Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04940
Acrónimo :
04940
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
2.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
37.0
Horas de Trabalho Total :
50.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular procura familiarizar os estudantes de cursos de 1.º ciclo com os princípios de deontologia profissional e os desafios éticos da engenharia contemporânea e suas ramificações tecnológicas. Pretende-se desenvolver a consciência ética e deontológica no contexto do exercício profissional da engenharia, em conformidade com os requisitos da Ordem dos Engenheiros (EUR-ACE); analisar criticamente dilemas éticos associados à utilização de tecnologias emergentes (IA, big data, 5G, cibersegurança); aplicar ferramentas e frameworks de decisão ética a situações reais e simuladas; e promover a reflexão sobre a responsabilidade social e o papel da engenharia na construção de um futuro justo, sustentável e tecnologicamente responsável.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Ao concluir a UC, os estudantes deverão ser capazes de: OA1.Reconhecer os princípios fundamentais da ética e da deontologia profissional no âmbito da engenharia e tecnologia. OA2. Aplicar modelos de tomada de decisão ética — como o consequencialismo, a ética da virtude e a deontologia — na resolução de dilemas profissionais em engenharia e tecnologia. OA3. Identificar e analisar criticamente dilemas éticos em contextos tecnológicos complexos, com destaque para a análise de impactos sociais, legais e ambientais das decisões técnicas. OA4. Desenvolver propostas de conduta profissional alinhadas com os códigos de ética nacionais e internacionais (OE, IEEE, ITU).

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Fundamentos de Ética e Deontologia - Código de Ética da Ordem dos Engenheiros - Princípios, valores e deveres profissionais CP2: Tomada de Decisão Ética: introdução - Quadros éticos: deontologia, consequencialismo, ética da virtude - Aplicabilidade na prática profissional e organizacional CP3: Dilemas Tecnológicos e Impactos Societais - IA e algoritmos de decisão: imparcialidade, justiça algorítmica ou não discriminação - Big Data, vigilância e privacidade (inclui, de forma sumária, GDPR e ePrivacy) - Inovar com responsabilidade: enquadramento legal e princípios éticos CP4: Ética, Responsabilidade Social e sustentabilidade - Cidadania tecnológica, impacto ambiental, justiça social - O engenheiro como agente ético de mudança

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos da UC estão organizados de forma a assegurar uma correspondência direta com os objetivos definidos, promovendo uma aprendizagem articulada entre fundamentos teóricos e desafios práticos. O estudo dos princípios, valores e deveres profissionais, com base no Código de Ética da Ordem dos Engenheiros, fornece o enquadramento necessário à construção de uma consciência ética e deontológica. A introdução aos modelos normativos da ética permite estruturar competências de tomada de decisão fundamentada em contextos profissionais. A análise de dilemas tecnológicos, como a inteligência artificial, o big data ou a vigilância digital, reforça a capacidade crítica face às implicações sociais e regulamentares das inovações tecnológicas. Por fim, a abordagem da responsabilidade social, da sustentabilidade e da cidadania tecnológica promove a reflexão sobre o papel do engenheiro na construção de soluções eticamente responsáveis.

