Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04992
Acrónimo :
04992
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :

Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
- Presencial (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
6.0h/sem
- Presencial (PL) :
6.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
- Síncrono à distância (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
25.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular (UC) visa oferecer uma introdução aos principais temas e problemas da Psicologia da Alimentação. Especificamente, pretende-se capacitar o/a estudante para compreender, aplicar e integrar conhecimentos sobre a abordagem psicológica à alimentação, concretamente, no que respeita aos fatores individuais e contextuais subjacentes às escolhas, preferências, comportamentos e práticas alimentares. Além disso, esta UC tem como objetivo a que o/a estudante desenvolva competências para o desenho e implementação de estratégias de intervenção para promover escolhas ou hábitos alimentares mais saudáveis e/ou sustentáveis.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/A estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Sintetizar os principais conceitos da Psicologia da Alimentação. OA2. Determinar os princípios básicos de uma alimentação equilibrada. OA3. Compreender os princípios básicos da fisiologia da perceção e comportamento alimentar. OA4. Explicar a influência de variáveis psicológicas individuais na alimentação, nomeadamente, preferências, personalidade, motivação e emoção. OA5. Explicar o impacto de variáveis contextuais na alimentação, nomeadamente, características do ambiente alimentar e influências sociais. OA6. Demonstrar novas abordagens de mudança de comportamento no contexto da alimentação. 0A7. Ilustrar a interação entre os sentidos (crossmodality) nas experiências alimentares e gastronómicas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1–Introdução ao Comportamento Alimentar 1.1 Introdução à Psicologia da Alimentação. 1.2 Fundamentos de Nutrição: princípios de uma alimentação equilibrada. 1.3 Introdução à Fisiologia do Comportamento Alimentar: gostos básicos; homeostase e regulação do apetite; fatores endócrinos. CP2–Determinantes Individuais do Comportamento Alimentar 2.1 Preferências: desenvolvimento de preferências/aversões alimentares. 2.2 Motivação e emoção: aspetos motivacionais/emocionais subjacentes das escolhas. 2.3 Personalidade: Traços gerais/específicos. CP3–Determinantes Contextuais do Comportamento Alimentar 3.1Ambiente alimentar: contextos obesogénicos e desertos alimentares; pistas nas embalagens de produtos. 3.2Ambiente social: níveis de influência social, normas sociais e modelagem. CP4–Temas Emergentes 4.1Mudança de comportamento alimentar: economia comportamental; Aceitação de novos alimentos. 4.2 Interação entre os sentidos (crossmodality) nas experiências alimentares/gastronómicas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


O OA1 concretiza-se no CP1.1., ao introduzir os principais conceitos da Psicologia da Alimentação e fatores de influência. Já o OA2 é alcançado pelo CP1.2, no qual se aborda os fundamentos da nutrição e os princípios básicos de uma alimentação equilibrada. O OA3 relaciona-se com o CP 1.3, que visa desenvolver conhecimentos sobre a fisiologia do comportamento alimentar. O OA4 articula-se com os CP2.1,CP2.2 e CP2.3, ao explorar a influência de variáveis psicológicas individuais na alimentação - preferências, personalidade, motivação e emoção. O OA5 comunica com os CP3.1 e CP3.2, que visam examinar o impacto de variáveis contextuais na alimentação - características do ambiente alimentar e influências sociais. O OA6 articula-se com o CP4.1 que ilustra novas abordagens de mudança de comportamento no contexto da alimentação (e.g., nudging). Por último, o 0A7 relaciona-se como o CP4.2 que foca a interação entre os sentidos (crossmodality) nas experiências alimentares e gastronómicas.

