Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Redes Digitais e Engenharia de Serviços
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Formais: nenhums Informais: Ter noções de estatísticas, boas noções de matemática (logaritmos, expoentes).
Objetivos Gerais / Objectives
Proporcionar aos alunos competências básicas na área das redes de comunicação e da cibersegurança. Os alunos serão capazes de descrever, compreender e avaliar a utilização de várias tecnologias de redes informáticas a diferentes níveis, com especial enfoque na análise de sistemas, aplicações e serviços de rede e na segurança das redes.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Ao concluir esta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: OA1: identificar e distinguir os diferentes modelos de referência para redes informáticas OA2 - Conhecer, distinguir e avaliar os diferentes protocolos e serviços disponíveis para comunicação ponta a ponta e comunicação entre aplicações através da rede. OA3 - Conhecer os diferentes métodos para garantir a segurança da informação e identificar soluções para potenciais ameaças à segurança. OA4 - Distinguir, avaliar e implementar as diferentes técnicas de segurança existentes de forma integrada com outros protocolos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - Introdução às redes. Camada física. Interconexão e encaminhamento em redes IP. NAT. CP2 - Comunicação ponta a ponta. Endereçamento e multiplexação. Protocolos UDP e TCP. Noções de controlo de fluxo e congestionamento. CP3 - Serviços (nomes, e-mail) e aplicações de rede; arquitetura WWW. Redes de distribuição de conteúdo. CP4 - Segurança da informação: ataques e segurança da informação; criptografia, encriptação e autenticação. CP5 - Segurança de rede: infraestruturas de distribuição de chaves e certificação digital; firewalls; segurança ao nível da aplicação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (OA) relacionam-se com os conteúdos programáticos (CP) da seguinte forma: OA1: CP1; CP2; CP3 OA2: CP1; CP2; CP3 OA3: CP3; CP4; CP5 OA4: CP4; CP5
Avaliação / Assessment
Resumo do processo de avaliação: 50% - 1.ª prova escrita, com nota mínima exigida de 8/10 pontos. 50% - 2.ª prova escrita, com nota mínima exigida de 8/10 pontos. Existe a possibilidade de um exame final com peso de 100% para aqueles que não fizerem as provas. O exame final será na mesma data da 2.ª prova escrita.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Resumo do processo de avaliação: 50% - 1.ª prova escrita, com nota mínima exigida de 8/10 pontos. 50% - 2.ª prova escrita, com nota mínima exigida de 8/10 pontos. Existe a possibilidade de um exame final com peso de 100% para aqueles que não fizerem as provas. O exame final será na mesma data da 2.ª prova escrita.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas teórico-práticas com exposição de conhecimentos, casos práticos e exercícios visam garantir todos os objetivos de aprendizagem OA1 a OA4.
Observações / Observations
Havendo medidas extraordinárias impostas por um eventual estado de carácter extraordinário (e.g. pandemia), as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes. Algumas aulas teóricas poderão ser dadas via remota, caso seja necessário.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Acetatos e outro material de apoio na plataforma de e-Learning >> https://e-learning.iscte-iul.pt Mitnick, K. D., & Simon, W. L. (2011). Ghost in the wires: My adventures as the world's most wanted hacker. Little, Brown and Company. Computer Networking: A Top-Down Approach Featuring the Internet, James F. Kurose, Keith W. Ross, Addison Wesley.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Erickson, J. (2008). Hacking: The art of exploitation (2nd ed.). No Starch Press Hadnagy, C. (2018). Social engineering: The science of human hacking (2nd ed.). Wiley. Mitnick, K. D., & Vamosi, R. (2011). Ghost in the wires: My adventures as the world's most wanted hacker. Little, Brown and Company. Mitnick, K. D., & Vamosi, R. (2017). The art of invisibility: The world's most famous hacker teaches you how to be safe in the age of Big Brother and Big Data. Little, Brown and Company. Stuttard, D., & Pinto, M. (2011). The web application hacker's handbook: Finding and exploiting security flaws (2nd ed.). Wiley. Steinberg, J. (2019). Cybersecurity for dummies. For Dummies
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-29