Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sistemas de Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Frequência com sucesso de pelo menos uma unidade curricular do 1º ciclo ou 2º ciclo de Bolonha, em que se abordem tópicos essências em segurança da informação, algoritmos e técnicas de programação.
Objetivos Gerais / Objectives
"Os estudantes serão dotados de uma visão integradora e sistemática sobre o planeamento, desenvolvimento e exploração de sistemas e serviços de informação com foco na privacidade de dados, vocacionados para a recolha, partilha, troca, análise e disseminação de dados de informação sobre o ambiente externo e interno, capacidades e atores, com potencial para afetar através do ambiente as pessoas, o funcionamento, objetivos e missão das empresas, instituições e países. "
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Após a conclusão desta UC o estudante deverá ficar apto a: OA1. Conhecer a natureza e critérios de privacidade de dados mais relevantes a pessoas, instituições e países. OA2. Saber usar a informação com parâmetros de privacidade de dados definidos para tratamento de dados privados. OA3. Saber gerir informação e conhecimento sobre a privacidade de dados para apoio à aplicações e sistemas informáticos. OA4. Reconhecer as principais características de algoritmos e sistemas de informação relacionadas a privacidade de dados. OA5. Definir processos e modelos de sistemas e serviços de informação de privacidade de dados em contexto institucional. OA6. Conhecer processos, papeis, normas, responsabilidades e diretrizes na gestão da privacidade de dados.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução a privacidade de dados, leis, normas e regulamentos CP2. Regras, critérios e parâmetros para privacidade de dados CP3. Conceitos gerais de privacidade de dados e a sua importância em sistemas de aprendizagem automática CP4. Técnicas básicas de privacidade de dados, privacidade diferencial CP5. Proteção de dados, anonimização e pseudo-anonimização. CP6. Implementação de técnicas para proteção de dados CP7. O domínio dos sistemas de proteção de dados CP8. Plataformas e ferramentas na área de tratamento de dados privados CP9. Análise situacional de dados privados sensíveis CP10. Avaliação de impacto na privacidade de dados CP11. Tecnologias e sistemas para tratamento da privacidade de dados
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
"Os tópicos associados aos Conteúdos Programáticos (CP) identificados nesta FUC (CP1 a CP11) proporcionam os conhecimentos necessários para o planeamento, desenvolvimento e exploração de privacidade de dados, definidos nos Objetivos de Aprendizagem (OA), nomeadamente: - O CP1 e CP2 introduzem os estudantes no vasto domínio dos padrões, regras, critérios e parâmetros da privacidade de dados (OA1, OA2); - O CP3 e CP4 identificam recursos e conceitos, abordando técnicas básicas para gerir a privacidade de dados (OA3); - O CP5 e CP6 ampliam as técnicas e definições para a implementação de requisitos necessários para gerir a privacidade de dados (OA3.e OA4); - O CP7, CP8 e CP9 proporcionam competências sobre planeamento, desenvolvimento e exploração de sistemas e serviços de informação com privacidade de dados (OA5); - O CP10 e CP11 especificam os sistemas e serviços de informação com foco na privacidade de dados e tecnologias utilizadas no contexto pessoal e institucional (OA6). "
Avaliação / Assessment
