Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2026/2027
Pré-requisitos / Pre-Requisites
n/a
Objetivos Gerais / Objectives
Desenvolver competências que permitam conhecer os elementos das demonstrações financeiras e os critérios de reconhecimento e mensuração dos elementos da demonstração da posição financeira.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Ao concluir a unidade curricular, é esperado que os estudantes: OA1 - Identifiquem e classifiquem os elementos das demonstrações financeiras e OA2 - Identifiquem e apliquem os critérios de reconhecimento e mensuração dos elementos da Demonstração da posição financeira.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1 - As demonstrações financeiras e os seus elementos 2 - Seleção e aplicação das políticas contabilísticas 3 - Reconhecimento e mensuração de ativos e passivos não financeiros 4 - Reconhecimento e mensuração de ativos e passivos financeiros
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos estão alinhados com os objetivos de aprendizagem, assegurando uma progressão lógica no desenvolvimento das competências dos estudantes. OA1 – ""Identifiquem e classifiquem os elementos das demonstrações financeiras"" – é abordado nos pontos 1 e 2. No ponto 1, os estudantes compreendem a estrutura das demonstrações financeiras e os seus elementos. No ponto 2, analisam a seleção de políticas contabilísticas, avaliando o seu impacto na classificação dos elementos. OA2 – ""Identifiquem e apliquem os critérios de reconhecimento e mensuração dos elementos da Demonstração da posição financeira"" – é tratado nos pontos 3 e 4. No ponto 3, os estudantes exploram os critérios de reconhecimento e mensuração de ativos e passivos não financeiros. No ponto 4, aprofundam o estudo de ativos e passivos financeiros, garantindo uma visão integrada dos critérios contabilísticos aplicáveis.
Avaliação / Assessment
O processo de avaliação na unidade curricular é realizado através de duas modalidades distintas: 1. Avaliação ao longo do semestre: compreende a realização em grupo de um Estudo de Caso (com a ponderação de 30% na classificação final) e de uma Frequência (com a ponderação de 70% na classificação final). A nota mínima em cada elemento de avaliação é de 7,5 valores; 2. Exame: compreende um Exame Final com ponderação de 100%.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Na aquisição das competências identificadas nos objetivos gerais e específicos, são definidas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1 - Expositivas, com apresentação do quadro teórico dos conteúdos programáticos; MEA2 - Participativas, através da aplicação de casos práticos, através da participação ativa dos estudantes, ilustrativos dos diversos conteúdos programáticos; MEA3 - Autoestudo, através da realização de trabalho autónomo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) têm como objetivo o desenvolvimento das competências previstas nos objetivos de aprendizagem (OA). As metodologias escolhidas promovem uma aprendizagem ativa e aplicada, essencial para o domínio dos conceitos e técnicas da contabilidade financeira. MEA1 – Expositivas, com apresentação do quadro teórico dos conteúdos programáticos A metodologia expositiva é fundamental para a introdução aos conceitos centrais do relato financeiro. Através da exposição dos temas fundamentais, como as demonstrações financeiras, os elementos das mesmas e os critérios de reconhecimento e mensuração de ativos e passivos, os estudantes adquirem a base teórica necessária para a compreensão dos tópicos seguintes. Esta abordagem garante que os alunos compreendam as normas e princípios fundamentais de contabilidade. MEA2 – Participativas, através da aplicação de casos práticos A metodologia participativa permite que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos em situações práticas, o que reforça a aprendizagem. Casos práticos ajudam os estudantes a desenvolver habilidades analíticas e a tomar decisões sobre políticas contabilísticas, reconhecimento e mensuração de ativos e passivos. Esta metodologia é importante para promover a discussão, a interpretação de cenários reais e a resolução de problemas contábeis, favorecendo a aplicação prática dos conceitos em diferentes contextos empresariais. MEA3 – Autoestudo, através da realização de trabalho autónomo O autoestudo permite aos alunos aprofundar os conceitos aprendidos nas aulas. Através de exercícios práticos e da revisão dos conteúdos de forma independente, os estudantes consolidam o que foi discutido nas aulas teóricas e participativas. A realização de trabalho autónomo é essencial para desenvolver a capacidade de reflexão e de aplicação das técnicas contábeis em situações do mundo real, promovendo a autonomia dos estudantes.
Observações / Observations
n/a
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Charles, I. (2024), Essential IFRS Guide, Emile Woolf International.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Sistema de Normalização Contabilística (2024). Normas Internacionais de Relato Financeiro (2024). Lourenço, I. e Morais, A. (2018), Contabilidade: o essencial, Edições Sílabo.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-09-02