Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
05020
Acrónimo :
05020
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
4.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
4.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
8.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
8.0h/sem

Área científica / Scientific area


Matemática

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2026/2027

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de: 1. Compreender e utilizar processos estocásticos com saltos. 2. Compreender e adaptar ferramentas de cálculo estocástico para processos estocásticos com saltos. 3. Compreender e utilizar modelos de avaliação de opções baseados em processos estocásticos com saltos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Propriedades empíricas dos retornos de ativos a. Retornos não Gaussianos b. Caudas pesadas c. Eventos extremos 2. O processo de Poisson a. Definição e propriedades b. Processos compostos de Poisson c. Processos de contagem 3. Processos de Lévy a. Definição e propriedades b. Actividade finita e infinita c. Subordinação d. Processos de difusão de salto 4. Cálculo estocástico para processos de salto a. Integrais estocásticos b. Variação quadrática c. Fórmula de Itô d. Equações integro-diferenciais parciais 5. Modelos de avaliação de opções a. Modelo de difusão com saltos de Merton (1976) b. Modelo de difusão com saltos e com volatilidade estocástica de Bates (1996)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: I. Processos de Poisson e de Lévy OA2: II. Cálculo estocástico para processos com saltos OA3: III. Avaliação de opções com processos com saltos

Avaliação / Assessment


Avaliação "ao longo do semestre": - Um teste individual (80%) - Casos de avaliação individuais, assiduidade e participação (20%) Os alunos que reprovarem ou quiserem melhorar a avaliação regular possuem uma época de exame de recurso, tendo o exame de recurso uma ponderação de 100% da nota final. Em qualquer um dos sistemas de avaliação (avaliação "ao longo do semestre" ou exame de recurso) considera-se que o aluno teve aprovação à disciplina se tiver nota superior ou igual a 9.5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, através das seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência OA1, OA2 e OA3. 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos OA1, OA2 e OA3. 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo OA1, OA2 e OA3. 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planea-mento das Aulas. OA1, OA2 e OA3.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Textos de Apoio teórico/práticos a facultar pela equipa docente durante o trimestre; - Artigos científicos a facultar pela equipa docente durante o trimestre. Rama, C. And P. Tankov, 2003, Financial Modelling with Jump Processes, Chapman and Hall/CRC Financial Mathematics Series, 1st edition.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-10-22