Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estudos Africanos
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
A UC procura encorajar os estudantes a desafiar preconceitos e compreensões eurocêntricas sobre as dinâmicas internas e o lugar de África no sistema internacional. A UC estrutura-se em 12 semanas de aulas, correspondendo a cada aula um tópico que permita aos estudantes, no final, (O1) compreender, com uma perspetiva crítica, dinâmicas internas, diferentes casos de estudo e a inserção de África no sistema internacional. A UC tem ainda como objetivos (O2) discutir conceitos fundamentais para o estudo do continente africano numa formação em Estudos Internacionais; (O3) explorar a história recente de África, abrangendo a ocupação colonial, as resistêcnias e os diversos tipos de sistemas políticos implantados desde as independências até à atualidade; (O4) analisar atores e instituições tanto de diferentes sistemas políticos como de dinâmicas internacionais no continente e para além dele; (O5) examinar como o continente africano se insere e atua na arena internacional.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, os estudantes devem ser capazes de: OA1 – Aplicar criticamente conceitos para a análise de dinâmicas sociais, políticas e económicas de África, tanto no plano interno (continente e países) como no domínio internacional; OA2 – Selecionar literatura relevante e casos para explicar dinâmicas internas de África e das suas relações internacionais; OA3 – Explicar os processos de implantação colonial, os seus impactos e legados, bem como os processos de resistência à ocupação; OA4 – Caracterizar o Estado em África e os sistemas políticos em África, na sua diversidade, desde as independências até à atualidade; OA5 – Identificar as instituições regionais africanas e o seu papel em diversos âmbitos; OA6 – Caracterizar os movimentos sociais em África, abrangendo direitos humanos, direitos dos povos e género; OA7 – Compreender os lugares de África no sistema internacional, numa perspetiva histórica e com projecção de futuro; OA8 – Desenvolver um argumento, oral e escrito.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução Conceitos fundamentais para o estudo do continente africano 2. O colonialismo e seu impacto Diferentes sistemas coloniais e lutas anticoloniais 3. A construção do Estado As conquistas da independência e a construção do Estado pós-colonial 4. Transições para a democracia O papel de diferentes atores nas transições políticas 5. Sistemas democráticos Democracia, governação e desenvolvimento após 1990 6. Golpes de Estado e regimes militares Perspetiva histórica de regimes militares em África 7. A União Africana Da Organização da Unidade Africana à União Africana 8. As Comunidades Económicas Regionais Diferentes CER e o seu papel na integração regional e na promoção da paz 9. Relações internacionais em África Instituições, cooperação e os BRICS 10. Direitos Humanos e justiça social Género, etnicidade e direitos humanos e dos povos 11. Ativismo social e político Protesto e movimentos sociais em África 12. África do futuro Integração do continente no sistema internacional
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
A UC visa compreender criticamente dinâmicas sociais, políticas e económicas em África, as suas relações internacionais, que permitem o desenvolvimento de argumentos informados por parte dos estudantes. O programa está desenhado de forma que os estudantes compreendam os impactos do colonialismo em África e as resistências que possibilitaram as independências, caracterizem o Estado pós-colonial e expliquem a diversidade de sistemas políticos até à atualidade. Os tópicos que compõem o programa, sejam relacionados com casos específicos de sistemas políticos ou movimentos sociais, sejam relacionados com instituições regionais e com a situação de África no sistema internacional, permitem que os estudantes caracterizem e identifiquem a diversidade de eventos, atores e instituições presentes no continente.