Avaliação / Assessment


A UC poderá ser realizada em regime de avaliação ao longo do semestre ou por exame final (100%). No primeiro caso, o/a estudante deverá realizar (i) um trabalho de grupo que inclui uma apresentação em contexto de sala de aula (15% da nota) e um relatório escrito (35%); e (ii) um teste a realizar individualmente (50%). O trabalho de grupo incidirá sobre a conceção e desenvolvimento de uma proposta de intervenção no contexto da promoção de uma alimentação mais saudável e/ou sustentável. O desenho da proposta deverá partir dos temas abordados na UC, identificando de forma concreta e precisa objetivos de mudança de comportamento, componentes de intervenção baseados na evidência e metodologias de avaliação do impacto. O desenvolvimento da proposta será acompanhado ao longo do semestre, com maior incidência nas aulas PL ou em tutorias. A apresentação dos trabalhos será feita na última aula e um relatório de síntese da proposta deverá ser submetido através da plataforma moodle. O teste final incidirá sobre os principais conteúdos da UC e integrará itens de escolha múltipla e questões de desenvolvimento.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino e aprendizagem desta UC são diversificadas e pretendem assegurar uma compreensão dos principais temas e problemas da Psicologia da Alimentação e o desenvolvimento de competências de aplicação dos conhecimentos à resolução de problemas práticos no contexto alimentar. Deste modo, a UC está estruturada em aulas teórico-práticas (TP) e em práticas laboratoriais (PL). Nas aulas TP, são apresentados os principais conceitos e métodos de investigação e intervenção em Psicologia da Alimentação. Para além da componente expositiva, onde se introduz a componente conceptual da UC, as aulas TP incluem uma componente prática, onde se promove a demonstração das aplicações práticas dos temas versados em aula, assim como o debates e discussão em pequenos grupos, quizzes e desafios de resolução colaborativa de problemas. As aulas PL promovem um maior envolvimento com metodologias de investigação e ação nas áreas temáticas da UC, promovendo um contacto com os principais procedimentos, instrumentos e materiais para o estudo e intervenção no domínio da alimentação. O modelo pedagógico desta UC preconiza um envolvimento ativo dos/as estudantes e a sua capacitação para a resolução de problemas práticos com implicações para hábitos e práticas de alimentação saudável e sustentável. Neste contexto, é encorajada uma atitude de pensamento crítico, criatividade e cooperação, privilegiando-se as metodologias de trabalho baseadas na colaboração entre pares, promotoras de reflexão e orientadas para a resolução de problemas concretos e de forma inovadora. A autonomia é incentivada através das práticas de estudo e trabalho independente e a participação ativa será encorajada por meio de um clima de aprendizagem de valorização da expressão dos diferentes pontos de vista, dúvidas e sugestões junto da equipa de docência. O acompanhamento dos trabalhos ao longo do semestre permitirá uma monitorização e orientação contínua, quer em contexto de sala de aula (PL), quer através de tutorias. A comunicação entre a equipa de docência e os/as estudantes será apoiada pela plataforma moodle, onde serão disponibilizados recursos de apoio à aprendizagem (bibliografia geral e específica e recursos interativos).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os/As estudantes são encorajados a realizar esta UC em regime de avaliação ao longo do semestre, de forma a validar a concretização dos objetivos de aprendizagem através de metodologias que mobilizem o conjunto de competências propostos pela UC. Pretende-se, assim, que as metodologias de ensino e avaliação estejam alinhadas, assegurando uma prossecução eficaz dos objetivos de aprendizagem. Do ponto de vista das metodologias de ensino, destacam-se as seguintes: Aulas Teórico-Práticas: Envolve uma componente expositiva onde é introduzida a base conceptual para a compreensão dos determinantes da mudança de comportamento no contexto alimentar. Na sua componente prática, é promovida uma demonstração das aplicações práticas dos temas versados em aula, facilitando a transposição dos aspetos conceptuais para as necessidades práticas de intervenção na área da psicologia da alimentação. Aulas Práticas Laboratoriais: Promovem o envolvimento com metodologias de investigação e ação nas áreas temáticas da UC, promovendo um contacto com os principais procedimentos, instrumentos e materiais para o estudo e intervenção no domínio da alimentação. Deste modo, pretende-se capacitar os/as alunos/as para o desenho e implementação de propostas de intervenção em contextos de mudança de comportamento alimentar. Trabalho autónomo: As práticas de estudo e trabalho independente pretendem encorajar a autonomia dos/as estudantes, disponibilizando-lhes recursos para aprofundamento de conhecimentos e exploração de interesses dentro do contexto da área temática da UC. Para o efeito, são disponibilizadas leituras e recursos interativos adequados a diferentes necessidades de desafio e estilos de aprendizagem. Trabalho de grupo: O trabalho de grupo pretende promover a mobilização dos conhecimentos e competências adquiridos para a conceção e desenvolvimento de uma proposta de intervenção prática no contexto da promoção de uma alimentação mais saudável e/ou sustentável. Deste modo, pretende-se facilitar a aplicação de conhecimentos versados na UC, aliando conhecimentos conceptuais sólidos a uma abordagem crítica e criativa à resolução de problemas no domínio alimentar.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-08-27