Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04904
Acrónimo :
04904
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Francês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
38.0h/sem
Trabalho Autónomo :
112.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologias da Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo da disciplina é dotar o aluno de competências em Conservação e Reabilitação Arquitetónica, nomeadamente no que respeita à Teoria da Conservação, Patologia da Construção, técnicas de intervenção e reabilitação sustentável.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC o aluno deverá ser capaz de: OA1 – Refletir e aplicar os princípios teóricos, as normas, as recomendações internacionais, os métodos de documentação e de intervenção no Património Arquitetónico; OA2 – Identificar anomalias da Construção e descrever possíveis causas e métodos de diagnóstico in situ e em laboratório; OA3 – Explicar diferentes técnicas de reparação de anomalias e medidas de manutenção e de conservação preventiva; OA4 – Definir estratégias de Conservação e de Reabilitação sustentável do património cultural.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Princípios de intervenção do Património Arquitetónico: - Normas internacionais; - Teoria e História da Conservação. - Graus de intervenção e Metodologia do Projeto; - Documentação CP2. Patologia da construção: - Reconhecimento de anomalias estruturais e não estruturais; - Análise das causas das anomalias, naturais e humanas; - Formas de manifestação de humidade; - Métodos de levantamento e de registo, tradicional e digital; - Métodos de diagnóstico in situ e em laboratório, destrutivos e não destrutivos; CP3. Técnicas de intervenção: - Eliminação das causas de anomalias; - Conservação dos materiais: madeira, pedra, cerâmica, argamassas, metais; - Reparação estrutural e não estrutural: fundações, paredes, pavimentos, coberturas, revestimentos, caixilharias, acabamentos; - Medidas de manutenção e conservação preventiva. CP4. Reabilitaçãosustentável de edifícios.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa (CP). As relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP3 OA4 – CP4

Avaliação / Assessment


Dado o carácter eminentemente prático desta UC, a sua avaliação consiste exclusivamente num regime de avaliação ao longo do semestre, implicando uma presença mínima em 70% das aulas, discussões periódicas dos exercícios com o docente, a entrega de todas as fases dos exercícios propostos nas datas definidas, e a apresentação oral final. Ao longo do semestre serão realizados trabalhos de grupo e individual. O trabalho de grupo é contínuo e desenvolve-se de forma faseada ao longo do semestre. A nota final resulta da ponderação: 60% trabalho de grupo + 10% participação em aula + 30% trabalho individual. A apresentação oral dos trabalhos de grupo é obrigatória e ocorre na 8ª e 12ª aula. A UC não tem avaliação por exame. A melhoria de nota só poderá ser realizada mediante a reinscrição na edição seguinte da UC, com a repetição completa de todo o processo de avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas teóricas serão baseadas em casos de estudo, apelando o aluno à reflexão e à crítica das intervenções. As aulas práticas decorrerão na sala de aula e no exterior, para visitas técnicas e trabalho em contacto direto com o objeto de estudo. Para além das horas de contacto com o docente, o aluno deverá realizar trabalho autónomo para estudo da matéria e desenvolvimento dos trabalhos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A exposição teórica baseada em exemplos da prática profissional, promove a aprendizagem da Conservação de Edifícios, em contexto real e de forma global. Pretende-se garantir a aquisição de conhecimentos multidisciplinares e competências básicas da profissão. O estudo de casos incentiva o contacto com profissionais e permite a aprendizagem da teoria e dos princípios da disciplina (OA1), as questões técnicas relacionadas com a Patologia da construção (OA2) e os métodos de intervenção (OA3 e OA4). A elaboração de trabalhos de grupo, é uma forma de aprendizagem entre os alunos. Visa fomentar o debate e a análise crítica das diversas temáticas, assim como o desenvolvimento de competências transvresais.

Observações / Observations


Atendimento: por marcação prévia: soraya.genin@iscte-iul.pt, gabinete D313.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


[1].AVV, Curso de patología, conservación y restauración de edifícios (4 vol.), Colegio Oficial de Arquitectos de Madrid, 1991 [2].AAVV, Tratado de rehabilitación (5 vol.), Madrid, Munilla-Leria 1999 [3].APPLETON, J., Reabilitação de edifícios antigos. Patologias e tecnologias de intervenção, Edições Orion, 2003. ISBN: 972-8620-03-9 [4].FEILDEN, B., Conservation of Historic Buildings, London, Butterworth, 1982 [5].HENRIQUES, F.M.A., Humidade em paredes, 2ª Edição, Colecção Edifícios 1, Lisboa, LNEC, 1995

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


[1].AAVV, Guia técnico de reabilitação habitacional (2 vols), Lisboa, LNEC, 2006. [2].ASHURST, John, Practical building conservation (5 vol.) Hants, Gower Technical Press, 1995 [3].BRANDI, C., Teoria do Restauro, Ed. Orion, 2006. ISBN: 972-8620-08-X [4].CARBONARA, G., Restauro architettonico, UTET, 1996 [5].CABRITA, A. R., AGUIAR, J.; APPELTON, J., Manual de apoio à reabilitação de edifícios do Bairro Alto, Lisboa, CML-LNEC, 1990 [6].CAMPANELLA, C., Obras de conservação e restauro arquitectónico. Condições técnicas especiais, Câmara Municipal de Lisboa, 2003 [7].CHOAY, F., L? allégorie du patrimoine, Paris,Ed. du Seuil, 1992. [8].HENRIQUES, F.M.A. et al, Materiais pétreos e similares. Terminologia das formas de alteração e de degradação, Lisboa, LNEC, 2004 [9].JOKILEHTO, J., A history of architectural conservation, Oxford, Butterworth-Heinemann, 2002 [10].INTERNATIONAL COUNCIL OF MONUMENTS AND SITES, Ilustrated glossary on stone deterioration patterns, France, V. Vergès-Belmin, 2008

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-23