Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2026/2027
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Objetivos Gerais / Objectives
-
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Diagnosticar a envolvente organizacional interna e externa que enquadre uma intervenção de gestão OA2: Conduzir uma revisão de literatura que suporte a elaboração de um projecto aplicado OA3: Definir as fases de um projecto de intervenção OA4: Definir as formas de acompanhamento e avaliação de projetos após a sua implementação
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1: Diagnóstico sumário da organização P2: Diagnóstico específico da envolvente e de um problema organizacional P3: Revisão de literatura aplicada P4: Análise de custos/benefícios do projeto para as organizações P5: Definição de projecto de intervenção, ou síntese de caso e possíveis formas de resolução P6: Avaliação de impactos possíveis e formas de controlo de resultados
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
The match between the Learning outcomes (LO) and the Syllabus (S) is as follows: LO1 - S1, S2 LO2 - S3 LO3 - S4, S5 LO4 - S6
Avaliação / Assessment
As seguintes metodologias pedagógicas serão usadas: 1. Estudo acompanhado 2. Discussão coletiva em sessões tutoriais 3. Análise documental 4. Focus group, observação e entrevistas em ambiente organizacional
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As seguintes metodologias pedagógicas serão usadas: 1. Estudo acompanhado 2. Discussão coletiva em sessões tutoriais 3. Análise documental 4. Focus group, observação e entrevistas em ambiente organizacional
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e de aprendizagem estão associadas com os seguintes objetivos de aprendizagem: 1. Estudo acompanhado: Todos os OA 2. Discussão coletiva em sessões tutoriais: Todos os OA 3. Análise documental: OA1, OA3, OA4 4. Focus group, observação e entrevistas em ambiente organizacional: OA1, OA3, OA4
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Ellet, W. (2007) The case study handbook. USA: Harvard Business Press. Pidd, M. (2003) Tools for thinking: Modelling in Mangement Science. West Sussex: Wiley.A63
Kerkner, H. (2022). Project Management: A systems approach to planning, schedulling, and controlling. 13th Edition, New Jersey: John Wiley Bell, E., Harley, B., Bryman, A. (2022) Business Research Methods. Oxford University Press, 6th Edition Meredith, J. R., Shafer, S.M., Mantel, S. J. (2021). Project Management: A managerial approach. 11th Edition, New Jersey: John Wiley Saunders, M., Lewis, P., Thornhill, A. (2020) Research Methods for Business Students. Pearson, 8th Edition
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2025-09-10