura, Urbanismo, Design - Metodologias e Métodos. Casal de Cambra: Caleidoscópio. TROIANI, I., 2021. Visual Research Methods in Architecture. Bristol: Intellect Ltd.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-23