Avaliação / Assessment
Avaliação 1. Avaliação ao longo do semestre a) Presença e participação ativa nas aulas (mínimo de 60% assistência a aulas) - 20% b) Apresentação oral na simulação da Assembleia da União Africana – 15% c) Apresentação do trabalho em grupo em aula - 20% d) Versão escrita do trabalho de grupo (2000 a 2500 palavras) – 20% e) Ensaio individual de revisão de 2 textos da bibliografia da UC (2500 a 3000 palavras) – 25% 2. Exame final 1. Avaliação ao longo do semestre a) A participação ativa nas aulas refere-se à participação em debates centrados em conceitos, análise de excertos de textos, análise de imagens, com um trabalho prévio em aula ou autonomamente fora do espaço da aula, em grupo ou individual. Neste item, considera-se o rigor conceptual, o pensamento crítico e a construção de um discurso coerente e informado. b) Nesta componente, avalia-se o trabalho realizado com base no roteiro fornecido pela docente e a dramatização realizada em aula. c) Na apresentação do trabalho em grupo na aula sobre direitos humanos e ativismo social e político (dependendo do tópico da aula em que se realize a apresentação), valoriza-se a procura autónoma de literatura e fontes, tendo como premissa a utilização de fontes e de autores/as africano/as, bem como a divisão do trabalho, a profundidade do tratamento do tema e a construção de um discurso oral. d) Na versão escrita do trabalho de grupo, considera-se a organização do texto, a organização coerente do trabalho, a correção gramatical, bem como o rigor na explanação escrita dos temas. d) O ensaio individual de 2 textos da bibliografia da UC é um ensaio de revisão, no qual os estudantes deverão indicar os argumentos, a metodologia, o referencial teórico e conceptual e as principais conclusões. A deteção de plágio ou outras formas de fraude académica nos elementos de avaliação implicam a sua anulação. Poderá, também, ser realizada uma prova oral complementar ao ensaio individual.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Todas as aulas da UC têm uma componente teórica e uma componente prática. A exposição teórica por parte da docente visa dotar os estudantes de conhecimento informado sobre os temas presentes no programa e tem uma componente expositiva auxiliada por materiais que estimulem o interesse dos estudantes (apresentações multimédia, infografias, gráficos com base em dados de bases internacionais, como o Afrobarometer, entre outras). Para todos os tópicos do programa se apresentam os principais debates teóricos e as evidências empíricas dos temas, ilustradas por casos relevantes e procurando cobrir a diversidade do continente africano. A parte prática das aulas tem diferentes metodologias participativas. Os debates em aula centram-se em conceitos, análise de excertos de textos, análise de imagens, que se fazem previamente em grupo ou individualmente e após explicitação por parte da docente da diversidade de fontes e métodos de pesquisa para os conteúdos de uma UC sobre África, suas dinâmicas e o lugar do continente no sistema internacional. Pretende-se que os debates apresentem diferentes perspetivas sobre um mesmo tópico ou evento, de modo a desenvolver o pensamento crítico. Estes debates possibilitarão ainda o desenvolvimento de competências de argumentação e apresentação oral. Na semana 7, realiza-se uma simulação de uma Assembleia da União Africana, cabendo a cada estudante representar um país; será dado um roteiro para a pesquisa do papel a desempenhar e a preparação será feita de forma autónoma por cada estudante. Nas semanas 10 e 11, serão apresentados oralmente trabalhos de grupo (que têm uma versão escrita a ser entregue na mesma aula) sobre os temas do programa (direitos humanos e ativismo social e político), que se basearão em fontes e em autores africanos previamente acordados entre os grupos e a docente. A seleção dos grupos e dos temas faz-se na semana 2, de modo a possibilitar uma boa organização dos grupos e a mitigar desafios, no caso de acontecerem. Poder-se-ão também organizar conferências, seminários, aulas-abertas e workshops em conjunto com outras UC da licenciatura em Estudos Internacionais ou outras cuja oferta formativa seja em inglês, de forma a fortalecer metodologias participativas e promover