Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
05007
Acrónimo :
05007
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
30.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
7.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
7.0h/sem
Trabalho Autónomo :
743.0
Horas de Trabalho Total :
750.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2026/2027

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


-

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Diagnosticar a envolvente organizacional interna e externa que enquadre uma intervenção de gestão OA2: Conduzir uma revisão de literatura que suporte a elaboração de um projecto aplicado OA3: Definir as fases de um projecto de intervenção OA4: Definir as formas de acompanhamento e avaliação de projetos após a sua implementação

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1: Diagnóstico sumário da organização P2: Diagnóstico específico da envolvente e de um problema organizacional P3: Revisão de literatura aplicada P4: Análise de custos/benefícios do projeto para as organizações P5: Definição de projecto de intervenção, ou síntese de caso e possíveis formas de resolução P6: Avaliação de impactos possíveis e formas de controlo de resultados

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


The match between the Learning outcomes (LO) and the Syllabus (S) is as follows: LO1 - S1, S2 LO2 - S3 LO3 - S4, S5 LO4 - S6

Avaliação / Assessment


As seguintes metodologias pedagógicas serão usadas: 1. Estudo acompanhado 2. Discussão coletiva em sessões tutoriais 3. Análise documental 4. Focus group, observação e entrevistas em ambiente organizacional

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As seguintes metodologias pedagógicas serão usadas: 1. Estudo acompanhado 2. Discussão coletiva em sessões tutoriais 3. Análise documental 4. Focus group, observação e entrevistas em ambiente organizacional

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e de aprendizagem estão associadas com os seguintes objetivos de aprendizagem: 1. Estudo acompanhado: Todos os OA 2. Discussão coletiva em sessões tutoriais: Todos os OA 3. Análise documental: OA1, OA3, OA4 4. Focus group, observação e entrevistas em ambiente organizacional: OA1, OA3, OA4

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ellet, W. (2007) The case study handbook. USA: Harvard Business Press. Pidd, M. (2003) Tools for thinking: Modelling in Mangement Science. West Sussex: Wiley.A63

Kerkner, H. (2022). Project Management: A systems approach to planning, schedulling, and controlling. 13th Edition, New Jersey: John Wiley Bell, E., Harley, B., Bryman, A. (2022) Business Research Methods. Oxford University Press, 6th Edition Meredith, J. R., Shafer, S.M., Mantel, S. J. (2021). Project Management: A managerial approach. 11th Edition, New Jersey: John Wiley Saunders, M., Lewis, P., Thornhill, A. (2020) Research Methods for Business Students. Pearson, 8th Edition

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-09-10