Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
05010
Acrónimo :
05010
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2026/2027

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


-

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Este curso prepara os alunos para: OA1: Refletir sobre e criticar a literatura existente sobre Gestão de Processos de Negócio OA2: Identificar necessidades de automação em processos de negócio através de dados dos processos OA3: Aplicar princípios de automação de processos de negócios OA4: Explorar como as tecnologias podem ser aplicadas para promover a transformação digital das organizações e melhorar o desempenho dos processos de negócio OA5: Aplicar a teoria aprendida em sala de aula em situações reais

Conteúdos Programáticos / Syllabus


S1: Introdução à gestão de processos de negócios S2: Automatização de Processos com ERP S3: Automação de Processos com RPA S4: Monitorização de processos S5: BPM como uma capacidade empresarial: exemplos de casos reais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


A correspondência entre os Objectivos de Aprendizagem (OA) e os Conteúdos Programáticos (P) é a seguinte: OA1 - P1 OA2 - P2, P3, P5 OA3 - P2, P3, P4, P5 OA4 - P2, P3, P4, P5 OA5 - All

Avaliação / Assessment


OPÇÃO 1: AVALIAÇÃO CONTÍNUA 1. Assiduidade >=80% 2. Relatórios individuais: 20% 3. Trabalho de grupo: 40% 4. Exame escrito individual: 40% A média de aprovação é de 9.5 valores, com um mínimo de 7 valores (em 20) em cada componente. OPÇÃO 2: EXAME FINAL Exame Final Individual: 100% Uma avaliação positiva significa uma nota igual ou superior a 9.5 valores (em 20).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As seguintes metodologias pedagógicas serão usadas: 1. Expositivas: para introduzir as teoriais fundamentais; 2. Participativas: com análise e resolução de casos de estudo baseados em situações reais, assim como de outros textos de apoio; 3. Ativas: com realização de trabalhos individuais; 4. Ativas e Colaborativas: com realização de trabalho de grupo; 5. Auto-estudo: relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e de aprendizagem estão associadas com os seguintes objetivos de aprendizagem: 1. Expositivas: OA1, OA2, OA3, OA4 2. Participativas: todos os AO 3. Ativas: todos os OA 4. Ativas e Colaborativas: todos os OA 5. Auto-Estudo: todos os OA

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Dumas, M., La Rosa, M., Mendling, J., Reijers, H.A. (2018) Fundamentals of Business Process Management, 2nd edition, Springer Brandon-Jones, A., Slack, N. (2021) Operations and Process Management: Principles and Practices for Strategic Impact, 6th Ed, Pearson Education Limited. Bornet, P., Barkin, I., Wirtz, J. (2021) INTELLIGENT AUTOMATION - Welcome to the World of HYPERAUTOMATION, World Scientific

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Sagegg, O.J., Alfnes, E. (2023) ERP Systems for Manufacturing Supply Chains: Applications, Configuration, and Performance, CRC Press Lopes da Costa, R., O'Neill, H. (2023) Sistemas Inteligentes Aplicados à Gestão de Empresas, Almedina. Laudon, K.C. and Laudon, J.P. (2022) Management Information Systems, 17th Edition, Prentice Hall Kaelble, S. (2022) Process Mining for Dummies, Celonis Bradford, M. (2020), Modern ERP: Select, Implement, and Use Today's Advanced Business Systems, 4th edition Taulli, T. (2020) The Robotic Process Automation Handbook - A Guide to Implementing RPA Systems. APRESS Jeston, J. (2018) Business Process Management: Practical guidelines to successful implementation, 4th Ed, Routledge Van Der Aalst, W.M.P. (2016) Process Mining : Data Science in Action, 2nd Edition, Springer

Data da última atualização / Last Update Date


2025-09-10