Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04935
Acrónimo :
04935
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
- Presencial (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
4.0h/sem
- Presencial (S) :
4.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
- Presencial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos do Desenvolvimento

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


O principal objetivo desta unidade curricular é dotar os alunos com conhecimentos teóricos-práticos no âmbito do impacto social e com instrumentos de desenho e medição de impacto em projetos de desenvolvimento global.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Adquirir conhecimentos teóricos sobre os vários conceitos ligados ao impacto social OA2. Compreender a importancia da medição de impactosocial no quadro da mudança social e da cooperação para o desenvolvimento global OA3. Compreender a medição de impacto social dentro do ciclo do projeto e sua relação com vários quadros de análise como a cadeia de resultados, o quadro lógico ou a teoria da mudança OA4. Adquirir conhecimento sobre metodologias e técnicas de medição de impacto social OA5. Desenvolver competencias e aptidões no âmbito da utilização de várias ferramentas de monitorização e medição de impacto social

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Introdução aos conceito de impacto social no quadro do desenvolvimento global P2. Objetivos, finalidades e conceitos chave no âmbito da medição de impacto P3. Questões éticas da medição de impacto e especificidades no âmbito da cooperação para o desenvolvimento global P4. Enquadramento da medição de impacto no ciclo do projeto P5. Análise de abordagens no âmbito da gestão focada em resultados ( cadeia de resultados, quadro lógico, teoria da mudança) P6. Tipologias de desenho e abordagens de medição de impacto P7. Métodos quantitativos e qualitativos de medição de impacto - questões de avaliação, criérios e indicadores P8. Normas de avaliação de impacto e critérios de avaliação P9. Fases da avaliação de impacto e implementaçao P10. Análise de impacto, aprendizagem e gestão de conhecimento

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


1)Os conteúdos programáticos teóricos em P1, P2, P3 e P10 estão associados aos OA1 e OA2 através da discussão das múltiplas definições de impacto social e de como construir um quadro que permita a sua medição tendo em conta um conjunto de objetivos, finalidades e conceitos-chave específicos do âmbito do desenvolvimento global; 2) Os conteúdos programático práticos em P4 e P5 encontram-se associados aos OA3 através da experimentação no ciclo do projeto das várias tipologias de medição de impacto social; 3) Os conteúdos programáticos práticos em P6, P7, P8 e P9 estão associados aos OA4 e OA5 que referem a aprendizagem de metodologias e técnicas de medição de impacto social e o desenvolvimento de competências no uso dessas metodologias e técnicas.

Avaliação / Assessment


Em formato de avaliação ao longo do semestre, os alunoss terão que ter uma assiduidade mínima às aulas de 75% e serão avaliados com base na elaboração de um trabalho de grupo escrito, a partir dos exercícios realizados em sala de aula (60% da nota final) e na elaboração trabalho individual (40% da nota final). Em formato de avaliação final, os alunos serão avaliados por exame escrito (100% da nota final).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O método de ensino-aprendizagem inclui sessões expositivas e participativas com recurso estudos de caso, exercícios práticos que permitam a consolidação das aprendizagens por parte dos estudantes. Estão também previstos espaços para debates que estimulem a capacidade de questionamento a reflexão crítica por parte dos alunos. Sempre que possível, serão realizados exercícios práticos em sala de aula, de forma que o professor possa acompanhar os alunos e esclarecer dúvidas na aplicação de conceitos, abordagens e metodologias, permitindo o confronto entre teoria e prática e o desenvolvimento das capacidades de análise crítica dos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


No âmbito da medição de impacto é fundamental que os alunos adquiram uma compreensão sólida dos conceitos chave associados ao impacto tendo por base um conhecimento robusto do ciclo de projeto para que sejam capazes de estabeler relações entre ambos. É também crítico que os alunos consigam aplicar os conhecimentos em situações práticas e concretas com orientação de um profissional experiente. Assim o debate em sala de aula e o trabalho em grupo são fundamentais para refletir sobre os desafios da prática da análise e mediçao de impacto. O trabalho individual dos alunos é importante para consolidar conhecimentos e refletir sobre questões de qualidade, especificadades da medição de impacto no quadro do desenvolvimento global.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


"Gertler, P. J., Martinez, S., Premand,P., Rawlings, L., and Vermeersch, C., (2016), “Impact Evaluation in Practice”, second edition. Washington, DC: IADB, WB Glewwe, P., and Todd, P. (2022), “Impact Evaluation in International Development: Theory, Methods, and Practice”, Washington, WB Hageboeck, M., (2009), “Trends in International Development Evaluation Theory, Policy and Practices”, USAID Stern, E., (2015), “Impact Evaluation A Guide for Commissioners and Managers”, BOND Vaessen, J., Lemire, S., Befani, Lemire, B., (2020), “Evaluation of International Development Interventions An Overview of Approaches and Methods”, IEG/WB UNDP (2009), Handbook on Planning, Monitoring and Evaluating for Development Results, UNDP: New York WFP Office of Evaluation, (2021), “Technical Note Evaluation Approaches, Methods and Data Collection Tools for Decentralized Evaluations”, WFP White, H., Raitzer, D., (2017), “Impact evaluation of Development Interventions – A practical guide”. ADB"

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


"Bamberger, M., Mabry, L., (2019), “RealWorld Evaluation – Working under budget, time, data, and political constraints”, Sage Publications Fitzpatrick, J.; Sanders, J. e Worthen, B. (2011). “Program evaluation: alternative approaches and practical guidelines”, Pearson Garbutt, A., (2022), “Monitoring, evaluation and learning – A toolkit for small NGOs”, UKAid and INTRA Hempel, K., Nathan, F.,(2011) “Measuring Success of Youth Livelihood Interventions: A Practical Guide to Monitoring and Evaluation.” Washington, DC, Global Partnership for Youth Employment ILO, (2020), Guidance Note 1.1: Project Design and Theory of Change, ILO Krämer et al. (2021), “Rigorous Impact Evaluation: Evidence generation and take-up in German development cooperation”, German Institute for Development Evaluation (DEval), Bonn. Kocj, D-J., (2023) Foreign aid and its unintended consequences, London, Routledge Morra Imas, L. e Rist, R. (2009). The Road to Results: Designing and Conducting Effective Development Evaluations. World Bank. Van Es, M., Guijt, I., and Vogel, B., (2015), “Theory of Change Thinking in Practice – A stepwise approach”, Hivos, The Hague

Data da última atualização / Last Update Date


2025-08-14