Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04917
Acrónimo :
04917
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
- Presencial (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
- Presencial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


340 - Ciências empresariais

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


"OG1:Desenvolver uma visão integrada das demonstrações financeiras e da contabilidade de gestão, permitindo que os estudantes compreendam o impacto das decisões empresariais na estrutura financeira e operacional das organizações. OG2:A UC pretende dotar os estudantes de competências essenciais para a análise de demonstrações financeiras e para a utilização da contabilidade como suporte à tomada de decisão de gestão."

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


"No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: OA1. Desenvolver uma visão integrada das demonstrações financeiras e da contabilidade de gestão. OA2. Conhecer a estrutura e o conteúdo das principais demonstrações financeiras e sua importância para a gestão. OA3. Analisar o impacto das decisões de negócio na contabilidade financeira e de gestão."

Conteúdos Programáticos / Syllabus


"CP1. Visão integrada da contabilidade financeira e da contabilidade de gestão. CP2. Estrutura e conteúdo das demonstrações financeiras (Balanço, Demonstração de Resultados, Fluxos de Caixa). CP3. Registo de operações contabilísticas fundamentais e ciclo contabilístico. CP4. Efeito das principais decisões empresariais nas demonstrações financeiras. CP5. Contabilidade de gestão: análise de custos, margens de lucro e tomada de decisão."

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


O objetivo OA1, que visa proporcionar uma visão integrada da contabilidade financeira e de gestão, é concretizado no CP1, onde se apresenta a interligação entre estas áreas. O objetivo OA2, relativo ao conhecimento da estrutura e do conteúdo das principais demonstrações financeiras, encontra correspondência no CP2, que analisa em detalhe o Balanço, a Demonstração de Resultados e os Fluxos de Caixa. O objetivo OA3, que prevê a análise do impacto das decisões de negócio na contabilidade, é sustentado pelos CP3 e CP4, onde se abordam o registo contabilístico e os efeitos das decisões empresariais nas demonstrações financeiras. Finalmente, o objetivo OA4, que incide na aplicação de princípios contabilísticos à análise de custos e gestão financeira, é concretizado no CP5, dedicado à contabilidade de gestão e à tomada de decisão baseada em informação contabilística.

Avaliação / Assessment


"A avaliação ao longo do semestre exige a presença mínima em 80% das aulas. Os estudantes serão avaliados através de: Trabalho prático ou estudo de caso (individual ou em grupo) – 50% Prova individual – 50%. Nota mínima de 9,5 valores. Alternativamente, o exame final representará 100% da nota final. Nota mínima de 9,5 valores."

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


"O modelo pedagógico do ISCTE privilegia uma abordagem de ensino ativa e centrada no estudante, promovendo a articulação entre conhecimento teórico e prático, o desenvolvimento de competências críticas e colaborativas, e a aplicação do saber a contextos reais. As metodologias de ensino desta unidade curricular estão alinhadas com este modelo, garantindo uma aprendizagem dinâmica e significativa. A abordagem expositivo-participativa, combinando aulas teóricas e teórico-práticas, permite a exposição estruturada dos conceitos contabilísticos fundamentais, assegurando que os estudantes adquiram uma base sólida de conhecimento. A complementaridade com métodos ativos reforça o envolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem, incentivando a autonomia e a aplicação prática dos conteúdos. A análise de casos reais e a realização de exercícios práticos promovem a aprendizagem baseada em problemas, favorecendo a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos a situações concretas, em linha com a ênfase do ISCTE na aprendizagem experiencial. O trabalho em grupo estimula o pensamento crítico, a argumentação e a colaboração, competências essenciais num ambiente profissional e coerentes com a aposta do modelo pedagógico do ISCTE no desenvolvimento de soft skills e trabalho em equipa. As discussões em aula e as simulações potenciam a interação entre estudantes, incentivando a análise crítica e a interpretação de demonstrações financeiras em contextos próximos da realidade empresarial. Estas metodologias fomentam o desenvolvimento de competências analíticas e decisórias, assegurando que os estudantes não só compreendam os princípios da contabilidade, mas também saibam aplicá-los em contextos de gestão. Deste modo, as metodologias de ensino adotadas estão plenamente alinhadas com o modelo pedagógico do ISCTE, promovendo uma aprendizagem ativa, reflexiva e aplicada, preparando os estudantes para enfrentar desafios reais no domínio da contabilidade financeira e de gestão."

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


"As metodologias de ensino adotadas nesta unidade curricular são transversais aos objetivos de aprendizagem, garantindo um equilíbrio entre a aquisição teórica dos conceitos contabilísticos e a sua aplicação prática. A exposição teórica, através de aulas teóricas e teórico-práticas, facilita a aquisição do conhecimento base essencial para compreender as demonstrações financeiras e a contabilidade de gestão, em alinhamento com os objetivos OA1 e OA2. Estes momentos permitem aos estudantes desenvolver uma visão estruturada dos principais conceitos, assegurando uma base sólida para a interpretação e utilização da informação contabilística. A resolução de exercícios e a análise de casos reais promovem a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, respondendo aos desafios do objetivo OA3. Estas metodologias incentivam os estudantes a explorar o impacto das decisões de negócio na contabilidade financeira e de gestão, permitindo-lhes desenvolver competências analíticas fundamentais para a sua futura prática profissional. O trabalho em grupo e as discussões em aula reforçam a reflexão crítica e a tomada de decisão baseada em dados financeiros, potenciando o desenvolvimento de competências essenciais para a resolução de problemas complexos, conforme previsto no objetivo OA4. A interação entre os estudantes estimula a argumentação fundamentada e a colaboração na análise de cenários reais, tornando a aprendizagem mais dinâmica e participativa. Assim, a coerência entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem é assegurada, promovendo uma abordagem equilibrada entre teoria e prática, e preparando os estudantes para uma utilização informada e crítica da informação contabilística."

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


"Bhimani, A., Rajan, M., Horngren, C., & Datar, S. (2023). Management and cost accounting (7th ed.). Pearson Education Limited. Lourenço et al. (2020). Fundamentos de Contabilidade Financeira: Teoria e Casos. 3ª edição. Edições Sílabo."

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Normas do SNC (disponíveis online para consulta).

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-21