A natureza prática desta UC e a necessidade em que a avaliação de conhecimentos se faça essencialmente através da capacidade dos estudantes em aplicar os conhecimentos na resolução de problemas no domínio dos serviços e sistemas de informação de privacidade de dados, leva a que o método de avaliação adotado seja o de avaliação baseada em projeto. Em 1ª época ou época normal, avaliação periódica, sem obrigação de assiduidade mínima, com 3 momentos de avaliação do projeto em grupo: - Apresentação de progresso a meio do semestre com peso de 20% na nota final da UC; - Artefactos e relatório final do projeto com peso de 50% na nota final da UC; - Apresentação final com peso de 10% e discussão com peso de 10% na nota final da UC. A avaliação é feita com base no desempenho e contributo individual de cada elemento do grupo. Ou avaliação no final do semestre (1ª época), por projeto individual com 2 momentos de avaliação: - Relatório do projeto com peso de 65% na nota final da UC; - Apresentação do trabalho com peso de 10% e discussão com peso de 15% na nota final da UC. Em 2ª época, melhoria de nota ou época especial (nos termos do RGACC), avaliação por projeto individual, disponibilizado aos estudantes que o solicitarem: - Relatório do projeto com peso de 65% na nota final da UC; - Apresentação do trabalho com peso de 10% na nota final da UC; - Discussão do trabalho com peso de 15% na nota final da UC. Todas as épocas de avaliação contemplam uma componente de avaliação realizada na plataforma de eLearning, com peso de 10% (2 valores em 20) na nota final da UC. Todas as componentes de avaliação, em todas as épocas de avaliação, têm nota mínima de 9,5 valores (em 20).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1: Expositivas, para apresentação dos enquadramentos teóricos MEA2: Ilustrativas, para exemplificação dos conceitos teóricos em contextos reais e seminários. MEA3: Participativas, com análise e resolução de problemas MEA4: Argumentativas, com apresentação e discussão do projeto de grupo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
"Principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respetivos objetivos (OA): (OA1) Nas aulas teóricas serão introduzidos os conceitos fundamentais sobre privacidade de dados. (OA2) Pelo menos uma das componentes de avaliação implicará uma abordagem do estado da arte em algum dos tópicos relevantes da UC, cujos resultados serão partilhados com todos os estudantes da turma, para estimular o pensamento crítico. (OA3) Através da apresentação de casos de estudo será estimulada a discussão sobre as relações de complementaridade e/ou interdependência entre os vários tópicos da UC. (OA4) Os trabalhos práticos estarão intimamente relacionados com os tópicos introduzidos nas aulas teóricas, permitindo consolidar o processo de aprendizagem. (OA5) De uma maneira geral os vários tópicos e trabalhos práticos da UC suscitarão questões e implicarão decisões relacionadas com planeamento, desenvolvimento e exploração de sistemas e serviços de informação com privacidade de dados. (OA6) Nos trabalhos práticos serão abordados serviços, sistemas e ferramentas de referência, bem como o seu enquadramento da privacidade de dados e tecnologias utilizadas no contexto pessoal e institucional. "
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Cryptography and network security: principles and practice, Stallings, William. Edição: 6th ed. Harlow, Pearson Education, 2014. 751 p. : il., fig., tab. ; 23 cm ISBN: 9780273793359. - Jarmul, K. (2023). Practical Data Privacy. O'Reilly Media, Inc. ISBN: 9781098129460. - Distributed systems: principles and paradigms / Andrew S. Tanenbaum, Maarten van Steen. Edição: 2nd ed Publicação: Harlow : Pearson, 2014. 633 p. : il., fig., graf. ; 28 cm. ISBN: 9781292025520
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Benjamin C. M. Fung, Ke Wang, Ada Wai-Chee Fu, and Philip S. Yu; Introduction to Privacy-Preserving Data Publishing Concepts and Techniques, Chapman & Hall/CRC, 2011 https://dl.acm.org/doi/10.5555/1855031 - Fábio Pereira, Paul Crocker, Valderi R.Q. Leithardt, PADRES: Tool for PrivAcy, Data REgulation and Security, SoftwareX, Volume 17, 2022, 100895, ISSN 2352-7110, https://doi.org/10.1016/j.softx.2021.100895. - Warren, Samuel; Brandeis, Louis (December 15, 1890). ""The Right to Privacy"". Harvard Law Review. IV (5): 193–220. Retrieved 4 June 2021 – via Internet Archive. Disponível em: https://groups.csail.mit.edu/mac/classes/6.805/articles/privacy/Privacy_brand_warr2.html
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-28