debates e sinergias entre UC diferentes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas da UC são teórico-práticas, o que implica que, a momentos de exposição aprofundada dos conteúdos programáticos, se juntam momentos de debate e de discussão dos mesmos. Para tal, é essencial que os alunos conheçam os textos indicados na bibliografia, lendo-os com antecedência e de forma autónoma, e que desenvolvam em aula trabalhos práticos guiados pela docente e que terão como base tipologias distintas de formatos e fontes. Será relevante também para os estudantes conhecerem e desenvolverem capacidades de procura autónoma de literatura relevante para a UC (de acordo com o OA2). Desta forma, ao longo do semestre, os estudantes poderão melhor: (OA1) aplicar criticamente conceitos para a análise de dinâmicas sociais, políticas e económicas de África, tanto no plano interno (continente e países) como no domínio internacional; (OA3) explicar os processos de implantação colonial, os seus impactos e legados, bem como os processos de resistência à ocupação; (OA4) caracterizar o Estado em África e os sistemas políticos em África, na sua diversidade, desde as independências até à atualidade; (OA5) identificar as instituições regionais africanas e o seu papel em diversos âmbitos; (OA6) caracterizar os movimentos sociais em África, abrangendo direitos humanos, direitos dos povos e género; e (OA7) compreender os lugares de África no sistema internacional, numa perspetiva histórica e com projeção de futuro. Os debates em aula permitem, de forma genérica, corresponder ao OA8, especialmente considerando a capacidade de desenvolver um argumento oral. A simulação de uma Assembleia da União Africana permite aos estudantes identificar as instituições regionais africanas e o seu papel em diversos âmbitos (OA5), bem como cesenvolver um argumento oral (OA8). A realização de trabalhos de grupo tem como objectivos de aprendizagem caracterizar os movimentos sociais em África, abrangendo direitos humanos, direitos dos povos e género (OA6) e desenvolver um argumento, oral e escrito (OA8).
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Abrahamsen, R. (2017). Africa and international relations: Assembling Africa, studying the world. African Affairs, 116(462), 125–139. Chacha, M. (2023). Public attitudes toward external democracy promotion in Africa. Democratization, 30(8), 1552–1581. Cheeseman, N., Anderson, D., & Scheibler, A. (2015). Routledge handbook of African politics. London: Routledge Cooper, F. (2014). Africa in the World: Capitalism, Empire, Nation-State. Cambridge, MA and London, England: Harvard University Press. https://doi.org/10.4159/9780674369306 Obadare, E. & Adebanwi, W. (2016). Governance and the crisis of rule in contemporary Africa. Leadership in transformation. New York: Palgrave Macmillan. Uzoigwe, G. N. (2019). Neocolonialism Is Dead: Long Live Neocolonialism. Journal of Global South Studies, 36(1), 59–87.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Akinola, A. O., & Makombe, R. (2024). Rethinking the Resurgence of Military Coups in Africa. Journal of Asian and African Studies, 0(0). https://doi.org/10.1177/00219096231224680 Baran, S. (2025). BRICS Expansion: Emerging of New Semi-Peripheries or Sub-Imperialism? A Comparative Analysis of Ethiopia, Nigeria and South Africa. Journal of Asian and African Studies, 0(0). https://doi.org/10.1177/00219096251336371 Cooper, F. (2002) Africa Since 1940. Cambridge: Cambridge University Press Laakso, L. (2005). Beyond the notion of security community: What role for the African regional organizations in peace and security? The Round Table, 94(381), 489–502. https://doi.org/10.1080/00358530500243567 Sanches, Edalina Rodrigues (ed.). 2022. Popular Protest, Political Opportunities, and Change in Africa. London: Routledge Tella, Oluwaseun. 2018. “Agenda 2063 and its implications for Africa’s soft power.” Journal of Black Studies 49(7): 714-730. Tripp, A. M. (2015). Comparative perspectives on concepts of gender, ethnicity, and race. Politics, Groups, and Identities, 4(2), 307–324. https://doi.org/10.1080/21565503.2015.1070736 Welz, M. (2021) Africa since Decolonisation. Cambridge: Cambridge University Press
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-14