Avaliação / Assessment


A unidade curricular prevê duas modalidades de avaliação: avaliação ao longo do semestre e avaliação por exame. Avaliação ao longo do semestre (ALS): Assenta na articulação entre a aprendizagem colaborativa e a avaliação individual das competências de análise ética, pensamento crítico e apropriação de conceitos fundamentais. Inclui dois momentos complementares: 1. Apresentação em grupo (50%) - Os estudantes organizam-se em 5 grupos para preparar e apresentar um exercício de reflexão, com base em propostas de trabalho suscitadas pelo/a docente sobre o tema da aula anterior. Cada grupo realiza uma apresentação oral numa das aulas ao longo do módulo. A avaliação incide sobre o conteúdo, clareza e coesão da apresentação, bem como a qualidade da participação na discussão. 2. Nota escrita individual (50%) - Cada estudante elabora um texto individual sobre o tema abordado na apresentação do seu grupo, ou sobre outro tema acordado com o docente, demonstrando apropriação crítica dos conceitos e reflexão ética pessoal. Avaliação por exame: A avaliação por exame é composta por uma prova escrita individual (100%), a realizar no período oficial de avaliações, e incide sobre a totalidade dos conteúdos lecionados na UC. Poderá incluir, quando necessário, uma prova oral complementar. São admitidos/as a esta modalidade os/as estudantes que por ela tenham optado, ou que não tenham obtido aprovação na avaliação ao longo do semestre.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A unidade curricular adota uma abordagem ativa e centrada no estudante, com ênfase em métodos que promovem a sensibilização, o pensamento crítico e a reflexão ética situada. Atendendo ao facto de se dirigir a estudantes do 1.º ano de diversas licenciaturas em engenharia do Iscte, a UC privilegia uma introdução contextualizada às questões éticas e deontológicas, minimizando a exposição teórica dissociada da prática profissional. Os conteúdos são trabalhados a partir de situações reais ou simuladas, utilizando o problem-based learning (PBL) como estratégia de entrada em dilemas éticos complexos. As sessões incluem a análise de estudos de caso contemporâneos, como os que envolvem algoritmos de scoring social, vigilância em redes 5G ou decisões automatizadas em serviços públicos. A discussão em grupo é estruturada para permitir a confrontação de valores, normas e implicações técnicas, legais e sociais, criando espaço para diferentes perspetivas. Serão também utilizadas simulações, role-playing e jogos sérios, inspirados em propostas pedagógicas premiadas (Monteiro & Sousa, 2024), que promovem a empatia moral, a responsabilização e o envolvimento progressivo dos estudantes. Estes métodos procuram não apenas transmitir conteúdos, mas ativar disposições éticas e competências reflexivas. A UC incorpora ainda momentos de leitura crítica e debate de códigos de conduta profissional (OE, IEEE, ITU, entre outros), não como prescrições a aplicar automaticamente, mas como referências a interrogar, interpretar e situar nos contextos de exercício da engenharia. Os estudantes são desafiados a produzir, em grupo, um código de conduta próprio, orientado por problemas concretos da sua área, o que permite consolidar aprendizagens e exercitar o raciocínio ético. O modelo pedagógico segue a estrutura de três eixos proposta por Monteiro & Sousa (2024): (1) fundamentação ética, (2) decisão responsável e (3) reflexão crítica situada. O uso seletivo de recursos internacionais como o Engineering Ethics Toolkit (EPC) e os materiais da SEFI permite diversificar os estímulos à aprendizagem. A interação entre pares, o feedback estruturado e a valorização da dúvida e da complexidade contribuem para uma experiência formativa que prepara os estudantes para pensar criticamente os desafios éticos do seu futuro profissional.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A leitura crítica de códigos de ética e regulamentos profissionais (OE, IEEE, ITU, ANACOM), articulada com atividades de debate e produção de sínteses, permite aos estudantes não apenas conhecer essas normas, mas sobretudo questioná-las e reinterpretá-las à luz de contextos concretos, reforçando a aplicação crítica dos modelos normativos (OA1-OA3). O trabalho em grupo, conjugado com a avaliação individual, no contexto de desafio tecnológico específico, oferece uma oportunidade de consolidação e expressão autónoma das aprendizagens (OA2-OA4).

Observações / Observations


Sendo uma UC inserida na oferta formativa do laboratóriod e competências trasnversais, deverá assegurar uma abordagem da ética e deontologia construída num diálogo aberto com diferentes sensibilidades e dimensões da visa social contemporânea. Para além da familiarização com os códigos de ética de engenharia, é importante suscitar nos estudantes a reflexividade crítica sobre as relações complexas entre a tecnologia e as pessoas que em diferentes contextos utilizam essa tecnologia para atuar socialmente.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ethics, Technology, and Engineering: An Introduction, 2nd Edition, Ibo van de Poel & Lamber Royakkers, ISBN: 978-1-119-87943-5, September 2023, Wiley-Blackwell.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


ANACOM (2023). Código de Ética e de Conduta dos Trabalhadores da ANACOM - 2023. in: www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=335958 Ordem dos Engenheiros (2016). Código de Ética e Deontologia. In: https://www.ordemengenheiros.pt/fotos/editor2/regulamentos/codigo_ed.pdf IEEE Code of Ethics (2020). In: https://www.ieee.org/about/corporate/governance/p7-8.html Engineering professors Council (2025). Engineering Ethics Toolkit. In: https://epc.ac.uk/resources/toolkit/ethics-toolkit/ AA.VV. (2018). The impact of Artificial Intelligence on communication networks and services. ITU Jornal ICT Discoveries. Special Issue, 1 (1). ITU (2008). Monteiro, F. & Sousa, A. (2024a). Decentring engineering education beyond the technical dimension: ethical skills framework. London Review of Education, 22 (1), 23. Monteiro, F. & Sousa, A. (2024b). Pedagogical innovation to captivate students to ethics education in engineering. Journal of Applied Research in Higher Education, 16 (4), 1029-1041. Monteiro, F. & Sousa, A. (2024c). An educational board game to promote the engagement of electric engineering students in ethical building of a sustainable and fair future. The Journal of Environmental Education, 55, (2), 138-152. Ethical issues in engineering. DG Johnson. 1991 Hold Paramount - The Engineer'S Responsibility To Society. P. Vesilind, 2011.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-21