Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
05018
Acrónimo :
05018
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
16.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
8.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
51.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
75.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Matemática

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2026/2027

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


·

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de: 1. reconhecer os vários tipos de equações e problemas. 2. sabe determinar as soluções de alguns problemas simples, usando o método das caracteristicas e o método da separação de variáveis na equação do calor.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Equações com derivadas parciais lineares de 1ª ordem (duas variáveis): Exemplo: equação de transporte. Campos vectoriais planos e curvas integrais. Método das caracteristicas. II. Equações com derivadas parciais lineares de 2ª ordem (duas variáveis): Exemplos: equação do calor, equação das ondas, equação de Laplace. Outros exemplos: equações de reação-difusão; equação de Black-Scholes. Classificação: caracteristicas e formas canónicas. Condições de fronteira e iniciais. Método da separação de variáveis. Séries de Fourier. Solução da equação do calor num intervalo limitado. Integral de Fourier. Solução da equação do calor num intervalo ilimitado. Solução da equação de Black-Sholes para uma opção europeia. Noção de fronteira livre e preço de uma opção americana.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: I. Equações com derivadas parciais lineares de 1a ordem (duas variáveis) OA2: II. Equações com derivadas parciais lineares de 2ª ordem (duas variáveis)

Avaliação / Assessment


Avaliação regular: - Um exame escrito com uma ponderação de 100% Os alunos que reprovarem ou quiserem melhorar a avaliação regular possuem uma época de exame de recurso, tendo o exame de recurso uma ponderação de 100% da nota final. Em qualquer um dos sistemas de avaliação (avaliação regular ou exame de recurso) considera-se que o aluno teve aprovação à disciplina se tiver nota superior ou igual a 9.5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, através das seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos; 3. Activas, com realização de trabalhos individuais; 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)- Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência OA1 e OA2. 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - OA1 e OA2. 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo - OA1 e OA2. 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. - OA1 e OA2.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Farlow, S.J. - Partial Differential Equations for Scientists and Engineers, Dover (1993) Value Problems , McGraw-Hill, 7a ed. (2006) Brown, J.W. ; Churchill, R. - Fourier Series and Boundary Bleecker, D. ; Csordas, G. - Basic Partial Differential Equations, International Press (2003)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-10-22