Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estudos do Desenvolvimento
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo desta UC interdisciplinar é familiarizar criticamente os estudantes com debates, teorias e conceitos do pensamento decolonial e aplicar esse conhecimento a práticas contemporâneas de cooperação Sul-Sul (CSS). Com uma abordagem histórica e desde perspetivas contextualizadas socioculturalmente, politicamente e empiricamente, os estudantes são equipados com ferramentas teóricas, metodológicas e concetuais de base, necessárias para uma compreensão e apreciação críticas de abordagens à descolonização do conhecimento sobre desenvolvimento global. Os estudantes irão debruçar-se em profundidade os seguintes conceitos: colonização/descolonização; colonialidade/decolonidade; desocidentalização; eurocentrismo; hegemonia; interseccionalidade; othering; pluriversalidade/universalidade; o Sul Global; e CSS. A UC fomenta também competências de investigação e competências gerais (relevantes para o emprego) e transversais (análise crítica, leitura analítica, apresentar).
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Desenvolver uma compreensão histórica do pensamento decolonial numa abordagem de desenvolvimento global. OA2: Adquirir uma compreensão profunda de conceitos decoloniais e os seus fundamentos teóricos, metodológicos e empíricos. OA3: Compreender a parcialidade colonial histórica na produção de conhecimento hegemónico e questionar criticamente práticas de investigação e assunções subjacentes (p. ex., a suposta objetividade do conhecimento). OA4: Conhecer a evolução, princípios e projetos/atores chave da CSS pós-1945. OA5: Aplicar os conhecimentos adquiridos analisando, explicando e discutindo projetos e práticas da CSS contemporânea desde uma perspetiva decolonial. OA6: Fomentar as capacidades dos estudantes de reflexão crítica e de transmitir as suas reflexões de forma efetiva. OA7: Fortalecer a consciência e juízo críticos dos estudantes relativamente à leitura, receção e seleção de informação, documentos, literatura e representações (áudio-)visuais.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os conteúdos programáticos (CP) compreendem os seguintes temas: CP1. O paradigma do “desenvolvimento global” e “o Sul Global”: histórias, conceções, metodologias, representações. CP2: Mapeamento do pensamento decolonial num mundo colonizado. CP3. Produção de Conhecimento I: O que conhecemos? A geopolítica da produção de conhecimento hegemónico. CP4. Produção de Conhecimento II: Como conhecemos? Descolonização de métodos de investigação. CP5. Descolonização e CSS.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
O CP1 contribui para uma compreensão teórica/concetual fundacional (OA1; OA2), como base para analisar práticas da cooperação Sul-Sul (OA5). O CP2 contribui para uma compreensão teórica/concetual e empírica a partir de diferentes perspetivas geo-históricas (OA1; OA2) para explicar e analisar a cooperação Sul-Sul (OA4; OA5). O CP3 está associado com o OA2 e o OA3 no que respeita a conceitos metodológicos relacionados com a política de produção do conhecimento. O CP4 corresponde com o OA2 e o OA3 no que respeita a conceitos em/para a investigação empírica. O CP5 é dirigido diretamente ao OA4 e ao OA5 no que respeita a cooperação Sul-Sul. Todos os CP 1-5 contribuem progressivamente para alcançar o OA6 e o OA7, fomentando e fortalecendo competências de investigação e competências relevantes para o emprego. Esquematicamente, a coerência entre os OA e os CP é expressa da seguinte forma: OA1: CP1/CP2 OA2: CP1/CP2/CP3/CP4 OA3: CP3/CP4 OA4: CP2/CP5 OA5: CP1/CP2/CP5 OA6: CP1–CP5 OA7: CP1–CP5
Avaliação / Assessment
É requerido um mínimo de 70% de assistência a aulas. A avaliação será ao longo do semestre: 1. Apresentação oral em aula de uma leitura semanal (individual/em pares/grupos pequenos – dependendo do exequível) (30%). 2. Workshop/debate em mesa redonda na aula (grupos pequeno (30%). 3. Teste final (40%). Na época de recurso, a avaliação consistirá num exame escrito (100% da nota final).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC é teórico-prática (TP) e, portanto, as sessões são compostas por uma combinação de exposição pelo docente e debate em aula, intercalada por atividades participativas e analíticas, workshops e apresentações de estudantes (individuais ou em grupo). As exposições pelo docente fornecem input introdutório estruturado e transferência de conhecimento e são feitas via apresentações em PPT. O debate em aula serve para facilitar o debruçar crítico sobre os conceitos e temas. Serão utilizados materiais (áudio-)visuais (mapas; imagens; documentários; cronogramas; vídeo clips, p. ex. de entrevistas) quer nas exposições pelo docente via PPT, quer nas atividades participativas, inclusive em/para exercícios de brainstorming, discussões concetuais e análise crítica de discurso e argumentativa de textos e conteúdos (p. ex., análise de representações do Sul no passado e no presente). Estas são ferramentas que visam “causar estranheza” (desfamiliarizar) para discernir “pontos cegos” e ajudar os estudantes a reconhecer os seus preconceitos internalizados e examiná-los. Dependendo de disponibilidade, serão convidadas 1-2 pessoas para dar (presencialmente/virtualmente) uma palestra ou uma entrevista especializada conduzida pelos estudantes. Os trabalhos escritos da UC podem ser submetidos em inglês ou em português, para não excluir ou discriminar estudantes que têm menos proficiência/confiança na escrita em inglês.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas são teóricas e práticas, o que significa que combinam momentos de exposição com momentos de debate e atividades orientadas. Liderados pelo docente da UC, os momentos das aulas baseados em exposição introduzem a Bibliografia Básica e fazem a transferência de conhecimentos teóricos e fatuais especializados sobre pensamento decolonial e desenvolvimento global (OA1), conceitos decoloniais (OA2) e cooperação Sul-Sul (CSS) (OA4). Os momentos de debate fomentam capacidades de reflexão e consciência crítica das questões relativas a essas áreas de conhecimento e às interligações entre elas. As atividades participativas e analíticas e workshops, auxiliadas por materiais (áudio-)visuais, desenvolvem a capacidade dos estudantes de avaliar criticamente a produção de conhecimento hegemónico e práticas de investigação (OA3) e de aplicar os conhecimentos adquiridos a projetos de CSS contemporâneos (OA5). As apresentações de estudantes (individuais ou em grupo), os trabalhos escritos da UC e o feedback dado na avaliação ao longo do semestre são ferramentas para treinar competências fundacionais de escrita académica, investigação e comunicação oral (e outras competências transversais) durante a UC (OA6, OA7). A Bibliografia Básica compreende somente artigos e capítulos de livros que providenciam visões gerais/discussões contemporâneas estruturadas, concisas e compactas dos temas da UC. A Bibliografia Complementar contém textos, incluindo livros, que são mais específicos e aprofundados e que os estudantes usarão seletivamente como referência nos seus trabalhos escritos, i.e., de acordo com a área temática que escolherem para escrever o seu trabalho final. Conjugadas, estas metodologias capacitam os estudantes para adquirirem conhecimentos altamente especializados, desenvolverem aptidões para a resolução de problemas de uma forma interdisciplinar, e aplicarem autonomamente esta aprendizagem a práticas contemporâneas de CSS no contexto de transformações globais.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2025-08-14