Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04997
Acrónimo :
04997
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
13.0h/sem
Trabalho Autónomo :
62.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2026/2027

Pré-requisitos / Pre-Requisites


n.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolver competências que permitam aplicar os princípios do relato ESG, analisar indicadores de desempenho de ESG, avaliar a dupla materialidade e explorar o impacto da fiscalidade verde nas práticas sustentáveis.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Ao concluir a unidade curricular, é esperado que os estudantes: OA1 - Identifiquem os elementos de relato ESG e a sua estrutura. OA2 - Identifiquem os principais indicadores-chave de desempenho de relato de ESG e pilares de análise. OA3 - Desenvolvam uma avaliação da dupla materialidade no contexto de ESG e impactos fiscais. OA4 - Desenvolvam competências para explirar o impacto das políticas fiscais para práticas sustentáveis.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Elementos do relato ESG e a sua estrutura. 2. Os indicadores-chave de desempenho de relato ESG: pilares de análise. 3. Avaliação da dupla materialidade no contexto de ESG e impactos fiscais. 4. Fiscalidade verde e políticas fiscais para práticas sustentáveis, incentivos e penalidades.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


A estrutura do programa da unidade curricular está alinhada com os objetivos de aprendizagem, garantindo uma progressão lógica no desenvolvimento das competências dos estudantes: OA1 – Corresponde ao Ponto 1 do programa, assegurando a identificação dos elementos do relato ESG e a compreensão da sua estrutura. OA2 – Relaciona-se com o Ponto 2 do programa, permitindo a análise dos principais indicadores-chave de desempenho de ESG e dos pilares de avaliação. OA3 – Alinhado com o Ponto 3 do programa, foca-se na avaliação da dupla materialidade e nos impactos fiscais associados ao ESG. OA4 – Associado ao Ponto 4 do programa, promove o desenvolvimento de competências para explorar o impacto das políticas fiscais na adoção de práticas sustentáveis, incluindo incentivos e penalidades.

Avaliação / Assessment


O processo de avaliação na unidade curricular é realizado através de duas modalidades: 1. Avaliação ao longo do semestre: compreende a realização e apresentação de um trabalho de grupo (com a ponderaçã de 40% na classificação final) e de um teste individual (com a ponderação de 60% na classificação final). A nota mínima em cada elemento de avaliação é de 7,5 valores; 2. Exame: compreende um exame final com ponderação de 100%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Na aquisição das competências identificadas nos objetivos gerais e específicos, são definidas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1 - Expositivas, com apresentação do quadro teórico dos conteúdos programáticos; MEA2 - Participativas, através da aplicação de casos práticos, através da participação ativa dos estudantes, ilustrativos dos diversos conteúdos programáticos; MEA3 - Autoestudo, através da realização de trabalho autónomo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem foram estruturadas para garantir a aquisição das competências essenciais à compreensão do relato ESG e da fiscalidade verde. A relação entre as metodologias e os objetivos de aprendizagem é a seguinte: - Metodologia Expositiva (MEA1) – Aplicada transversalmente a todos os tópicos programáticos, assegura a apresentação e compreensão dos conceitos fundamentais do relato ESG, da dupla materialidade e das políticas fiscais sustentáveis. (OA1, OA2, OA3, OA4) - Metodologia Participativa (MEA2) – Através da aplicação de casos práticos e da participação ativa dos estudantes, promove o desenvolvimento de competências analíticas e críticas, especialmente na avaliação de indicadores de ESG, na dupla materialidade e no impacto das políticas fiscais. (OA2, OA3, OA4) - Autoestudo (MEA3) – Essencial para consolidar a aprendizagem e aprofundar os conhecimentos adquiridos, garantindo uma abordagem autónoma e reflexiva sobre os conteúdos. Aplicável de forma transversal a todos os tópicos programáticos. (OA1, OA2, OA3, OA4)

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Neumann, M., & Forthmann, J. (2024). ESG reporting in corporate communication: What the EU regulation means for corporate reporting. Springer Wiesbaden. https://doi.org/10.1007/978-3-658-45738-9 Shah, A. (Ed.). (2023). Taxing choices for managing natural resources, the environment, and global climate change: Fiscal systems reform perspectives. Palgrave Macmillan Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-22606-9

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


De Villiers, Charl; , Hsiao, P.C., Maroun, W., De Villiers, Charl; , Hsiao, P.C., Maroun, W. (2022). The Routledge Handbook of Integrated Reporting. 1st Edition, Routledge, London. ISBN 9780367499006. Kreiser, L. A., Yábar Sterling, A., Herrera, P., Milne, J. E., & Ashiabor, H. (Eds.). (2012). Green taxation and environmental sustainability (Vol. 12). Edward Elgar Publishing, ISBN 1781952183. European Sustainability Reporting Standards.( 2023). EC. https://eur-lex.europa.eu/eli/reg_del/2023/2772/oj/eng

Data da última atualização / Last Update Date


2025-09-02