Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04911
Acrónimo :
04911
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
- Presencial (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
- Presencial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
25.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologias da Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


O programa desta unidade curricular tem como base uma pergunta: de que modo poderá a arquitectura ser compreendida e descrita como um modo específico de gerar e disseminar conhecimento? Através das aulas de Metodologias de Investigação em Arquitectura abordam-se os dois principais objectivos das teses de mestrado: (1) aliar o acto projectual à formulação de uma hipótese teórica (uma conjectura), transformando-se a concepção arquitectónica, caracterizada pela sua particularidade e singularidade, num veículo para o conhecimento universal (2) transformar um processo por natureza críptico, o de projectar, numa codificação estável – em algo transmissível, através da escrita –, de modo a gerar-se um conhecimento objectivo, acessível a todos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 – Compreender as diferenças e semelhanças entre a investigação científica e a investigação artística. OA2 – Compreender a natureza da investigação «para» o projecto. OA3 – Saber definir um tema de investigação em projecto, bem como o seu objecto de estudo. OA4 – Saber definir o estado da arte e explicar a originalidade do trabalho. OA5 - Saber definir a metodologia a empreender. OA6 - Saber redigir um artigo científico.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 – Investigação científica vs. investigação artística. CP2 – A natureza da investigação. CP3 – O tema de investigação e o objecto de estudo. CP4 – O estado da arte. CP5 – Metodologias de investigação. CP6 – A objectividade da escrita: o quê, o porquê e o como.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados nos conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência são: OA1 – CP1 OA2 – CP2 OA3 – CP3 OA4 – CP4 OA5 – CP5 OA6 – CP6

Avaliação / Assessment


A avaliação é periódica, baseada no desenvolvimento de actividades em aula (discussões temáticas - 20%) e no desenvolvimento de um artigo (80%). A assiduidade deverá ser >= 80%. No caso de reprovarem na avaliação periódica, os alunos poderão ainda submeter-se ao Exame de 1.ª época, bem como ao Exame de 2.ª época.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas desenvolvem-se a partir da leitura de textos e de um debate, onde um conjunto seleccionado de estudantes, e após prévia preparação, problematiza os temas abordados. Os materiais discutidos nos seminários incluem textos teóricos e metodológicos bem como exemplos concretos de investigações. O objecto de estudo da segunda parte de cada aula é o sítio onde os alunos estão a desenvolver os seus projectos na unidade curricular Projecto Final de Arquitectura.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Bruce Archer, nos anos 1970, enuncia o que seriam as três categorias de research by design: «about practice», «for the purposes of practitioner activity» e «through practitioner action». Estes três tipos de investigação poderiam ser sintetizados em três palavras: «about», «for» e «through». Estas categorias são, em 1995, adaptadas por Christpher Frayling no seu famoso texto «Research in Art and Design», e passam a «into», «for» e «through art and design». E são, ainda, retomadas por Peter Downton em Design Research, em 2003. Desde então, tem-se aberto uma séria discussão sobre este assunto, em revistas internacionais com arbitragem científica – como The Journal of Architecture e Architectural Design Research, para citar apenas dois exemplos – e até numa colecção de livros – Design Research in Architecture. Esta unidade curricular retoma esta discussão.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


ARCHER, Bruce, «The Nature of Research», in Co-design, Interdisciplinary journal of design, January, 1995. ARÍS, Carlos Martí, «El arte y la ciencia: dos modos de hablar con el mundo», in La cimbra y el arco. Barcelona, Fundación Caja de Arquitectos, 2005, pp. 21-29. FRAYLING, Christopher, «Research in Art and Design», in Royal College of Art Research Papers, vol. 1, 1, 1993/4. TILL, Jeremy, 2007. «What is Architectural Research? Architectural Research: Three Miths and one Model», in Building Material, vol.17, Dublin. SEQUEIRA, Marta. «For from design and through design and for design are all things», in Lusofona Journal of Architecture and Education. Lisboa: LabART, n.º 1, 2014, pp. 77-93.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


ALLPRESS, Brent; Ostwald Michael, ed. Architectural Design Research, AASA, 2005-2008. DOWNTON, Peter, Design Research. Melbourne: RMIT University Press, 2003. ECO, Umberto, Come si fa una tesi di laurea: le materie umanistiche. Milano: Tascabili Bompiani, 2005. FRASER, Murray; HILL, Jonathan; RENDELL, Jane; CRUZ, Teddy, ed., Design Research in Architecture, Ashgate. MONEO, José Rafael, 1997. «La ‘Ricerca’ como legado», in Circo, 48. NORMAN, E. Heath, R. Pedgley, O., [n.d.]. «The framing of a practice based PhD in design», in Core77 Research Web Pages. Available at: <http://www.core77.com/research/thesisresearch.html>. Royal Institute of British Architects, ed. The Journal of Architecture. POPPER, Karl, R. «El cubo y el reflector: dos teorías acerca del conocimiento», in Conocimiento objectivo. Madrid: Editorial Tecnos, 1972, pp. 307-325. RAMÍREZ, Juan Antonio, Como escribir sobre arte y arquitectura. Barcelona: Ediciones Serbal, 1996.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-04-11