Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04990
Acrónimo :
04990
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
0.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
70.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
70.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
70.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Estar inscrito num dos mestrados da Escola de Gestão do Iscte

Objetivos Gerais / Objectives


1. Proporcionar um contacto com ambientes profissionais em instituições públicas ou privadas, associações, ONG´s e empresas. 2.Aplicação de competênicas de comportamento ético.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem do Estágio são adaptados a cada estágio e à organização onde o mesmo é desenvolvido. De um modo global, os objetivos são: OA 1 - Desenvolver competências de atuação com eficácia e responsabilidade em contexto profissional OA 2 - Utilizar e desenvolver conhecimentos e competências de gestão em contexto profissional OA 3 - Integração e exercício de trabalho profissional em ambiente de equipa profissional OA 4 - Observação e exercicio de comportamentos éticos em contexto profissional OA 5 - Aplicação de pensamento crítico em contexto profissional

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O detalhe do programa será adaptado a cada estágio e organização. De um modo global, o programa considerará: P1 - Integração na organização P2 - Responsabilidade em contexto profissional P3 - Identificação e desenvolvimento de práticas de trabalho profissional P4 - Aplicação de frameworks e racionais de gestão em contexto profissional P5 - Dinâmicas em equipa P6 - A ética no contexto profissional P7 - Pensamento crítico em contexto profissional

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão desenvolvidos no sentido de concretizarem os objetivos da unidade curricular. Neste sentido, os pontos P1 e P2 permitem concretizar o OA 1; os pontos P3 e P4 do programa permitem concretizar o OA 1; o ponto P5 do programa concretiza o OA 3; o ponto P6 do programa concretiza o OA 4; o ponto P7 do programa concretiza o OA 5.

Avaliação / Assessment


Apreciação qualitativa (aprovado/não aprovado) baseada na avaliação do/a supervisor/a de estágio na instituição (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metogologias de ensino-aprendizagem assentam na articulação entre a formação cientifica e a formação aplicada em contexto profissional de trabalho. O estágio decorre numa organização, sob a supervisão de responsável por parte da organização.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Sendo o mote o desenvolvimento de competências profissionalizantes, o estágio decorre em contexto imersivo na organização de acolhimento, recorrendo sobretudo a metodologias ativas.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bibliografia a adaptar a cada estágio em cada organização. Spinoza, B. (2023). Ethics: Unraveling the Philosophy of Ethics. Explore Spinoza's Intellectual Masterpiece. The Original Classic (annotated). Westen Classics

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bibliografia a adaptar a cada estágio em cada organização.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-10-28