Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04994
Acrónimo :
04994
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
62.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2026/2027

Pré-requisitos / Pre-Requisites


n/a

Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolver competências que permitam conhecer as demonstrações financeiras que integram o relato empresarial, incluindo a sua estrutura, bem como os principais indicadores-chave que permitam avaliar os diversos pilares do desempenho empresarial, nomeadaamente a sua sustentabildiade económico-financeira.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Ao concluir a unidade curricular, é esperado que os estudantes: OA1 - Identifiquem as demonstrações financeiras e compreendam a sua estrutura e ligação; OA2 - Identifiquem os principais indicadores-chave de desempenho de sustentabilidade económico-financeira; OA3 - Desenvolvam uma apreciação crítica dos indicadores-chave de desempenho numa perspetiva de avaliação de risco.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Elementos do relato financeiro, sua estrutura e articulação; 2. Os indicadores-chave de desempenho: pilares de análise; 3. Identificação e avaliação do risco de negócio e do risco financeiro; 4. Avaliação crítica do desempenho e governação.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos foram estruturados de forma a garantir uma correspondência direta e coerente com os objetivos de aprendizagem. OA1: O primeiro objetivo de aprendizagem, que visa identificar as demonstrações financeiras e compreender a sua estrutura e ligação, é abordado no Ponto 1 do programa, que trata dos elementos do relato financeiro e da sua articulação. OA2: O segundo objetivo de aprendizagem, relacionado com a identificação dos principais indicadores-chave de desempenho de sustentabilidade económico-financeira, é desenvolvido nos Pontos 2 e 3 do programa, que abordam os indicadores-chave de desempenho e a avaliação do risco de negócio e financeiro. OA3: O terceiro objetivo, que pretende que os estudantes desenvolvam uma apreciação crítica dos indicadores de desempenho numa perspetiva de avaliação de risco, é explorado no Ponto 3 do programa, que foca a avaliação crítica do desempenho e da governação.

Avaliação / Assessment


O processo de avaliação na unidade curricular é realizado através de duas modalidades distintas: 1. Avaliação ao longo do semestre: compreende a realização e apresentação em grupo de um Estudo de Caso (com a ponderação de 40% na classificação final) e de uma Frequência (com a ponderação de 60% na classificação final). A nota mínima em cada elemento de avaliação é de 7,5 valores; 2. Exame: compreende um Exame Final com ponderação de 100%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Na aquisição das competências identificadas nos objetivos gerais e específicos, são definidas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1 - Expositivas, com apresentação do quadro teórico dos conteúdos programáticos; MEA2 - Participativas, através da aplicação de casos práticos, através da participação ativa dos estudantes, ilustrativos dos diversos conteúdos programáticos; MEA3 - Autoestudo, através da realização de trabalho autónomo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) foram concebidas para promover o desenvolvimento das competências necessárias à consecução dos objetivos de aprendizagem (OA). Cada metodologia está estrategicamente ligada aos tópicos programáticos, de modo a facilitar a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências pelos estudantes. - MEA1 - Expositivas: Esta metodologia, que envolve a apresentação do quadro teórico e dos conceitos chave dos conteúdos programáticos, é transversal a todos os tópicos. Ela é especialmente relevante para a compreensão da estrutura e ligação das demonstrações financeiras (OA1), da identificação dos indicadores-chave de desempenho (OA2) e da avaliação crítica dos indicadores de desempenho (OA3), pois fornece aos alunos as bases teóricas que permitem uma análise mais aprofundada dos tópicos em questão. Assim, a exposição teórica garante a consolidação de uma visão global e estruturada da matéria. - MEA2 - Participativas: As metodologias participativas, que envolvem a aplicação de casos práticos e a participação ativa dos alunos, estão igualmente presentes em todos os tópicos do programa. No entanto, são particularmente eficazes para identificar os indicadores-chave de desempenho e avaliar o risco de negócio e financeiro, pois os casos práticos permitem aos alunos aplicar os conceitos adquiridos em situações reais, promovendo a análise crítica dos dados financeiros e a interpretação de informações relevantes para a sustentabilidade económico-financeira (OA2). Além disso, no contexto da avaliação crítica do desempenho e governação (OA3), a interação ativa é essencial para fortalecer o raciocínio crítico dos estudantes. - MEA3 - Autoestudo: A metodologia de autoestudo, que implica trabalho autónomo por parte dos alunos, é transversal a todos os objetivos de aprendizagem. O autoestudo é essencial para a identificação e compreensão das demonstrações financeiras (OA1), pois permite ao aluno aprofundar o conhecimento de cada elemento financeiro, a identificação e análise dos indicadores-chave de desempenho (OA2) e a avaliação crítica dos indicadores na perspetiva de risco (OA3). Além disso, o autoestudo é fundamental para a preparação individualizada dos alunos, fornecendo-lhes tempo para refletir sobre os conceitos abordados e para realizar atividades práticas complementares.

Observações / Observations


n/a

Bibliografia Principal / Main Bibliography


(1) Kieso, D. E.; Weygandt, J. J.; Warfield, T. D. (2020). Intermediate Accounting - IFRS Edition, 4th Edition, Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons. (2) Higgins, R. C.; Koski, J.; Mitton, T. (2023). Analysis for Financial Management, 13th Edition, Boston: McGraw-Hill/Irwin.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


(1) Lopes, I. T. (2025). Controlo de Gestão: Uma Visão Integrada do Desempenho Empresarial, 3ª Edição, Coimbra: Edições Almedina; (2) Lopes, I. T. (2025). KPIs Indicadores-Chave de Desempenho - Monitorização da Performance Empresarial, Coimbra: Editora d`Ideias.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-09-02