Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04953
Acrónimo :
04953
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
- Presencial (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
- Presencial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
25.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


Este curso parte de uma abordagem socio-psicológica para entender, diagnosticar e intervir nas (in)justiças ambientais, nomeadamente no que diz respeito aos impactos e disparidades socioeconómicas e de saúde que elas criam, bem como na promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos indivíduos e comunidades, incluindo no contexto de trabalho.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Com esta Unidade Curricular, os estudantes devem ser capazes de: a) Explicar o conceito de justiça ambiental, os fatores subjacentes que levam a ela e suas implicações e aplicações psicossociais; b) Identificar injustiças ambientais e diagnosticar os seus impactos na saúde e bem-estar público, comunitário e individual, por meio de métodos de pesquisa apropriados; c) Adquirir conhecimento específico de casos de conflitos ambientais, esforços locais para combater a injustiça ambiental e o papel das políticas ambientais nesses casos; d) Entender como intervir para combater as injustiças ambientais, incluindo pesquisa participativa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1- Introdução. O que é justiça ambiental? História, definições, exemplos e quadros teóricos. 2- A pesquisando dos conflitos ambientais no mundo e em Portugal: impactos na saúde e disparidades; modelos de mudança social; formas de defesa e ação coletiva. 3- Métodos de pesquisa e intervenção para a justiça ambiental.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos 1 encontram-se associados aos objetivos a) e b), que visam apresentar e discutir a história do conceito e literatura de justiça ambiental, bem como ilustrá-la através de exemplos concretos e seus impactos psicossociais; os conteúdos programáticos 2 encontram-se associados aos objetivos c), apresentando, analisando e discutindo exemplos concretos de conflitos ambientais, particularmente em Portugal c) e os conteúdos programáticos 3 encontram-se associados aos objetivos d), com um carácter mais prático e de intervenção.

Avaliação / Assessment


A avaliação ao longo do semestre inclui um trabalho de grupo e apresentação (com ponderação de 40% da nota final) e um ensaio individual (60% da nota final).Os estudantes com média final de 9,5 ou superior (sem avaliações abaixo de 9,5) são considerados aprovados nesta UC. Os estudantes que não passem na avaliação ao longo do semestre poderão optar pela modalidade de avaliação por exame escrito (100% da nota final).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta é uma unidade curricular teórico e prática, na qual os temas e conceitos serão discutidos em formato de palestra. As aulas práticas serão dedicadas (a) ao exame dos conceitos abordados nas palestras com maior detalhes, (b) à pratica da aplicação dos conceitos usando exemplos e exercícios, e (c) às discussões detalhadas sobre questões e perguntas que surgiram nas palestras teóricas, mas que não puderam ser abordadas. Estas aulas práticas também incluirão visitas de campo para explorar na prática as injustiças ambientais, bem como iniciativas locais que estão a usar métodos participativos para combater as injustiças ambientais e aumentar o bem-estar das comunidades e dos indivíduos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta é uma UC teórico-prática, em que temas e conceitos serão descritos nas aulas. As aulas práticas terão como objetivo (a) os conceitos discutidos nas aulas teóricas em mais detalhe (b) praticar a aplicação dos conceitos utilizando exemplos e exercícios (c) ter discussões detalhas em relação a questões que surjam nas aulas teóricas. Também incluirão visitas de estudo para explorar os conceitos discutidos de forma aplicada em contextos específicos.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Anguelovski, I. (2016). From toxic sites to parks as (green) LULUs? New challenges of inequity, privilege, gentrification, and exclusion for urban environmental justice. Journal of planning literature, 31(1), 23-36.; Apostolopoulou, E., & Cortes-Vazquez, J. A. (Eds.). (2018). The right to nature: Social movements, environmental justice and neoliberal natures. Routledge. Batel, S., & Küpers, S. (2023). Politicizing hydroelectric power plants in Portugal: Spatio-temporal injustices and psychosocial impacts of renewable energy colonialism in the Global North. Globalizations, 20(6), 887-906.; Pradillo-Caimari, C., Aleu-Barnadas, L., Balinhas, D., & Di Masso, A. (2025). The lived experience of class cleansing: reshaping sense of place in a gentrified neighbourhood. Qualitative Research in Psychology, 1-28.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-06-27